Pular para o conteúdo principal

SORRIA, Eu Sou O Cliente!!!



A Campanha #SORRIA, Eu Sou O Cliente! Cumpriu o seu objetivo: virou Artigo, Palestra, virou até um livro; para não deixar escapar a oportunidade de contar uma boa história e não deixar de aprender com ela, afinal toda história tem uma moral. Moral da história: sorrir, ainda, é o melhor remédio, para quase tudo, mas para isso haja resiliência!!!

A origem da Campanha #Sorria foi um “causo” de Mau Atendimento, agora, com o livro prestes a ser publicado, retomamos a Campanha em função de... Imaginem: outro “causo” de péssimo atendimento. Para quem quer ver o lado positivo de tudo, destacamos a evolução de mau para péssimo atendimento. Neste caso, um “causo” do que costumo chamar de “Surto Sistêmico”: um momento onde todo sistema de atendimento falha de forma retumbante e sistêmica. As causas para a ocorrência do surto são muitas: vão desde as péssimas condições de trabalho de operadores até operadores mal intencionados em busca de um turn over forçado para não “perder os direitos”. Em todos os casos a vítima é a mesma: o Cliente!

O “Surto Sistêmico” embora seja uma ocorrência intempestiva, não é, em si, uma causa de mau atendimento, mas o efeito de um processo crônico de deterioração das estruturas de atendimento, que tem início com a ausência ou perda de uma Cultura Organizacional focada no desenvolvimento da Excelência no Atendimento à razão de existir do Varejo: o Cliente! Essencialmente prestador de serviços, o que define uma organização como varejista é o atendimento ao consumidor final. Portando, a essência do varejo é servir. No desenvolvimento de uma Cultura de Atendimento, Diariamente, Demonstrável, Diferente e Incrivelmente Fantástica, como demonstramos na Palestra “Atendimento é Cultura”, é impossível dissociar a excelência no atendimento de pessoas que pensam em pessoas e têm vocação para servir.

Findas as considerações sobre o “Surto”, vamos ao “causo”. Imaginem uma Cliente que é acintosa e verbalmente agredida, por um Promotora de Vendas, com injúrias e expressões preconceituosas a respeito de sua condição sócio econômica, tendo negado seu direito de escolha, ir e vir e liberdade de expressão, simplesmente porque não optou pelo produto apresentado pela Promotora. O constrangimento a que foi submetido a Cliente, poderia ensejar um processo contra o ponto de vendas com a responsabilização do proprietário da loja e da própria Promotora, Mas como a Cliente no presente “causo”, era uma profissional acostumada, em função de sua profissão, a lidar com surtos, pitis, peripaques e outros bichos da fauna do relacionamento humano em situações de crise, a ocorrência rendeu, apenas, uma reprimenda para a Promotora e uma reclamação amigável ao proprietário do estabelecimento comercial que prometeu tomar as devidas providências para que casos semelhantes não se repetissem.

Não imagino nem vou procurar saber que “providências” seriam essas, mas espero que entre elas esteja a requalificação das pessoas que dão atendimento na loja, sejam funcionários ou prestadores de serviços ligados a fornecedores. Neste sentido, damos a nossa contribuição com a criação de mais uma camiseta da Campanha #SORRIA, Eu Sou O Cliente! com os seguintes objetivos:



- Fazer uma trollagem com o Mau Atendimento devolvendo a injúria com um Sorriso;

- Arrecadar fundos para o i2 – instituto integrum, que serão utilizados na formação e qualificação de Jovens Varejistas e Empreendedores. Toda renda obtida com a venda das Camisetas e 100% dos royalties da venda dos livros e e-books será revertida para o cumprimento da missão do i2:

“Prover a Inclusão Social, o Desenvolvimento Sustentável e garantir a Autonomia Econômica de Jovens e Empreendedores”.

Assim, retribuiremos a infâmia e o mau atendimento com um sorriso, porque sorrir, ainda, é o melhor remédio e eu continuo sendo o Cliente!  


Vital Sousa
i2 - instituto integrum

Comentários

Os Mais Lidos Da Semana!

PROCURA-SE: Consultor de Varejo

CONSULTOR DE VAREJO (CNPJ / MEI)  Para compor Equipe de Plataforma Omnicanal de Desenvolvimento Humano Organizacional , buscamos profissionais com Graduação em Administração e/ou Marketing com desejável Especialização em Finanças e Controladoria e/ou Gestão de Pessoas; COM ou SEM Experiência em Operação de Loja, mas com necessária experiência como Facilitador de Treinamentos Operacionais e Gerenciais.  O Profissional deverá compor o Quadro de Consultores da VTL Marketing, sendo co-responsável pelo desenvolvimento dos Treinamentos e Cosultorias na sua área de atuação.  Oferecemos Excelente Ambiente de Trabalho + Honorários + Comissões + Participação nos Lucros.  Perfil Empreendedor; Fã / Praticante de Rally; Espírito de Aventura e Disponibilidade para viagens de média (meses) duração no Norte / Nordeste são diferenciais que completam o Perfil dos Profissionais que buscamos.  Interessados deverão enviar Currículo para vtlmarketing4.0@gmail.com e destacar no assunto a área de a

Rally M+is - TransNordestina

Rally M+is -  TransNordestina (Suape, PE - Pecém, CE) "O Rally da TransformAÇÃO" Apresentação / Propósito: O Rally M+is em sua IV Edição – Rally M+is – TransNordestina – estará focando suas expertises no Varejo Alimentar: origem da proposta de trabalho da VTL Marketing . Suas atividades estarão focadas no desenvolvimento e/ou ampliação do relacionamento dentro da Cadeia de Suprimento, além da Qualificação de Empreendedores e Operadores e Varejistas para enfrentar a R-Evolução 4.0 ; para trabalhar com foco na nova realidade do Varejo e do Novo Consumidor Omnicanal. O que eu ganho com isso? - Consumidores: MELHOR Atendimento, Preço, Qualidade, Variedade e Conforto; - Varejistas: MAIS Qualificação, Vendas, Gestão e Rentabilidade; - Transportadoras : MAIS Embarques, Precisão, Rapidez, Pontualidade e Eficiência; - Distribuidores: MAIS Mix, Giro, Clientes, Rentabilidade e Liquidez; - Indústrias: MAIS Vendas, Previsibilidade e Rentabilidade! O Roteiro: Neste mom

FALA Varejista! PodCast.Sem35 - "Consistência"

FALA Varejista!  “A Consistência é superestimada: os dispersos herdarão a terra... Quem viver verá.”  Falar de Consistência me faz lembrar um pudim: uma delícia e uma excelente analogia para tratar deste tema...  Nos meios empresariais, a Consistência pode ser definida como um conjunto de resultados que satisfazem as expectativas das organizações em qualquer processo; é a coerência; a firmeza de ponto de vista; a persistência...  Para Empreendedores , principalmente os que empreendem por necessidade e todos que estão diante de uma dificuldade, uma crise, o conceito de Consistência não faz o menor sentido; É neste contexto que digo que a Consistência é superestimada...  Para estes Empreendedores, minha recomendação é que não esperem até alcançar a Consistência para fazer o que deve ser feito. Esperar não leva ninguém a lugar nenhum.  Em momentos de incertezas e necessidade de decisões rápidas, recomendo que Empreendedores e Gestores avaliem suas melhores competências e habilidades