“Lidere pelo
Exemplo. Verdadeiros Líderes, sabem que podem fazer melhor, a começar
por seu próprio desempenho”.
Se você pretende oferecer Excelência no Atendimento, prepare-se para
liderar; se você quer resultados consistentes e sustentáveis, prepare-se para
trabalhar com pessoas de alto desempenho; se você quer uma Equipe de alto
rendimento, prepare-se para lidar com a energia de pessoas inquietas e para ser
muito exigido. Este é o Desafio, para quem pretende oferecer Excelência no
Atendimento - um processo contínuo que
precisa ser diariamente revisado e ajustado, um aprendizado, um hábito, uma cultura organizacional que essencialmente
demanda liderança – focado em três pontos: Conhecer,
Despertar e Ativar:
1 - Conhecer a equipe e promover o autoconhecimento de cada "elo da
corrente" é, essencialmente, o primeiro passo para se estabelecer um
objetivo bem definido. Uma meta que as pessoas considerem como uma missão
grandiosa. Equipes de alto rendimento adoram causas para defender;
2 - Despertar cada membro da Equipe para a consciência de que além das
suas competências e das qualidades comuns aos bons times, como
complementariedade, entrosamento e confiança é preciso gostar de desafios;
fazer o melhor sempre; pensar de forma Sistêmica e em 3-D: Diariamente,
Demonstrável e Diferente;
3 - Ativar as competências de Liderança Situacional que inspiram a
Equipe. Desenvolver líderes que além de defenderem a causa e gostarem do
desafio, transpirem uma "insatisfação pessoal permanente". Líderes de
Atitude, de Ação, que saibam, por melhores que sejam os resultados, que podem
fazer melhor, a começar por seu próprio desempenho.
[Sousa, Vital. 100 Dicas & 001 Conselho. Recife, 2015]