Pular para o conteúdo principal

Somos Todos Palhaços!


Hoje tem marmelada? Tem sim Senhor! Hoje tem goiabada? Tem sim Senhor! Hoje tem espetáculo? Tem sim Senhor! E o Palhaço o que é? É ladrão de Mulher? A alegria do Palhaço é ver o Circo pegar fogo? Quem é o Palhaço? As respostas para estas perguntas residem no íntimo de cada expectador, no íntimo de cada palhaço que há em nós. Aos expectadores deixo, apenas, um conselho: não se deixe levar pelas aparências, não se deixe “flutuar”!

Para não deixar perguntas flutuando no ar, vou utilizar a resposta de outro palhaço, aliás, um grande palhaço que vive indo e voltando à minha mente com suas loucuras geniais e suas realidades fantásticas, assim como vemos nossa própria realidade, léguas à frente de nossos narizes de palhaço.

“O palhaço não sou eu, mas sim esta sociedade monstruosamente 
cínica e tão ingenuamente inconsciente que joga o jogo da 
seriedade para melhor esconder a loucura.” 

[Salvador Dali]


Vem, vamos flutuar?

Já pensou no tipo de palhaço que está no fundo da sua alma, que se mostra atrás do sorriso cínico, do siso hipócrita ou da “boca escancarada cheia de dentes” que nos chama para flutuar? Do que você se alimenta? Dos sorrisos sinceros da plateia? Das falsas promessas de maravilhas que te esperam? Você é feito de palha e se esconde com medo da chuva, com medo do vento, com medo do fogo? Como você usa a roupa de palhaço? Para externar seu ridículo, sua ingenuidade e manter sua seriedade? Ou você se esconde atrás da palha para se alimentar do medo e vencer os medrosos?

Não se deixe flutuar!

Diga a verdade, mesmo que seja dita de brincadeira. Nosso palhaço interior clama por liberdade. Despido da palha, mantenha o riso, abandone o hipócrita siso e jamais deixe de ser palhaço. Jamais deixe de escancarar a verdade. A sua verdade. Seja extravagante, absurdo, surpreendente, provocador, anarquista, infantil, desajeitado e desastrado, mas acima de todos os estereótipos conquiste a plateia com sua criatividade. Liberte o lirismo do seu palhaço interior, não interprete: seja o palhaço. Viva a divina comédia humana.

Soltar os demônios ou dar asas para as verdades que não dizemos de cara limpa – mesmo que a máscara seja transparente – é o papel mais dignificante do palhaço. Amenizar a crueza do dia-a-dia; transformar em sorrisos nossa insignificância diante do universo; revelar, em comédia, a hipócrita tragédia das relações humanas. O palhaço não é ladrão de mulher, é a mulher que se deixa roubar. A alegria do palhaço não é ver o circo pegar fogo, o circo é sua vida, o seu palco, o lugar onde o homem e o personagem tornam-se um só. O palhaço é o medo que nos devora; é a nossa coragem personificada; nosso canto de liberdade; nosso brado contra nossas personalidades risíveis.

Para encerrar, um pensamento pertinente para destacar a divisão entre palhaços e críticos:

"Todos nós vamos morrer, que circo! Só isso deveria fazer com que 
amássemos uns aos outros, mas não faz. Somos aterrorizados e 
esmagados pelas trivialidades, somos devorados por nada."

[Charles Bukowski]

Liberdade! Clamemos por liberdade para expressarmos o palhaço que há em cada um de nós... Pense nisto!!!


Vital Sousa
integrum Consultoria

Os Mais Lidos Da Semana!

O Sorriso do Coringa

Lá pela segunda metade dos anos 80, depois de um “papo cabeça” com um psicanalista, passei de “Yuppie Carrancudo” para “Grunge Sorridente”. Os colegas diriam que por culpa da crise dos trinta, eu, melhor dizendo, diria que "graças" à crise dos trinta. Aceitei o conselho do profissional recomendado para acompanhar algumas mudanças na vida pessoal e profissional. Na época o termo ainda não virara moda, mas passei por um processo de Coaching de Carreira. O conselho, segundo o profissional, deveria resolver metade dos meus problemas... WOW!!! Um conselho bastante tentador, impossível de não ser acatado, pelos resultados prometidos e também pela simplicidade: - Sorria. Metade dos seus problemas vão sumir... Sorria!!! À primeira vista o conselho era muito fácil de ser seguido, afinal quem não sabe sorrir, sorrir é algo natural, sorrir é o melhor remédio para tudo... Porque eu não havia pensado nisso antes? Precisei gastar uma grana preta para descobrir o óbvio? Ao inv

Bodega High Tech - 01 para 01

Longe se vai os dias de inauguração (1.916) da primeira loja de Auto-Serviço no mundo: a Piggly Wiggly . Mais "recentemente" (1.930) os dias do primeiro Supermercado: o King Kullen . Depois vieram os Hard Discount ( Aldi ), os Category Killers ( Toys ‘U’ Us, Leroy Merlin ), os Hipermercados ( Carrefour ), e finalmente os Warehouse Clubs ( Sams Club, Costco ). Paralelo a esta evolução no formato do varejo, vivenciamos a Evolução do Marketing 1.0 : mercado centrado no Produto, onde prevalecia a máxima de Ford: “Um carro pode ter qualquer cor, desde que seja preto.” - passando pelo Marketing 2.0 : voltado para o Consumidor – para o Marketing 3.0 : voltado para os Valores, cujo objetivo é fazer do mundo um lugar melhor, considerando um mercado de seres humanos com coração, mente e espírito, com uma proposição de valor funcional, emocional e espiritual e, finalmente, pelo menos até o próximo Big Show, chegando, finalmente, ao Marketing 4.0 , a era da Transformação Digital

PROCURA-SE: Consultor(a) Financeiro

CONSULTOR DE GESTÃO DE FINANÇAS (CNPJ / MEI)  Para compor Equipe de Plataforma Omnicanal de Desenvolvimento Humano Organizacional , buscamos profissionais com  Graduação, preferencialmente, em Ciências Contábeis e/ou Administração , com desejável Especialização em Controladoria e Finanças e/ou Marketing ; Sólida Experiência em Operação de Varejo e/ou Controladoria.  O Profissional fará parte do Quadro Consultores da VTL Marketing e será co-responsável pelo desenvolvimento de soluções, além da Coordenação dos Serviços de Treinamento e Desenvolvimento em sua área de Gestão.  Empreendedor, Fã / Praticante de Rally; Espírito de Aventura e Disponibilidade para viagens de média (meses) duração no Norte / Nordeste são diferenciais que completam o Perfil dos Profissionais que buscamos. Oferecemos Excelente Ambiente de Trabalho + Honorários + Comissões à Combinar + Participação nos Lucros.  Interessados deverão enviar Currículo para vtlmarketing4.0@gmail.com e destacar no assunto a