Pular para o conteúdo principal

Primeiro Aniversário - TOP 5 Realizações



Completando um ano na estrada, é hora de fazer um balanço de nossas atividades e selecionar nossas principais realizações para a concretização de um sonho.

TOP 1/5 Realizações: 01-Mai-2014: inicia-se a contagem regressiva para trocarmos 50 anos de experiências e vivências por 05 de ações afirmativas em direção da realização de nossa última meta profissional: a consolidação do i2 – instituto integrum como uma Organização referência em promoção da Cidadania. Tenho plena convicção que aos olhos da grande maioria das pessoas que conheço, esse projeto é uma loucura, aliás, minha maior loucura. Nessa altura do campeonato da vida, essa opinião não faz a menor diferença nos meus planos. Apenas me faz lembrar de uma música do Ney Matogrosso...

“...
Eu juro que é melhor
Não ser o normal
Se eu posso pensar que Deus sou eu
Sim sou muito louco, não vou me curar
Já não sou o único que encontrou a paz
Mais louco é quem me diz
E não é feliz
Eu sou feliz.”


TOP 2/5 Realizações: BANZAI!!! BANZAI!!! BANZAI!!!

Por dezenas de ocasiões esta saudação foi feita para centenas de participantes de nossas Palestras em todo Norte - Nordeste na Pré Temporada e durante o Evento do Rally M+is - Transamazônica.

Prosperidade e Vida Longa... 10 mil anos de realizações para o i2 - instituto integrum e para todos os Jovens Varejistas e Empreendedores que estiverem conosco!!!


TOP 3/5 Realizações: Nossas realizações seriam impossíveis sem a parceria de nossos Apoiadores, Patrocinadores; nossos Associados Ativos e Benfeitores; além de todos que de alguma forma contribuíram para a conquista de nossos objetivos!!!

Aos Companheiros de Estrada no Rally M+is Transamazônica; Aos Presidentes e Gestores de Entidades de Classe que franquearam o seu apoio para a realização de nossos Eventos; Aos nossos Apoiadores e Patrocinadores; aos nossos Associados Ativos e Benfeitores, nosso NOMINAL... MUITO OBRIGADO!!! BANZAI!!! BANZAI!!! BANZAI!!!
ACIACA - Associação Comercial, Industrial de Capina
André Luiz Miranda
Andréa César
Arroz e Feijão Namorado
Câmara de Vereadores de Passira (PE)
Casa Primor
CDL - Cajazeiras (PB)
CDL - Carpina
CDL - Limoeiro (PE)
CDL - Macaparana (PE)
CDL - Timbaúba (PE)
Costa Mourão Representações
Damó Bezerra
Edjair Souza
Esteliano Santos
EREM João Cavalcanti Petribú
ETE Carpina
George Carvalho
Gustavo Sobreira
Gustavo Sobreira Advocacia Empresarial
Igreja Batista Central de Carpina
Irlanio Cavalcante
Ivânia Bezerra
Jainara Fernandes
José Carlos (Palhaço Plim Plim)
José Mourão
José Nicolau Neto
Josenilda Moura
JR Bankett & Pastelaria
Kívia Sousa
Laureano Silva
Manoel Lucelano de Aguiar
Nicó do Cimento
Pastor Ronaldo
Priscilla Santos
Rádio Alternativa de Carpina (PE)
Ricardo Miranda
Sala do Empreendedor de Medicilândia (PA)
Sala do Empreendedor de Lábrea (AM)
Super Aguiar Premium
Tarciana Rodrigues
Transportadora TransRota
Wagna Silva


TOP 4/5 Realizações: 12-Jan-15: Aqui começa o “Diário de Um Louco” do RallyM+is – Transamazônica. Aqui efetivamente é o início do fim do nosso trabalho à frente da integrum Consultoria. Temos um grande desafio pela frente. Agora é tudo ou nada, para usar uma expressão largamente utilizada pelo Catarse para encorajar empreendedores que se aventuram no crowdfunding. Nosso ponto de partida será o Marco Zero de Recife (PE) de onde partiremos para o Marco Zero da BR – 230 em Cabedelo (PB).

Depois de meses de planejamento e negociações com Apoiadores e Patrocinadores, partir foi uma grande vitória. Do Marco Zero da BR - 230 até Lábrea (AM) nós escreveríamos nossa história e plantaríamos as sementes do i2 - instituto integrum tão fundas na terra que suas raízes a fariam um "Empreendimento Sem Fim".


TOP 5/5 Realizações: Chegamos em Lábrea por volta das 21:00 foram 11 horas para vencer 215 quilômetros; as 21:35 eu estava na frente da Catedral de Lábrea junto ao letreiro com o nome da cidade e registrava minha chegada, minha vitória... BANZAI!!! BANZA!!! BANZA!!!

Depois de um dia extremamente desgastante, mental e fisicamente, nada melhor que ser recebido com um belo sorriso de boas-vindas. O dono do primeiro hotel que entrei para colher informações para o primeiro pernoite em Lábrea, me recebeu, literalmente, de braços abertos. Não havia razões para procurar outra opção, por melhor que fossem as condições, nada substituiria aquele sorriso.

