Pular para o conteúdo principal

SORRIA, Eu Sou O Cliente!!!



A Campanha #SORRIA, Eu Sou O Cliente! Cumpriu o seu objetivo: virou Artigo, Palestra, virou até um livro; para não deixar escapar a oportunidade de contar uma boa história e não deixar de aprender com ela, afinal toda história tem uma moral. Moral da história: sorrir, ainda, é o melhor remédio, para quase tudo, mas para isso haja resiliência!!!

A origem da Campanha #Sorria foi um “causo” de Mau Atendimento, agora, com o livro prestes a ser publicado, retomamos a Campanha em função de... Imaginem: outro “causo” de péssimo atendimento. Para quem quer ver o lado positivo de tudo, destacamos a evolução de mau para péssimo atendimento. Neste caso, um “causo” do que costumo chamar de “Surto Sistêmico”: um momento onde todo sistema de atendimento falha de forma retumbante e sistêmica. As causas para a ocorrência do surto são muitas: vão desde as péssimas condições de trabalho de operadores até operadores mal intencionados em busca de um turn over forçado para não “perder os direitos”. Em todos os casos a vítima é a mesma: o Cliente!

O “Surto Sistêmico” embora seja uma ocorrência intempestiva, não é, em si, uma causa de mau atendimento, mas o efeito de um processo crônico de deterioração das estruturas de atendimento, que tem início com a ausência ou perda de uma Cultura Organizacional focada no desenvolvimento da Excelência no Atendimento à razão de existir do Varejo: o Cliente! Essencialmente prestador de serviços, o que define uma organização como varejista é o atendimento ao consumidor final. Portando, a essência do varejo é servir. No desenvolvimento de uma Cultura de Atendimento, Diariamente, Demonstrável, Diferente e Incrivelmente Fantástica, como demonstramos na Palestra “Atendimento é Cultura”, é impossível dissociar a excelência no atendimento de pessoas que pensam em pessoas e têm vocação para servir.

Findas as considerações sobre o “Surto”, vamos ao “causo”. Imaginem uma Cliente que é acintosa e verbalmente agredida, por um Promotora de Vendas, com injúrias e expressões preconceituosas a respeito de sua condição sócio econômica, tendo negado seu direito de escolha, ir e vir e liberdade de expressão, simplesmente porque não optou pelo produto apresentado pela Promotora. O constrangimento a que foi submetido a Cliente, poderia ensejar um processo contra o ponto de vendas com a responsabilização do proprietário da loja e da própria Promotora, Mas como a Cliente no presente “causo”, era uma profissional acostumada, em função de sua profissão, a lidar com surtos, pitis, peripaques e outros bichos da fauna do relacionamento humano em situações de crise, a ocorrência rendeu, apenas, uma reprimenda para a Promotora e uma reclamação amigável ao proprietário do estabelecimento comercial que prometeu tomar as devidas providências para que casos semelhantes não se repetissem.

Não imagino nem vou procurar saber que “providências” seriam essas, mas espero que entre elas esteja a requalificação das pessoas que dão atendimento na loja, sejam funcionários ou prestadores de serviços ligados a fornecedores. Neste sentido, damos a nossa contribuição com a criação de mais uma camiseta da Campanha #SORRIA, Eu Sou O Cliente! com os seguintes objetivos:



- Fazer uma trollagem com o Mau Atendimento devolvendo a injúria com um Sorriso;

- Arrecadar fundos para o i2 – instituto integrum, que serão utilizados na formação e qualificação de Jovens Varejistas e Empreendedores. Toda renda obtida com a venda das Camisetas e 100% dos royalties da venda dos livros e e-books será revertida para o cumprimento da missão do i2:

“Prover a Inclusão Social, o Desenvolvimento Sustentável e garantir a Autonomia Econômica de Jovens e Empreendedores”.

Assim, retribuiremos a infâmia e o mau atendimento com um sorriso, porque sorrir, ainda, é o melhor remédio e eu continuo sendo o Cliente!  


Vital Sousa
i2 - instituto integrum

Comentários

Os Mais Lidos Da Semana!

O Líder Situacional Sistêmico

Todos querem Comprometimento , todos querem Engajamento , todos querem colaboradores Motivados , todos querem Equipes de Alto Rendimento ... Mas, quantos se preocupam, verdadeiramente, com as Condições de Trabalho, com o Clima Organizacional, com as Pessoas Certas nos Lugares Certos, com Pessoas que pensam em Pessoas?  Acredito que os Resultados tenham a prioridade nesta lista de situações. Resultados como Objetivo e não como Consequência de um trabalho bem feito. Resultados pelos Resultados: simples assim. Não sou contra os Resultados, nem contra os que os buscam determinadamente, afinal eu estou entre eles. O Lucro não é um "Pecado". Mas, lembrando de um lugar comum, o único lugar em que o Resultado vem antes do Trabalho é no Dicionário. Se você quer Comprometimento, Engajamento, Motivação e uma Equipe de Alto Rendimento , "fora da curva", aprenda a Liderar. Aprenda a conviver com a Liderança Situacional Sistêmica . " Com talento, ganhamos partidas. Com &

10 Perguntas Demolidoras

Ter uma Excelente ideia não basta. É preciso saber vender o seu peixe, a qualquer momento que seja preciso. Todo Empreendedor tem a obrigação de conhecer o seu Negócio nos mínimos detalhes. Isso é importante para Vender a ideia e para a gestão do negócio. Todo Empreendedor tem a obrigação de responder, e responder certo, estas 10 perguntas sobreo seu Negócio. A Young Entrepreneur Council fez uma lista com 10 questões que todos os investidores querem saber do dono de um negócio. Encarar um grupo de investidores é uma tarefa que exige muita preparação do empreendedor. Se ele quiser conquistar aquele aporte ou investimento para sua startup ou empresa, terá de responder com segurança a todas as dúvidas de seus inquisidores. Não são perguntas fáceis. Qualquer deslize na explicação do negócio ou desconhecimento de algum detalhe da operação pode custar o tão sonhado capital. Para ajudar os empresários nesse momento de tensão, os diretores do Young Entrepreneur Council, uma as

BLITZ TQV - Qualidade Total no Varejo

Pesquisas de Satisfação são ótimos indicadores da qualidade de Produtos e Serviços. Melhor do que isto são os Guias de Críticos e Consultores que avaliam criteriosamente o Ponto de Vendas e Prestador de Serviços. Baseados nestas premissas, criamos a BLITZ TQV - Qualidade Total no Varejo , para divulgar Melhores Práticas no Varejo de Vizinhança - a famosa "Loja de Bairro" - de todos os segmentos, e garantir que Qualidade e Melhor Preço não sejam Propaganda Enganosa. A BLITZ TQV está focada em Pontos de Vendas que mereçam a nossa atenção como Referência em seu segmento de mercado, pela Excelência no Atendimento ao Cliente , que possam ser considerados como provedores de Excelentes Experiências de Compras , consideradas pela ótica dos seguintes parâmetros: Qualidade dos Produtos / Serviços, Conforto, Excelência no Atendimento ao Cliente, Conveniência (Proximidade) e Melhores Preços. Nossa avaliação será "in loco", com a utilização da