Pular para o conteúdo principal

D.A.V.I.

“Para ter um negócio de sucesso,
alguém, algum dia, teve que tomar
uma atitude de coragem.”
[Peter Drucker]


D de Determinação, sua força interior para seguir em frente e alcançar os seus objetivos; A de Atitude, ações afirmativas, coerentes e convergentes, de autocrítica realista; V de Valentia, de Coragem para enfrentar todos os desafios e alcançar a vitória sobre seus medos e suas debilidades; I de Integridade, totalidade de suas crenças nos seus Valores e na sua Missão.

         Conta a Bíblia que Davi, filho de Jessé, era apenas um pastor de ovelhas e enfrentou Golias – um poderoso guerreiro – armado com seu cajado, cinco pedras e uma funda, para defender o povo de Israel, em nome do seu Senhor. (Samuel 17:45 à 58). Davi era pura Atitude. Por isso venceu Golias. Por isso e porque manejava com excelência uma funda.

         Davi e D.A.V.I. são os elementos essenciais no desenvolvimento do Diagrama do CHA. A inspiração e o processo pelo qual os vetores Crescimento e Sustentabilidade interagem para que o empreendedor alcance o topo do vetor Crescimento Sustentável. Aqui faço um parêntese: o topo do vetor Crescimento sustentável é para aqueles que o desejam, estão dispostos a fazer, bem feito, o que precisa ser feito e, acima de tudo, estão dispostos a pagar o preço. A auto realização, “a felicidade – como dizia Freud – é um problema individual. Aqui nenhum conselho é válido. Cada um deve procurar, por si, tornar-se feliz”.


         No diagrama acima podemos observar as combinações com os diferentes níveis de Conhecimento, Habilidades e Atitude. A combinação C+|H+|A+ no topo do vetor diagonal representa a posição mais alta do Crescimento Sustentável. Aquém desta posição estão os diferentes níveis de desenvolvimento de um negócio ou de uma carreira, ou, ainda, prioritariamente, o desenvolvimento pessoal de um empreendedor (Líder) e seus colaboradores (Equipe).

         O Diagrama do CHA trata basicamente de comportamento, então o conhecimento dos quatro tipos de Perfis de Personalidades Atitudinais se faz necessário, antes do destaque para as “estrelas” da palestra CHA Empreendedor. A Análise de Perfil de Personalidade Atitudinal (PPA), fornece uma análise comportamental de uma pessoa, de forma não crítica, destinada a enfatizar os pontos fortes e os pontos limitantes. Não é um teste. Não existem respostas certas ou erradas. Cada resposta irá destacar os pontos fortes e os pontos limitantes específicos e fornecer informações significativas para ajudá-lo a satisfazer as exigências do ambiente de trabalho e do mercado. Recomendo esta análise para todos os empreendedores, repetindo o célebre conselho: “conhece-te a ti mesmo”.

         A Análise de PPA identifica quatro tipos de Perfis: Influentes, Guerreiros, Perfeccionistas e Harmoniosos. Não vou descrever cada tipo, deixo isso como “dever de casa” para todos os empreendedores que lerem este livro e se interessarem pela análise de seus perfis. Na internet é fácil encontrar a íntegra desta análise para ser aplicada especificamente a cada pessoa. Quero me ater ao Diagrama do CHA, pontuando os extremos dos vetores com base nas histórias de empreendedores que tive a oportunidade e o prazer de conhecer. Trocando em miúdos, a ideia é mostrar como se comporta cada tipo de empreendedor no desenvolvimento das atividades do dia-a-dia de um negócio.

         Desde os primeiros momentos de criação do i2 – instituto integrum, tenho conversado com inúmeros empreendedores dos mais diversos setores em diversos níveis de desenvolvimento de seus negócios: desde a fase de planejamento a fase de encerramento das atividades pelo pior motivo: falência. Entre a euforia do sucesso e a amargura do fracasso, selecionei quatro histórias para exemplificar cada posição de nossa análise do Diagrama do CHA, baseado nos Perfis de Personalidade Atitudinal de cada empreendedor.

         Em sentido horário, começarei pelo ponto de onde partem os vetores crescimento, sustentabilidade e crescimento sustentável. O marco zero do desenvolvimento das variáveis conhecimento, habilidade e atitude. Saliento que esta análise está centrada, unicamente, no comportamento gerencial dos empreendedores. Questões de cunho psicológico estão fora de questão porque não tenho qualificação para tal.

