Pular para o conteúdo principal

iMOB: Acessibilidade JÁ!!! Ampla, Geral e Irrestrita!!!


Fechando nossa trilogia, vamos tratar, nos Artigos com Título de Acessibilidade JÁ, de casos práticos de Acessibilidade, para que possam ser usados como exemplos e copiados. Neste caso teremos um trabalho coletivo para compor uma “exposição” de Acessibilidade no Varejo. Sempre que possível, contaremos com a colaboração de profissionais da área de Arquitetura Acessível e Orientações Técnicas fundamentadas na ABNT NBR 9050/04 e outras mais específicas que tratem de cada equipamento relacionado nos Casos apontados ao Público Varejista e demais interessados.

Além de colaborativo este trabalho não terá fim – não desperdiçaremos, ao longo do tempo, oportunidades de demonstrar com, exemplos reais, equipamento de Acessibilidade no Varejo de produto e serviço em todos os segmentos, em todo Brasil e no mundo.

Por questões práticas e para atender as especificidades das necessidades dos Varejistas, quanto à construção de equipamento de Acessibilidade, escreveremos os artigos em Capítulos, ou melhor, em Caos de Melhores Práticas, com o título iMOB: Acessibilidade JÁ – Caso N. Deixaremos a linguagem e as especificações técnicas para os profissionais da área de Arquitetura Acessível e trataremos do real objetivo do Projeto iMOB: discutir Acessibilidade no Varejo com foco no desenvolvimento da Excelência no Atendimento à Diversidade.
 
"Esperamos 30 minutos sem serviço"


Imaginem que este recado foi deixado por surdos/mudos que entraram no restaurante para atender suas necessidades básicas de alimentação.
- Em quantos restaurantes eles terão de entrar até terem suas necessidades atendidas através de um atendimento adequado... Acessível... Um Atendimento focado na Diversidade?
- Pensem Nisso!!!




Os Casos de Melhores Práticas de Atendimento à Diversidade atendem o pressuposto do Projeto iMOB que visa, exclusivamente, despertar o interesse de Gestores Públicos e Privados para a necessidade de uma urgente adequação da Legislação, Construção e Manutenção destes equipamentos públicos, para garantir o direito natural de ir e vir, assegurando o usufruto dos direitos à saúde, educação, trabalho, lazer, livre expressão das ideias e escolhas de todos e de cada cidadão residente em um Município.


Vital Sousa
i2 - instituo integrum

Os Mais Lidos Da Semana!

Motivação x Entusiasmo

"Nada de grandioso chegou, algum dia, a ser alcançado sem entusiasmo.” [Ralph Waldo Emerson] Mais um Work Shop, mais uma Palestra e a velha questão vem à tona: motivação. O que percebo, é que a grande maioria das pessoas está olhando, diariamente, para os céus à espera de instruções para seguir em frente. Há um verdadeiro eclipse do pensamento. As pessoas simplesmente desistiram de pensar e desta forma se sentem inteiramente perdidas, limitadas a garantir suas subsistências. Por outro lado, sempre que ouço uma solicitação de algum trabalho voltado à motivação do pessoal, fico com as orelhas em pé: quais as verdadeiras razões para a demanda? Há um real desejo de desenvolvimento das pessoas pelas pessoas ou trata-se apenas de uma demanda por mais produtividade? Mas esta é outra história. Inicialmente, vamos entender a diferença entre ‘motivação’ e entusiasmo (automotivação). Conforme sempre falo, a diferença entre motivação e entusiasmo fica explicitada em u

Arista - Até o Fim do Mundo

"Arista - Até o Fim do Mundo" é um Romance-Ficção Científica-Aventura; é, também, uma inquietante tentativa de responder as perguntas sobre as origens do que escrevo: as lembranças que afloram em minha mente e eu não sei precisar se são, realmente, lembranças ou sonhos ou delírios.  "Se os "nomes" ou "fatos", descritos, te fizerem lembrar de um lugar, uma pessoa, uma situação; se você experimentar uma sensação de déjà vu... Tenha certeza: você pode não ser a pessoa que pensa que é... Então, não perca tempo: deixe tudo que estiver fazendo e venha para Colina, Comuna de Sinnamary, Guiana Francesa, para iniciar a busca da sua verdadeira história... Procure-me no Hotel Concorde, Apto 201... Acredito ser Carlos Eduardo Romero" 100,0% dos Royalties deste Produto será destinado às Ações Sociais do i2: instituto integrum que atua na Formação e Qualificação de Operadores e Empreendedores Varejistas e na Promoção da Acessibilidade no Varejo de Produtos e

Rally M+is - Transamazônica

"Falar é fácil, quero ver fazer!" Partindo de Cabedelo (PB) Quantas vezes você já ouviu esta frase, todas as vezes que você teve uma ideia inovadora; todas as vezes que você pensou em fazer algo, realmente, inovador, diferente? Quantas vezes diante, da descrença das pessoas, você vacilou e desistiu? Nós não desistimos! Amadurecemos nossa ideia até o ponto de ser colhida, até o ponto ideal para ser colocada em prática, até a hora de Agir! Nossa ideia pode até parecer uma completa loucura, uma insensatez, mas foi pensada e planejada nos seus mínimos detalhes: detalhes Bons e Ruins, Ações e Reações, Atitudes e Consequências, Forças e Fraquezas, Oportunidades e Ameaças, o Que, Onde, Porque, Quem, Como, Quando, Quanto... Planejamento concluído e exaustivamente testado e aprovado chegou a hora da Ação! Sem esquecer que a vida do Empreendedor é (ou, necessariamente, deveria ser) um eterno looping de PDCA: Planejar, Desenvolver, Controlar, Ajustar, Planejar...