“Para
ter um negócio de sucesso,
alguém,
algum dia, teve que tomar
uma
atitude de coragem.”
[Peter Drucker]
D de Determinação, sua força interior para seguir em frente e alcançar os seus objetivos; A de Atitude, ações
afirmativas, coerentes e convergentes, de autocrítica realista; V de Valentia, de Coragem para
enfrentar todos os desafios e alcançar a vitória sobre seus medos e suas
debilidades; I de Integridade,
totalidade de suas crenças nos seus Valores e na sua Missão.
Conta
a Bíblia que Davi, filho de Jessé, era apenas um pastor de ovelhas e enfrentou
Golias – um poderoso guerreiro – armado com seu cajado, cinco pedras e uma
funda, para defender o povo de Israel, em nome do seu Senhor. (Samuel 17:45 à
58). Davi era pura Atitude. Por isso venceu Golias. Por isso e porque manejava
com excelência uma funda.
Davi
e D.A.V.I. são os elementos essenciais no desenvolvimento do Diagrama do CHA. A
inspiração e o processo pelo qual os vetores Crescimento e Sustentabilidade
interagem para que o empreendedor alcance o topo do vetor Crescimento
Sustentável. Aqui faço um parêntese: o topo do vetor Crescimento sustentável é
para aqueles que o desejam, estão dispostos a fazer, bem feito, o que precisa
ser feito e, acima de tudo, estão dispostos a pagar o preço. A auto realização,
“a felicidade – como dizia Freud – é um problema individual. Aqui nenhum
conselho é válido. Cada um deve procurar, por si, tornar-se feliz”.
No diagrama acima podemos observar as combinações
com os diferentes níveis de Conhecimento, Habilidades e Atitude. A combinação
C+|H+|A+ no topo do vetor diagonal representa a posição mais alta do
Crescimento Sustentável. Aquém desta posição estão os diferentes níveis de
desenvolvimento de um negócio ou de uma carreira, ou, ainda, prioritariamente,
o desenvolvimento pessoal de um empreendedor (Líder) e seus colaboradores
(Equipe).
O
Diagrama do CHA trata basicamente de comportamento, então o conhecimento dos
quatro tipos de Perfis de Personalidades Atitudinais se faz necessário, antes
do destaque para as “estrelas” da palestra CHA Empreendedor. A Análise de Perfil de Personalidade Atitudinal
(PPA), fornece uma análise comportamental de uma pessoa, de forma não crítica,
destinada a enfatizar os pontos fortes e os pontos limitantes. Não é um teste.
Não existem respostas certas ou erradas. Cada resposta irá destacar os pontos
fortes e os pontos limitantes específicos e fornecer informações significativas
para ajudá-lo a satisfazer as exigências do ambiente de trabalho e do mercado.
Recomendo esta análise para todos os empreendedores, repetindo o célebre
conselho: “conhece-te a ti mesmo”.
A
Análise de PPA identifica quatro tipos de Perfis: Influentes, Guerreiros,
Perfeccionistas e Harmoniosos. Não vou descrever cada tipo, deixo isso como
“dever de casa” para todos os empreendedores que lerem este livro e se
interessarem pela análise de seus perfis. Na internet é fácil encontrar a íntegra
desta análise para ser aplicada especificamente a cada pessoa. Quero me ater ao
Diagrama do CHA, pontuando os extremos dos vetores com base nas histórias de
empreendedores que tive a oportunidade e o prazer de conhecer. Trocando em
miúdos, a ideia é mostrar como se comporta cada tipo de empreendedor no
desenvolvimento das atividades do dia-a-dia de um negócio.
Desde
os primeiros momentos de criação do i2 – instituto integrum, tenho conversado
com inúmeros empreendedores dos mais diversos setores em diversos níveis de
desenvolvimento de seus negócios: desde a fase de planejamento a fase de
encerramento das atividades pelo pior motivo: falência. Entre a euforia do
sucesso e a amargura do fracasso, selecionei quatro histórias para exemplificar
cada posição de nossa análise do Diagrama do CHA, baseado nos Perfis de
Personalidade Atitudinal de cada empreendedor.
Em
sentido horário, começarei pelo ponto de onde partem os vetores crescimento,
sustentabilidade e crescimento sustentável. O marco zero do desenvolvimento das
variáveis conhecimento, habilidade e atitude. Saliento que esta análise está
centrada, unicamente, no comportamento gerencial dos empreendedores. Questões
de cunho psicológico estão fora de questão porque não tenho qualificação para
tal.
No
ponto de partida dos vetores crescimento, sustentabilidade e crescimento
sustentável, está o empreendedor “Perfeccionista”, isso mesmo, o empreendedor
que quer tudo nos seus mínimos detalhes: o negócio perfeito. Alguém conhece um
negócio perfeito? Eu não conheço. Conheço sim, vários empreendedores que estão
esperando o momento perfeito para iniciar os seus brilhantes negócios. Com minha
experiência como empreendedor e consultor posso afirmar que eles vão continuar
esperando: o empreendedor perfeccionista jamais encontrará o momento perfeito
para dar o primeiro passo. Embora ele conheça profundamente seu negócio e o
mercado, embora tenha elaborado um planejamento irretocável ele não possui
nenhuma das três características que considero essencial em um empreendedor: flexibilidade,
proatividade e delegação: ninguém é tão bom quanto ele. Por isso sua brilhante ideia
jamais sairá do papel.