         No ponto de partida dos vetores crescimento, sustentabilidade e crescimento sustentável, está o empreendedor “Perfeccionista”, isso mesmo, o empreendedor que quer tudo nos seus mínimos detalhes: o negócio perfeito. Alguém conhece um negócio perfeito? Eu não conheço. Conheço sim, vários empreendedores que estão esperando o momento perfeito para iniciar os seus brilhantes negócios. Com minha experiência como empreendedor e consultor posso afirmar que eles vão continuar esperando: o empreendedor perfeccionista jamais encontrará o momento perfeito para dar o primeiro passo. Embora ele conheça profundamente seu negócio e o mercado, embora tenha elaborado um planejamento irretocável ele não possui nenhuma das três características que considero essencial em um empreendedor: flexibilidade, proatividade e delegação: ninguém é tão bom quanto ele. Por isso sua brilhante ideia jamais sairá do papel.

         No topo do vetor crescimento, está um empreendedor “Guerreiro”, oscilando na corda bamba. Ele alcançou o topo rapidamente. Ele é criativo, obstinado por resultados, autossuficiente, arrogante e não respeita obstáculos: passa por cima de todos, inclusive de pessoas, se assim for preciso. Mesmo estando no alto da corda bamba, suas ações divergem da meta de sustentabilidade de um negócio: um visionário que aposta – como numa roleta - todas as suas fichas em um único número, sem nenhum critério que alicerce sua decisão.

Partiu da garagem para a Bolsa de Valores, sua ascensão meteórica aliada à ostentação, dão às suas ações o epitáfio de “ouro de tolo”. Os “Guerreiros” são empreendedores que descobriram o “ouro”: tiveram uma ideia genial colocaram em prática, revolucionaram o mercado e faliram. É como diz o dito popular: “quanto mais alto o coqueiro, maior é a queda.” Se lembram de algum empreendedor com estas características? Eu posso fazer uma relação! O mercado está repleto de exemplos de empreendedores que se deixaram levar pelo sucesso. Focaram suas ações no conhecimento, nas habilidades e assumiram o risco do resultado a qualquer preço. Por suas atitudes divergentes e negativas, eles pagaram o preço justo: a falência.

         No vetor crescimento sustentável está o empreendedor “Influente”, ele é o cara! Capaz de vender geladeira para esquimó ele vai para a galera. É com a galera que ele se entende e faz tudo acontecer. Por ele seus colaboradores trabalham horas extras sem reclamar; por ele fornecedores aceitam prorrogações; por ele clientes aceitam mau atendimento; para ele relacionamento é a sua razão de viver.

         Com essas características fica fácil fazer com as coisas aconteçam; qualquer plano de ação se transforma em uma missão; um projeto de vida para todos os envolvidos. Assim os resultados são alcançados, em Equipe. A Equipe é a salvação deste tipo de empreendedor, já que ele mesmo muito fala e pouco faz. Ele é o cara da mobilização, mas muitas vezes perde o próprio rumo. Contudo, o empreendedor “Influente” consegue alcançar o topo do crescimento sustentável, em função de sua capacidade de liderança nata, que muitas vezes o transformam em líderes “messiânicos”; são transformados em verdadeiros ídolos, ícones das industrias onde atuam.

         Finalmente, no vetor sustentabilidade, está o empreendedor “Harmonioso”. Suas ações estão ligadas unicamente à sustentabilidade, ou melhor dizendo à subsistência. Levarão uma vida inteira explorando um nicho de mercado, exatamente da mesma forma que iniciaram o negócio. Um negócio focado unicamente em atender as necessidades básicas do empreendedor. Sua única ambição é manter o negócio vivo. Facilmente transmitem uma imagem de acomodação, mas não se enganem, eles sabem exatamente o que querem. Não gostam de mudanças e desanimam-se facilmente quando as coisas não dão certo, por isso são avessos à inovação.

         Empreendedores “Harmoniosos” lotam os logradouros públicos com todo tipo de negócio que perduram por gerações da mesma forma que começaram. Para eles antiguidade é posto. Sendo indecisos em momentos que demandam decisões, tomam uma única decisão na vida: resistir, persistir e nunca desistir. Uma frase de um desses empreendedores com quem conversei longamente para a elaboração do Diagrama do CHA, revela todo o seu perfil comportamental.

