A Tecnologia da Informação, definitivamente, tornou-se a nova Dimensão do Varejo Mundial. É inimaginável o varejo sem os recursos tecnológicos aplicados no Atendimento e em CRM. Dentro deste universo, uma nova onda ganha volume: a Realidade Virtual ou Realidade Aumentada. Uma onda que pode transformar a Cultura de Atendimento e interação com os Consumidores.
Vamos imaginar um um consumidor na França ligando um aparelho de realidade virtual e se vê transportado para o frenesi de uma rua em Manhattan, entra numa loja de alto padrão para ver candelabros de cristal, uma espreguiçadeira com pele de carneiro e calças de luxo.
A realidade virtual, a tecnologia panorâmica com raízes em jogos, está sendo adaptada para consumidores do varejo até o ano que vem, buscando combinar a facilidade do comércio eletrônico com a sensação de compras na vida real.
A agência de marketing SapientNitro, controlada pela Publicis, trabalhou com a boutique de luxo The Line para desenvolver uma demonstração que leva pessoas à loja da marca em Manhattan, The Apartment. Ela planeja mostrar a tecnologia no Festival de Publicidade de Cannes nesta semana.
“Trata-se de criar uma sensação relevante ao que o Apartment faz”, disse o chefe de inovação global da SapientNitro, Adrian Slobin. “É uma experiência de marca de ponta baseada em SoHo e com forte curadoria.”
Usando um aparelho Samsung Gear VR com o Galaxy Note 4, observadores podem andar pela loja e fixar o olhar em pontos de interesse para se aproximar da mobília. Então eles podem ouvir uma descrição via headphones colocados com o aparelho, ver o preço e explorar ângulos diferentes. Um toque no aparelho coloca o produto num carrinho virtual.
A tecnologia ainda está no começo, mas Slobin diz que as experiências irão coincidir com o lançamento de aparelhos de realidade virtual no ano que vem.
Fonte: Reuters
Vital Sousa
integrum Consultoria