Pular para o conteúdo principal

Estrelas, Grilos e Maritacas


“O segredo da criatividade está em dormir
bem e abrir a mente para as possibilidades
infinitas. O que é um homem sem sonhos?”
[Albert Einstein]


A primeira noite ao relento é um batismo de fogo. Não há nada de romântico ou aventureiro em se entregar ao sono, estando sem a proteção de quatro paredes. Os tempos de acampamento na praia da adolescência de nada serviram. A sensação de medo de deixou alerta como nenhum outro estimulante; todos os sentidos em alerta máximo; a tensão fazia com que eu não conseguisse sequer sentar: a vigília seria de pé!

Tudo planejado e executado nos mínimos detalhes: local, hora, uma boa rede, cobertor, segurança a alguns metros do local, noite agradável de um céu estrelado e grilos cantantes, mas tudo que eu queria era ouvir o mavioso canto dos pardais anunciando a alvorada.

Depois de um cansativo dia na estrada, eu precisava dormir; a jornada no dia seguinte seria mais desgastante: eu precisava descansar. Como de costume deitei por volta das 11:30, como de costume iniciei minha sessão de para encerrar o dia agradecendo por estar são e salvo naquela rede do recente batizado Hostelrante.

Eu não estava em um aeroporto ou rodoviária ou mesmo em um pátio de posto de combustíveis, não, eu estava em um restaurante de beira de estrada em plena Selva Amazônica, a dezenas de quilômetros de qualquer centro urbano. A floresta estava a alguns metros de mim e os perigos dela também. Eu não me preocupava com as pessoas, havia uma garantia de que o local era seguro: “aqui ninguém meche com ninguém”: assegurara o dono do restaurante, afirmando que a prática do hostelranting era bastante comum.

Repeti tantas vezes meu mantra que já conseguia cadenciá-lo com o canto dos grilos... Comecei a cadenciar os versos dos meus companheiros de vigília. As horas passavam lentamente e mesmo não estando de relógio, eu conseguia acertar as horas quando consultava o celular a cada 20, 30 minutos.

Com o passar das horas, vi concretizada a afirmação do dono do restaurante: outras e mais outras redes foram armadas e trouxeram certa tranquilidade com relação à segurança. Já passava das 03:00 da manhã... Às 04:00 o despertador tocou avisando que uma nova jornada estava para começar. Levantei lavei o rosto e me pus a esperar os pardais e o ronco dos motores.

Esperei em vão pelos pardais. Enfim encontrei um lugar na terra onde seu canto não era ouvido ao amanhecer e em seu lugar um coro de Galos e Maritacas em revoada.

Por volta das 05:00 da manhã, começou o burburinho dos caminhoneiros despertando e iniciando os preparativos para um novo dia de trabalho. Para mim era esperar a carona e seguir em frente: Altamira estava próxima. Minha jornada estava na metade, mas dependia, em muito, do Clima.

Foram muitas as noites ao relento; foram muitas as demonstrações de companheirismo na estrada, de solidariedade. Estas lembranças reforçam meu objetivo de homenagear o Caminhoneiro João e todos os elos da cadeia de transporte que envolve o Brasil de Norte a Sul, de Leste a Oeste.


Depois que voltei do Rally, minhas noites são mais tranquilas; ainda acordo com os estridentes grasnados das maritacas, mas acima de tudo, ainda acordo pleno, com o sentimento do dever cumprido e a certeza de que todas as noites por vir serão noites com céu de brigadeiro.

[Sousa, Vital. Empreendimento Sem Fim. Recife, 2015]

Os Mais Lidos Da Semana!

FLASH 4.0 - Consultoria Relâmpago

  FLASH 4.0 - Consultoria Relâmpago para deixar a sua Loja pronta para o Novo Normal, com Qualidade, Rentabilidade e Efetividade Operacional. Se você está lendo esta postagem, seguramente compartilhamos da mesma paixão pelo Varejo. Agora, gostaria da sua avaliação para este novo modelo de Consultoria que economiza tempo e dinheiro. Estou falando de uma Auditoria de Qualidade , com o objetivo de Qualificar a(s) sua(s) loja(s) para entregar Excelência no Atendimento à Diversidade de Clientes no Ponto de Vendas . A Auditoria tem 4 Módulos , que, livremente, poderão ser contratados, para atender as suas reais necessidades.   Direto ao ponto, porque tempo é dinheiro, me coloco a sua disposição para esclarecer qualquer dúvida sobre a Proposta, para entregarmos, com segurança, um Serviço de Valor e Qualidade Diferencial , compatível com o caráter e a cultura de nossas Empres O Flash 4.0 é uma Auditoria de Qualidade ; uma “tomografia” do Ponto de Vendas para corrigir defeitos e qual

PROCURA-SE: Consultor de Varejo

CONSULTOR DE VAREJO (CNPJ / MEI)  Para compor Equipe de Plataforma Omnicanal de Desenvolvimento Humano Organizacional , buscamos profissionais com Graduação em Administração e/ou Marketing com desejável Especialização em Finanças e Controladoria e/ou Gestão de Pessoas; COM ou SEM Experiência em Operação de Loja, mas com necessária experiência como Facilitador de Treinamentos Operacionais e Gerenciais.  O Profissional deverá compor o Quadro de Consultores da VTL Marketing, sendo co-responsável pelo desenvolvimento dos Treinamentos e Cosultorias na sua área de atuação.  Oferecemos Excelente Ambiente de Trabalho + Honorários + Comissões + Participação nos Lucros.  Perfil Empreendedor; Fã / Praticante de Rally; Espírito de Aventura e Disponibilidade para viagens de média (meses) duração no Norte / Nordeste são diferenciais que completam o Perfil dos Profissionais que buscamos.  Interessados deverão enviar Currículo para vtlmarketing4.0@gmail.com e destacar no assunto a área de a

FALA Varejista! PodCast.Sem56 - "Marketing de Experiência - Parte 3"

Numa Parceria de Fix Tecnologia, Gustavo Sobreira Advogados Associados, Realiza Business e VTL Marketing e com o Apoio de Casa Primor, JAZAM Alimentos e Rações VittaMax , iniciamos mais uma Transmissão do... FALA Varejista! “Existe Marketing de tudo e para tudo porque, como sempre repetimos, tudo é Marketing e Marketing é tudo: simples assim.” Dando continuidade à Série de 5 Semanas falando sobre Marketing de Experiência , nesta terceira transmissão falaremos sobre os 5 Tipos de Experiência . Vamos destacar as características de cada Experiência e contextualizar com um exemplo prático no Ponto de Vendas, para maior clareza da situação. 1. Sentidos Experiências proporcionadas através dos 5 Sentidos , o chamado Marketing Sensorial , são utilizadas desde os primórdios do Varejo. A Experimentação é uma poderosa estratégia de Marketing e Vendas. No Ponto de Vendas, cheirinho de pão fresquinho ou de um cafezinho ou, ainda, de algum alimento sendo preparado para degustação, são excelent