O Dia dos Dias, o Dia D do RallyM+is - Transamazônica! Neste dia fiz parte de uma Equipe Vitoriosa. Todos deram o máximo de si. Neste ponto é possível imaginar a admiração explícita que senti por esses homens. Uma enorme admiração pelos feitos desse dia, pelo reconhecimento da sua rotina de trabalho do dia-a-dia, suponho eu, sem reconhecimento, que justificaram sem sombra de dúvidas minha homenagem personificada no Caminhoneiro João. Admiração que me faria, sem hesitação, passar por tudo isso mais uma vez, não pela aventura, não pela adrenalina, não mais para vencer meus medos, mas, simplesmente, pelo prazer de estar lado a lado com eles.


João (Um Caminhoneiro)
[Vital Sousa]

Disse-me que era, apenas, João.
Não era Ninguém; não era Bobo.
Do Diabo recebera somente o pão
Do Homem, não queria ser o Lobo.

Sonhara singrar os sete mares
Fincar raízes nos cinco continentes
Ver seus ramos elevarem-se nos ares
Colherem os frutos de suas sementes

Vivera um sonho a cada dia
As decepções, de hora em hora
Dos fracassos fizera a sua energia.

Cumprira a sua meta planejada
Mas só sentira-se pleno e feliz
Descobrindo que não era nada.

Pediu: quando estivesse morto
Não o chamassem de Santo,
Somente João, quiçá um Anjo Torto.

5 momentos que ficarão para sempre em nossa memória; que justificam todo nosso trabalho para consolidar o i2 - instituto integrum e alcançar o nosso objetivo maior: nossa Missão...

“Promover a Inclusão Social, o Desenvolvimento Sustentável e garantir a Autonomia Econômica de Jovens e Empreendedores.”


Vital Sousa
i2 - instituto integrum

Os Mais Lidos Da Semana!

A Cartilha do ABC

Há alguns dias li uma notícia, num site sobre empreendedorismo, que uma empreendedora havia alcançado sucesso em seu negócio com uma inovação: ela estava produzindo sapatos ao gosto do Cliente, isto é: customizados ou personalizados ou, ainda, taylor made – sob medida.
- Como é que é?! Inovação!? Mas quando!?
Sou do tempo que sapatos, roupas, chapéus, joias e outros acessórios e adornos eram confeccionados sob medida e encomenda dos Clientes, então, para mim, esta empreendedora não está inovando: está fazendo o que é bastante comum no mundo da moda: voltando ao passado; fazendo uma releitura de um processo de produção. Não vou me aprofundar neste “revival” calçadista, porque a leitura da noticia me inspirou a fazer minha própria “inovação”: uma Cartilha do ABC para ensinar empreendedores e varejistas o “bê-a-bá” da Gestão de Estoques, Vendas Clientes, Cobrança, Capital de Giro e o fundamental Fluxo de Caixa. A Cartilha do ABC é uma ferramenta gerencial que serve para isso e muito mais.
C…

O Sorriso do Coringa

Lá pela segunda metade dos anos 80, depois de um “papo cabeça” com um psicanalista, passei de “Yuppie Carrancudo” para “Grunge Sorridente”. Os colegas diriam que por culpa da crise dos trinta, eu, melhor dizendo, diria que "graças" à crise dos trinta. Aceitei o conselho do profissional recomendado para acompanhar algumas mudanças na vida pessoal e profissional. Na época o termo ainda não virara moda, mas passei por um processo de Coaching de Carreira. O conselho, segundo o profissional, deveria resolver metade dos meus problemas... WOW!!! Um conselho bastante tentador, impossível de não ser acatado, pelos resultados prometidos e também pela simplicidade:

- Sorria. Metade dos seus problemas vão sumir... Sorria!!!
À primeira vista o conselho era muito fácil de ser seguido, afinal quem não sabe sorrir, sorrir é algo natural, sorrir é o melhor remédio para tudo... Porque eu não havia pensado nisso antes? Precisei gastar uma grana preta para descobrir o óbvio? Ao invés de ficar zan…

10 Perguntas Demolidoras

Ter uma Excelente ideia não basta. É preciso saber vender o seu peixe, a qualquer momento que seja preciso. Todo Empreendedor tem a obrigação de conhecer o seu Negócio nos mínimos detalhes. Isso é importante para Vender a ideia e para a gestão do negócio. Todo Empreendedor tem a obrigação de responder, e responder certo, estas 10 perguntas sobreo seu Negócio.
A Young Entrepreneur Council fez uma lista com 10 questões que todos os investidores querem saber do dono de um negócio.
Encarar um grupo de investidores é uma tarefa que exige muita preparação do empreendedor. Se ele quiser conquistar aquele aporte ou investimento para sua startup ou empresa, terá de responder com segurança a todas as dúvidas de seus inquisidores.
Não são perguntas fáceis. Qualquer deslize na explicação do negócio ou desconhecimento de algum detalhe da operação pode custar o tão sonhado capital. Para ajudar os empresários nesse momento de tensão, os diretores do Young Entrepreneur Council, uma associação mundial de…