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Escute o seu Cliente!



Escute o seu Cliente. Você vai descobrir que ele quer algo bem simples, 
mas muito bem feito”.




Vamos começar pelo Conselho porque todo o resto do livro depende desta primeira reflexão sobre o ato de escutar.

Muitas vezes vemos empresas que parecem ter medo de escutar o cliente. Elas os ouvem, mas definitivamente, não os escutam. É preciso criar um processo e gerar a boa vontade de ouvi-lo com profundidade, ou seja, escutá-lo. Ouvir é um ato passivo, segundo especialistas em audição. Já escutar requer atitude; é ativa e demanda foco. Não adianta ter um moderno sistema de pós-vendas que preenche planilhas e traz um infinito índice de percentuais que medem a satisfação ou a insatisfação do cliente, se não há diálogo aberto. É necessário ir além de percentuais, para realmente ter a ciência de onde atuar, acertar os erros e potencializar os pontos fortes.

O mínimo que um cliente deseja é ser bem atendido. Escutar é o começo do relacionamento. Para um bom atendimento, simpatia é fundamental, mas para a excelência no atendimento a empatia é crucial. Assim, não bastam sorrisos e gestos de cortesia. É preciso desenvolver a habilidade da empatia, pois um vendedor ou o responsável pelo atendimento somente consegue entender uma necessidade quando escuta e se coloca no lugar do cliente.

Escute o seu cliente. Você vai descobrir que ele quer algo bem simples, mas muito bem feito: o atendimento de uma necessidade.


[Sousa, Vital. 100 Dicas & 001 Conselho. Recife, 2015]

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integrum 10 Anos

Em João Pessoa, Jampa para os íntimos, onde morei por algum tempo e desenvolvi parte de minha experiência em Marketing e Vendas, aprendi uma expressão, usada para descrever algo bom, que uso no título desta postagem: 10 Anos... Tudo que é bom em Jampa, é "10 Anos"! Modéstia às favas, estou a usá-la para definir nossa trajetória e nosso atual status de evolução.

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Rally M+is - Transnordestina

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O Rally M+is em sua IV Edição – Rally M+is – Transnordestina – estará focando suas expertises no Varejo Alimentar: origem da proposta de trabalho da VTL Marketing. Suas atividades estarão focadas no desenvolvimento e/ou ampliação do relacionamento dentro da Cadeia de Suprimento, além da Qualificação de Empreendedores e Operadores e Varejistas para enfrentar a R-Evolução 4.0; para trabalhar com foco na nova realidade do Varejo e do Novo Consumidor Omnicanal.

O que eu ganho com isso? De início, chovendo no molhado, a resposta à pergunta que, acreditamos, surgirá no momento inicial de nossa apresentação: do Consumidor à Indústria, os Benefícios Sistêmicos com uma maior Interação da Cadeia de Suprimento do Varejo Alimentar.
- Consumidores: MELHOR Atendimento, Preço, Qualidade, Variedade e Conforto; - Varejistas: MAIS Qualificação, Vendas, Gestão e Rentabilidade; - Transportadoras: MAIS Embarques, Precisão, Rapidez, Pontualidade e Eficiência; - Distribuidores: MAIS Mix, Giro, Clientes, …