Pular para o conteúdo principal

A Praça é do Povo


Imagem: Blog Voz da Mata Norte
A internet simplesmente não perdoa, ou seria o Whatsapp, ou em primeira instancia a “boca do Povo”? Independente do meio de comunicação, nos dias atuais, é impossível para uma agência de publicidade, poder se dar ao luxo de afirmar categoricamente que uma intervenção é “matadora”! Mesmo que tenha utilizado os seus melhores criativos, ter feito a melhor pesquisa, pois o que realmente importa é como as pessoas vão perceber e receber a mensagem.

Nem sempre o que imaginamos acontece. Na grande maioria das vezes, o resultado é bem diferente do proposto; a percepção é bem diferente da mensagem.  Muitas vezes, um tremendo fracasso acontece, simplesmente, porque “alguém acreditou que iria dar certo”.

Um bom exemplo disso é a “Praça do Frango”. Ou seria o “Relógio do Frango”? A dúvida que antecede a definição do caso é o que seria exatamente a intervenção criada na “Praça do Povo”. É um “Relógio com Publicidade” ou é uma “Publicidade com Relógio”. A única certeza que temos é que marca as horas, a temperatura e chama a atenção, muita atenção! Sua presença é tão gritante que quase dá para ouvir o seu cocoricó! O tão esperado Relógio chegou e mesmo durante a sua montagem a polêmica já o acompanhava.

Está formada a polêmica: meios de comunicação; enquetes; boca-a-boca; conversas de bar, restaurante e todos os tipos de estabelecimentos onde se aglomere mais de uma pessoa. A comunicação não para! Opiniões contra, opiniões a favor, ataques, defesas e uma unanimidade nas conversas reais e virtuais: o Frango. Aliás, o frango que é “muito mais frango”.  Nesse turbilhão de ideias algumas questões precisam ser levantadas para o bem e o futuro da Propaganda e Publicidade.

- Por qual lente (o imaginário de cada um) as pessoas estão interpretando a intervenção? Como cidadãos consumidores? Ou como correligionários?

- Qual a proposta da intervenção. Acima de qualquer bandeira, quais as condições da parceria do poder público x iniciativa privada?

- Teremos outras intervenções no mesmo estilo? Outros outdoors com publicidade e informações de utilidade pública?

- O que especificamente está chamando a atenção das pessoas? A figura do Frango? O exagero da mensagem escrita e “esculpida”? A falta de coerência entre Utilidade Pública e Publicidade?

- Como os responsáveis vão solucionar a polêmica? Retirando o Frango ou permitindo outras intervenções, usando o princípio da isonomia?

Se a Mauricéa pode outras Empresas também poderão colocar seu outdoors em outras praças, usando para isso o artifício da Utilidade Pública. Outdoors marcando horas e telefones úteis; ou ainda; horas e horários dos ônibus urbanos, et cetera e tal.

“Gosto não se discute” diz o dito popular. Para os realizadores da intervenção, deixo os questionamentos acima e alguns outros abaixo:

- Pensaram na possibilidade de que uma intervenção mal interpretada é difícil de consertar?

- Pensaram na possibilidade de executar a intervenção com transparência (projeto público), levando em consideração a opinião dos donos da praça: o Povo?

- Pensaram na possibilidade de homenagear um ícone popular ao invés de exaltar o Frango?

- Avaliaram a disposições dos donos da praça para interpretar e entender as pretensões dos realizadores da intervenção?

- Avaliaram o quanto é importante avaliar tanta coisa antes de realizar uma intervenção do porte do “Relógio do Frango” ou da “Praça do Frango”?

Espero que a polêmica seja resolvida; espero que o Frango não cresça, não crie vida e nos deixe dormir em paz. Só não espero que a “Floresta dos Leões” por isonomia se transforme na Floresta dos Outdoors!

- God save the chicken!!!



Vital Sousa
integrum Consultoria



Os Mais Lidos Da Semana!

O Fator "Stoic Mujic"

“Enquanto se descansa, se carrega pedras”: este provérbio português é o tipo de frase feita que não sai da boca de um grupo de pessoas, entre as quais me incluo: os obstinados pelo que fazem, pelo trabalho. Estas pessoas são do tipo que nunca “desligam”. Não importa onde estejam, o que estejam fazendo; eles estão sempre “ligados”.
Numa sessão de vídeo caseira, com pipoca e guaraná, não seria diferente. Na última, vimos o filme “A Ponte dos Espiões”. “Bridge of Spies” em Inglês. Embora eu prefira, por razões que o leitor poderá ver no filme, o título em Alemão: “Der Unterhändler” que em língua tupiniquim que dizer “O Negociador”. É um excelente filme para ser usado em treinamentos sobre Negociação, com certeza usarei, mas o que mais me chamou a atenção foi a definição dada ao protagonista, interpretado por Tom Hanks. Um advogado bem sucedido de uma Empresa de Seguros. Vamos à uma breve sinopse do filme e voltamos para tratar do que interesse neste artigo, isto é: o "Fator Stoic M…

Varejo & Diversidade & Inclusão

“Falar de Diversidade não é sobre ‘coisas de viado’, é sobre ‘ser’ humano; reconhecer que ‘somos todos iguais, isto é: diferentes’.” 
Desde 1.999, na virada do milênio, trabalhamos com o conceito de Diversidade no Varejo. A partir de 2.007, com a fundação da integrum Consultoria, introduzimos o Processo de Desenvolvimento da Excelência no Atendimento à Diversidade Humana no escopo de nossa Proposta de Valor, mesmo quando nos avisavam, em tom de alerta, que poderíamos nos “queimar” com essa “conversa”, porque isso era, na época e ainda hoje, “coisa de viado”. 
Desde essa época nos apropriamos do slogan “somos todos iguais, isto é: diferentes” de uma Campanha da L’Oreal, linha Coiffeur. De lá para cá muita coisa mudou. 20 anos após nosso “despertar” sobre a questão da Diversidade no Varejo, vejo com orgulho as atenções voltadas para o termo “Inclusão” no Retail’s Big Show 2.019 da NRF - National Retail Federation dos United States of America. Yes! We are inclusive! Direto de New York, New…

PROCURA-SE: Consultor de Varejo

CONSULTOR DE VAREJO (FREELANCER - CNPJ / MEI)

Graduação em Administração e/ou Contábeis e/ou Psicologia, com desejável Especialização em Finanças e Controladoria e/ou Gestão de Pessoas e/ou Marketing; COM ou SEM Experiência em Operação, mas com necessária experiência como Facilitador de Treinamentos Operacionais e Gerenciais.
O Profissional deverá compor o Quadro Societário (Opcional) da integrum Consultoria, sendo co-responsável pelo desenvolvimento dos Treinamentos da sua área de atuação. 
Oferecemos Excelente Ambiente de Trabalho + Honorários + Comissões + Participação nos Lucros.
Empreendedor; Fã / Praticante de Esportes Radicais; Espírito de Aventura e Disponibilidade para viagens de média duração no Norte / Nordeste são diferenciais que completam o Perfil dos Profissionais que buscamos.
Interessados deverão enviar Currículo para sousa.vital@gmail.com e destacar no assunto a área de atuação: CONSULTOR DE VAREJO
Maiores informações com:

Vital Sousa integrum Consultoria +81 9 9851.6174 / 9 …