No topo do vetor crescimento, está um empreendedor
“Guerreiro”, oscilando na corda bamba. Ele alcançou o topo rapidamente. Ele é
criativo, obstinado por resultados, autossuficiente, arrogante e não respeita
obstáculos: passa por cima de todos, inclusive de pessoas, se assim for preciso.
Mesmo estando no alto da corda bamba, suas ações divergem da meta de
sustentabilidade de um negócio: um visionário que aposta – como numa roleta - todas
as suas fichas em um único número, sem nenhum critério que alicerce sua
decisão.
Partiu da
garagem para a Bolsa de Valores, sua ascensão meteórica aliada à ostentação,
dão às suas ações o epitáfio de “ouro de tolo”. Os “Guerreiros” são empreendedores
que descobriram o “ouro”: tiveram uma ideia genial colocaram em prática,
revolucionaram o mercado e faliram. É como diz o dito popular: “quanto mais
alto o coqueiro, maior é a queda.” Se lembram de algum empreendedor com estas
características? Eu posso fazer uma relação! O mercado está repleto de exemplos
de empreendedores que se deixaram levar pelo sucesso. Focaram suas ações no
conhecimento, nas habilidades e assumiram o risco do resultado a qualquer
preço. Por suas atitudes divergentes e negativas, eles pagaram o preço justo: a
falência.
No
vetor crescimento sustentável está o empreendedor “Influente”, ele é o cara! Capaz
de vender geladeira para esquimó ele vai para a galera. É com a galera que ele
se entende e faz tudo acontecer. Por ele seus colaboradores trabalham horas
extras sem reclamar; por ele fornecedores aceitam prorrogações; por ele
clientes aceitam mau atendimento; para ele relacionamento é a sua razão de
viver.
Com
essas características fica fácil fazer com as coisas aconteçam; qualquer plano
de ação se transforma em uma missão; um projeto de vida para todos os
envolvidos. Assim os resultados são alcançados, em Equipe. A Equipe é a
salvação deste tipo de empreendedor, já que ele mesmo muito fala e pouco faz.
Ele é o cara da mobilização, mas muitas vezes perde o próprio rumo. Contudo, o
empreendedor “Influente” consegue alcançar o topo do crescimento sustentável,
em função de sua capacidade de liderança nata, que muitas vezes o transformam
em líderes “messiânicos”; são transformados em verdadeiros ídolos, ícones das
industrias onde atuam.
Finalmente,
no vetor sustentabilidade, está o empreendedor “Harmonioso”. Suas ações estão
ligadas unicamente à sustentabilidade, ou melhor dizendo à subsistência.
Levarão uma vida inteira explorando um nicho de mercado, exatamente da mesma
forma que iniciaram o negócio. Um negócio focado unicamente em atender as
necessidades básicas do empreendedor. Sua única ambição é manter o negócio
vivo. Facilmente transmitem uma imagem de acomodação, mas não se enganem, eles
sabem exatamente o que querem. Não gostam de mudanças e desanimam-se facilmente
quando as coisas não dão certo, por isso são avessos à inovação.
Empreendedores
“Harmoniosos” lotam os logradouros públicos com todo tipo de negócio que
perduram por gerações da mesma forma que começaram. Para eles antiguidade é
posto. Sendo indecisos em momentos que demandam decisões, tomam uma única
decisão na vida: resistir, persistir e nunca desistir. Uma frase de um desses
empreendedores com quem conversei longamente para a elaboração do Diagrama do
CHA, revela todo o seu perfil comportamental.
“Tenho que gostar do que faço, porque daqui tiro o
sustento da minha família”.
Se
você se considera um empreendedor, fez a sua autocrítica e se identificou com
algum destes tipos, tenho uma boa e uma má notícia. A boa notícia é que, independentemente do tipo que você seja ou do seu
estágio de desenvolvimento no Diagrama do CHA, estes não são fatores
limitantes. A má notícia é que você pode ter mais de um tipo de personalidade –
dois, três, até mesmo os quatro. Mais alguns bons motivos para buscar o autoconhecimento,
mais alguns bons motivos para planejar. Mas acima de qualquer avaliação, esteja
pronto para matar um leão por dia, para o desafio de empreender, empreender é
um risco, um risco que você jamais pode deixar de correr, lembre-se que viver é
um risco. Caso contrário, o melhor é permanecer sentado atrás da sua mesa de
escritório. Assim concluo este capítulo como comecei: citando Peter Drucker...
“Para
ter um negócio de sucesso,
alguém,
algum dia, teve que tomar
uma
atitude de coragem.”
[Sousa, Vital. Empreendimento Sem Fim. Recife, 2015]
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