“Os princípios mais importantes podem
e devem ser inflexíveis.”
[Abraham Lincoln]
Alguns meses antes de completar cinquenta anos, visitando pontos de vendas integrados de uma Rede Associativa, na qual eu mantinha um contrato de prestação de serviços, ouvi a seguinte expressão: “Em terra de sapos, de cócoras com eles”. Essa frase ficou martelando minha cabeça dura – na opinião de um colega de trabalho da época e, acredito que, de muitas outras pessoas com as quais sou grato pela convivência – durante semanas a fio.
Numa bela manhã de domingo, ouvi um estalo e, relembrando a instigante frase, entendi, contextualizando o momento e a situação na qual a mesma foi pronunciada, que eu jamais ficaria de cócoras... Estava na hora de mudar. Mudar naquele momento, significaria romper muitos compromissos e mudar outros tantos planos. Deixar alguns sonhos de lado e focar num sonho maior; fazer com que muitas coisas pequenas caminhassem na mesma direção de algo maior.
Nascia ali a mutação da integrum Consultoria. Seus genes de Responsabilidade Social transformaram-se em uma Missão. Nascia ali o i2 – instituto integrum, ainda que sem forma, ainda que sem cara, seu DNA estava completo... Tudo isso por causa de alguns sapos.
[Sousa, Vital. Empreendimento Sem Fim. Recife, 2015]