Pular para o conteúdo principal

iMOB: Quarteto Fantasticão - Experimentação



Completando a descrição dos elementos da Cultura de Atendimento Diariamente Demonstrável, Diferente e Incrivelmente Fantástica – CADIF, vamos falar da Experimentação. Lembramos que tratamos dos outros três elementos (Iluminação, Comunicação e Exposição) no Artigo iMOB: Acessibilidade no Varejo.

            Experimentação é a filha mais ilustre do Marketing Sensorial (Brand Sense) e por isso merece um Artigo exclusivo. Por isso e por ela ser a Ultra-Mega-Hiper-Super Poderosa estratégia de atração e retenção de Clientes nos pontos de Vendas físicos e até mesmo virtuais. Este tema, de forma ampla, já foi abordado no Artigo Marketing Sensorial – Brand Sense. Neste Artigo, especificamente, queremos direcionar nossa conversa para o viés da Acessibilidade, falando da experimentação para PcDs e PMRs com foco no Atendimento à Diversidade. Faremos isso utilizando um equipamento (processo) de extrema importância para a experimentação o Provador. Mas antes quero fazer um parêntesis com relação a impossibilidade de PcDs e PMRs delegarem suas percepções sensoriais para OUTRA pessoa, para exercer seus direitos de escolhas, suas opções de aroma, toque e paladar.
  
            Imagine-se fazendo compras por outra pessoa. Não PARA outra pessoa, mas POR outra pessoa. Imagine-se dazendo escolhas com percepções delegadas. Escolhendo uma roupa pelo efeito que ela provoca no toque da pele de outra pessoa; escolhendo qualquer alimento pelas sensações provocadas nas papilas gustativas de outra pessoa; escolhendo um perfume pelo aroma que ele desperta no contato com a pele de outra pessoa... Impossível. Acredito que você concordará que esta é uma tarefa impossível. Cada ‘toque, gosto ou aroma desperta sensações únicas em cada pessoa, pelo simples fato de todos sermos pessoas DIFERENTES! Neste ponto encontramos a convergência entre Acessibilidade e o Atendimento à Diversidade, pois no tocante ao Marketing Sensorial somos todos DEFICIENTES: não temos capacidade de delegar/compreender experiências sensoriais para/de outras pessoas.

            Voltamos ao Provador para defini-lo como qualquer e todo equipamento e/ou processo que promova experimentação de Produtos e Serviços. Vejamos alguns exemplos Provadores de Roupas e Calçados, Balcões e Bandejas de Degustação; Veículos de Test Drives, Amostras Grátis e mais uma infinidade de equipamentos, processos, serviços e produtos destinados à experimentação. Rapidamente vamos voltar às suas origens, lembrando as Feiras Livres e Mercados onde pequenas porções de Frutas, Laticínios, Doces, Bolos e Salgados são oferecidos aos Clientes, como pequenas provas dos tributos de qualidade dos mesmos, para atraí-los e fazê-los despertar o interesse pelo produto e compra-lo. Este é o objetivo da experimentação provocar uma compra direta ao consumidor final do produto ou serviço.

Entretanto, se PcDs e PMRs não têm acesso aos Produtos ou Serviços, como vender PARA eles?



A solução para esta questão está na Acessibilidade focada no Atendimento à Diversidade. A adaptação de pontos de vendas pelos elementos do Quarteto Fantasticão, além de ser uma Ação de Engajamento Social é uma poderosa estratégia de Diferenciação. Num mercado de concorrência acirrada, oferecer Acessibilidade é uma saída para a mesmice e a guerra de preços.

A experimentação requer Provadores; Provadores precisam ser acessíveis; Acessibilidade gera Diferenciação; Diferenciação gera Rentabilidade!



O maior desafio do Varejo é vender mais para os mesmos Clientes. Uma alternativa para este desafio é vender mais para novos Clientes, Clientes DIFERENTES, isto é todos os Clientes possíveis colocados no funil da concorrência.



Quando propomos Acessibilidade com foco no Atendimento à Diversidade, através de soluções simples de baixo investimento, estamos falando de poderosas estratégias de Diferenciação. Estamos falando de rentabilidade e sustentabilidade. Clientes DIFERENTES pode ser a salvação do seu Ponto de Vendas... PENSE NISSO!!!


Vital Sousa
i2 – instituto integrum

Os Mais Lidos Da Semana!

PROCURA-SE: Consultor de Varejo

CONSULTOR DE VAREJO (CNPJ / MEI)  Para compor Equipe de Plataforma Omnicanal de Desenvolvimento Humano Organizacional , buscamos profissionais com Graduação em Administração e/ou Marketing com desejável Especialização em Finanças e Controladoria e/ou Gestão de Pessoas; COM ou SEM Experiência em Operação de Loja, mas com necessária experiência como Facilitador de Treinamentos Operacionais e Gerenciais.  O Profissional deverá compor o Quadro de Consultores da VTL Marketing, sendo co-responsável pelo desenvolvimento dos Treinamentos e Cosultorias na sua área de atuação.  Oferecemos Excelente Ambiente de Trabalho + Honorários + Comissões + Participação nos Lucros.  Perfil Empreendedor; Fã / Praticante de Rally; Espírito de Aventura e Disponibilidade para viagens de média (meses) duração no Norte / Nordeste são diferenciais que completam o Perfil dos Profissionais que buscamos.  Interessados deverão enviar Currículo para vtlmarketing4.0@gmail.com e destacar no assunto a área de a

Rally M+is - TransNordestina

Rally M+is -  TransNordestina (Suape, PE - Pecém, CE) "O Rally da TransformAÇÃO" Apresentação / Propósito: O Rally M+is em sua IV Edição – Rally M+is – TransNordestina – estará focando suas expertises no Varejo Alimentar: origem da proposta de trabalho da VTL Marketing . Suas atividades estarão focadas no desenvolvimento e/ou ampliação do relacionamento dentro da Cadeia de Suprimento, além da Qualificação de Empreendedores e Operadores e Varejistas para enfrentar a R-Evolução 4.0 ; para trabalhar com foco na nova realidade do Varejo e do Novo Consumidor Omnicanal. O que eu ganho com isso? - Consumidores: MELHOR Atendimento, Preço, Qualidade, Variedade e Conforto; - Varejistas: MAIS Qualificação, Vendas, Gestão e Rentabilidade; - Transportadoras : MAIS Embarques, Precisão, Rapidez, Pontualidade e Eficiência; - Distribuidores: MAIS Mix, Giro, Clientes, Rentabilidade e Liquidez; - Indústrias: MAIS Vendas, Previsibilidade e Rentabilidade! O Roteiro: Neste mom

FALA Varejista! PodCast.Sem35 - "Consistência"

FALA Varejista!  “A Consistência é superestimada: os dispersos herdarão a terra... Quem viver verá.”  Falar de Consistência me faz lembrar um pudim: uma delícia e uma excelente analogia para tratar deste tema...  Nos meios empresariais, a Consistência pode ser definida como um conjunto de resultados que satisfazem as expectativas das organizações em qualquer processo; é a coerência; a firmeza de ponto de vista; a persistência...  Para Empreendedores , principalmente os que empreendem por necessidade e todos que estão diante de uma dificuldade, uma crise, o conceito de Consistência não faz o menor sentido; É neste contexto que digo que a Consistência é superestimada...  Para estes Empreendedores, minha recomendação é que não esperem até alcançar a Consistência para fazer o que deve ser feito. Esperar não leva ninguém a lugar nenhum.  Em momentos de incertezas e necessidade de decisões rápidas, recomendo que Empreendedores e Gestores avaliem suas melhores competências e habilidades