“Tenho que gostar do que faço, porque daqui tiro o sustento da minha família”.

         Se você se considera um empreendedor, fez a sua autocrítica e se identificou com algum destes tipos, tenho uma boa e uma má notícia. A boa notícia é que, independentemente do tipo que você seja ou do seu estágio de desenvolvimento no Diagrama do CHA, estes não são fatores limitantes. A má notícia é que você pode ter mais de um tipo de personalidade – dois, três, até mesmo os quatro. Mais alguns bons motivos para buscar o autoconhecimento, mais alguns bons motivos para planejar. Mas acima de qualquer avaliação, esteja pronto para matar um leão por dia, para o desafio de empreender, empreender é um risco, um risco que você jamais pode deixar de correr, lembre-se que viver é um risco. Caso contrário, o melhor é permanecer sentado atrás da sua mesa de escritório. Assim concluo este capítulo como comecei: citando Peter Drucker...

“Para ter um negócio de sucesso,
alguém, algum dia, teve que tomar
uma atitude de coragem.”


 [Sousa, Vital. Empreendimento Sem Fim. Recife, 2015]

Os Mais Lidos Da Semana!

GUIA ACESSÍVEL - Supermercados - Hiper Moinho Oliveira

SOU Varejista desde os meus 8 anos de idade e nunca me canso de valorizar as Melhores Práticas neste segmento. Aliás, o GUIA ACESSÍVEL - Comércio & Turismo tem este objetivo, ampliado para incorporar a causa da Acessibilidade de Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida. Assim juntamos o útil ao agradável identificando Pontos de Vendas que respeitam a Diversidade Humana e Oferecem Excelência no Atendimento ao Cliente. O Hiper Moinho Oliveira, em Macaparana (PE), é um desses exemplos que temos orgulho em divulgar em nosso Guia.

Com uma planta de 780 m² muito bem organizada para dar maior Conforto e Comodidade oferecendo excelentes experiências de Compras aos seus Clientes, a partir do estacionamento, muito bem sinalizado, podemos observar que estamos visitando um Ponto de Vendas construído para oferecer Qualidade e que, sem sombra de dúvidas, é referência para a Cidade e para a Região. Mas tem mais: do Guarda Volumes ao Fraldário, ziguezagueando pelos corredores largos, claros e…

10 Perguntas Demolidoras (AP-InCo)

Ter uma Excelente ideia não basta. É preciso saber vender o seu peixe, a qualquer momento que seja preciso. Todo Empreendedor tem a obrigação de conhecer o seu Negócio nos mínimos detalhes. Isso é importante para Vender a ideia e para a gestão do negócio. Todo Empreendedor tem a obrigação de responder, e responder certo, estas 10 perguntas sobreo seu Negócio.
A Young Entrepreneur Council fez uma lista com 10 questões que todos os investidores querem saber do dono de um negócio.
Encarar um grupo de investidores é uma tarefa que exige muita preparação do empreendedor. Se ele quiser conquistar aquele aporte ou investimento para sua startup ou empresa, terá de responder com segurança a todas as dúvidas de seus inquisidores.
Não são perguntas fáceis. Qualquer deslize na explicação do negócio ou desconhecimento de algum detalhe da operação pode custar o tão sonhado capital. Para ajudar os empresários nesse momento de tensão, os diretores do Young Entrepreneur Council, uma associação mundial de…

De Volta ao Futuro! (AP II)

O Reveillon é um momento de luzes e cores: o branco da paz; o amarelo da prosperidade; o azul da harmonia; o verde da saúde; o laranja da vitalidade - esta deveria ser  a minha cor favorita; o vermelho da paixão... Um verdadeiro arco-íris de desejos e felicitações para um ano que se inicia, iluminado pelas luzes dos fogos de artifício e ao som do hit do dia: Vai Malandra!
No meio dessas "ondas" uma foto em preto e branco grita aos quatro ventos e aos quatro cantos da world wide web. Através de um post transversal nas redes sociais, alguém publica uma foto do fotógrafo Lucas Landau, que me conecta, imediatamente, com os versos de um hai kai...
"Pinto meu rosto Para me ver exposto, Sonhar em cores."
... Que, para mim, traduzem o "grito" do menino à beira mar com os olhos refletindo os fogos de artifício. Meu primeiro ímpeto é perguntar, como se ele me escutasse, "Você tem fome de que?"; "Você tem sede de que?" Porque você dá as costas à todas…