Pular para o conteúdo principal

A Praça é do Povo


Imagem: Blog Voz da Mata Norte
A internet simplesmente não perdoa, ou seria o Whatsapp, ou em primeira instancia a “boca do Povo”? Independente do meio de comunicação, nos dias atuais, é impossível para uma agência de publicidade, poder se dar ao luxo de afirmar categoricamente que uma intervenção é “matadora”! Mesmo que tenha utilizado os seus melhores criativos, ter feito a melhor pesquisa, pois o que realmente importa é como as pessoas vão perceber e receber a mensagem.

Nem sempre o que imaginamos acontece. Na grande maioria das vezes, o resultado é bem diferente do proposto; a percepção é bem diferente da mensagem.  Muitas vezes, um tremendo fracasso acontece, simplesmente, porque “alguém acreditou que iria dar certo”.

Um bom exemplo disso é a “Praça do Frango”. Ou seria o “Relógio do Frango”? A dúvida que antecede a definição do caso é o que seria exatamente a intervenção criada na “Praça do Povo”. É um “Relógio com Publicidade” ou é uma “Publicidade com Relógio”. A única certeza que temos é que marca as horas, a temperatura e chama a atenção, muita atenção! Sua presença é tão gritante que quase dá para ouvir o seu cocoricó! O tão esperado Relógio chegou e mesmo durante a sua montagem a polêmica já o acompanhava.

Está formada a polêmica: meios de comunicação; enquetes; boca-a-boca; conversas de bar, restaurante e todos os tipos de estabelecimentos onde se aglomere mais de uma pessoa. A comunicação não para! Opiniões contra, opiniões a favor, ataques, defesas e uma unanimidade nas conversas reais e virtuais: o Frango. Aliás, o frango que é “muito mais frango”.  Nesse turbilhão de ideias algumas questões precisam ser levantadas para o bem e o futuro da Propaganda e Publicidade.

- Por qual lente (o imaginário de cada um) as pessoas estão interpretando a intervenção? Como cidadãos consumidores? Ou como correligionários?

- Qual a proposta da intervenção. Acima de qualquer bandeira, quais as condições da parceria do poder público x iniciativa privada?

- Teremos outras intervenções no mesmo estilo? Outros outdoors com publicidade e informações de utilidade pública?

- O que especificamente está chamando a atenção das pessoas? A figura do Frango? O exagero da mensagem escrita e “esculpida”? A falta de coerência entre Utilidade Pública e Publicidade?

- Como os responsáveis vão solucionar a polêmica? Retirando o Frango ou permitindo outras intervenções, usando o princípio da isonomia?

Se a Mauricéa pode outras Empresas também poderão colocar seu outdoors em outras praças, usando para isso o artifício da Utilidade Pública. Outdoors marcando horas e telefones úteis; ou ainda; horas e horários dos ônibus urbanos, et cetera e tal.

“Gosto não se discute” diz o dito popular. Para os realizadores da intervenção, deixo os questionamentos acima e alguns outros abaixo:

- Pensaram na possibilidade de que uma intervenção mal interpretada é difícil de consertar?

- Pensaram na possibilidade de executar a intervenção com transparência (projeto público), levando em consideração a opinião dos donos da praça: o Povo?

- Pensaram na possibilidade de homenagear um ícone popular ao invés de exaltar o Frango?

- Avaliaram a disposições dos donos da praça para interpretar e entender as pretensões dos realizadores da intervenção?

- Avaliaram o quanto é importante avaliar tanta coisa antes de realizar uma intervenção do porte do “Relógio do Frango” ou da “Praça do Frango”?

Espero que a polêmica seja resolvida; espero que o Frango não cresça, não crie vida e nos deixe dormir em paz. Só não espero que a “Floresta dos Leões” por isonomia se transforme na Floresta dos Outdoors!

- God save the chicken!!!



Vital Sousa
integrum Consultoria



Os Mais Lidos Da Semana!

Motivação x Entusiasmo

"Nada de grandioso chegou, algum dia, a ser alcançado sem entusiasmo.” [Ralph Waldo Emerson] Mais um Work Shop, mais uma Palestra e a velha questão vem à tona: motivação. O que percebo, é que a grande maioria das pessoas está olhando, diariamente, para os céus à espera de instruções para seguir em frente. Há um verdadeiro eclipse do pensamento. As pessoas simplesmente desistiram de pensar e desta forma se sentem inteiramente perdidas, limitadas a garantir suas subsistências. Por outro lado, sempre que ouço uma solicitação de algum trabalho voltado à motivação do pessoal, fico com as orelhas em pé: quais as verdadeiras razões para a demanda? Há um real desejo de desenvolvimento das pessoas pelas pessoas ou trata-se apenas de uma demanda por mais produtividade? Mas esta é outra história. Inicialmente, vamos entender a diferença entre ‘motivação’ e entusiasmo (automotivação). Conforme sempre falo, a diferença entre motivação e entusiasmo fica explicitada em u

Vendor PhD: a Solução para Tudo!!!

ATENÇÃO!!! Tudo que você precisa saber sobre o Processo de Vendas 3-D, está nas três linhas abaixo... Vá para o final do texto e Conheça COMO nós vamos RECONSTRUIR suas Habilidades Técnicas e Interpessoais (Soft + Hard Skills), sem blá-blá-blá, nem mi-mi-mi e muito menos embromation: teorias miraculosas e fórmulas secretas!!! A formulação do Processo de Vendas 3-D possibilita uma abordagem única, a cada interação Vendedor PhD <-> Cliente, Diariamente, Demonstrável e Diferente. Agora, vá para a marcação abaixo: =====> Mas, se preferir conhecer todos os detalhes do que veremos nos 4 (quatro) dias do "Programa VENDOR PhD" , aguce os sentidos e tenha uma excelente leitura!!! Segundo Kotler, Marketing é entender e atender os Clientes. Vamos ampliar este conceito para incluir um elemento essencial: a necessidade. Temos, então, que Marketing é entender e atender as necessidades dos Clientes. Mas isso, ainda, é insuficiente para delimitar a comp

TRABALHE CONOSCO: Consultor(a) Gestão de Pessoas

CONSULTOR(A) DE GESTÃO DE PESSOAS (LIBERAL / CNPJ / MEI) Para compor Equipe de Plataforma Omnicanal de Desenvolvimento Humano Organizacional , buscamos profissionais com Graduação em Psicologia e/ou Administração , com necessária Especialização em Gestão de Pessoas e/ou Psicologia Organizacional ; sólida Experiência em Operação de Varejo e/ou Desenvolvimento Humano Organizacional.  O Profissional será co-responsável pelo desenvolvimento e aplicação de Cursos, Palestras e Oficinas, além de atuar com Mentoria e Assessoria aos Clientes e Usuários dos Serviços de Treinamento, Desenvolvimento Humano e Recrutamento & Seleção .  Oferecemos Excelente Ambiente de Trabalho, Remuneração por Projetos (+Honorários +Comissões +Participação nos Lucros), além de possibilidade de Sociedade.  Perfil Empreendedor; Fã / Praticante de Rally; Espírito de Aventura e Disponibilidade para viagens de média (semanas / meses) duração no Norte / Nordeste são diferenciais que completam o Perfil dos Pro