Pular para o conteúdo principal

Estrelas, Grilos e Maritacas


“O segredo da criatividade está em dormir
bem e abrir a mente para as possibilidades
infinitas. O que é um homem sem sonhos?”
[Albert Einstein]


A primeira noite ao relento é um batismo de fogo. Não há nada de romântico ou aventureiro em se entregar ao sono, estando sem a proteção de quatro paredes. Os tempos de acampamento na praia da adolescência de nada serviram. A sensação de medo de deixou alerta como nenhum outro estimulante; todos os sentidos em alerta máximo; a tensão fazia com que eu não conseguisse sequer sentar: a vigília seria de pé!

Tudo planejado e executado nos mínimos detalhes: local, hora, uma boa rede, cobertor, segurança a alguns metros do local, noite agradável de um céu estrelado e grilos cantantes, mas tudo que eu queria era ouvir o mavioso canto dos pardais anunciando a alvorada.

Depois de um cansativo dia na estrada, eu precisava dormir; a jornada no dia seguinte seria mais desgastante: eu precisava descansar. Como de costume deitei por volta das 11:30, como de costume iniciei minha sessão de para encerrar o dia agradecendo por estar são e salvo naquela rede do recente batizado Hostelrante.

Eu não estava em um aeroporto ou rodoviária ou mesmo em um pátio de posto de combustíveis, não, eu estava em um restaurante de beira de estrada em plena Selva Amazônica, a dezenas de quilômetros de qualquer centro urbano. A floresta estava a alguns metros de mim e os perigos dela também. Eu não me preocupava com as pessoas, havia uma garantia de que o local era seguro: “aqui ninguém meche com ninguém”: assegurara o dono do restaurante, afirmando que a prática do hostelranting era bastante comum.

Repeti tantas vezes meu mantra que já conseguia cadenciá-lo com o canto dos grilos... Comecei a cadenciar os versos dos meus companheiros de vigília. As horas passavam lentamente e mesmo não estando de relógio, eu conseguia acertar as horas quando consultava o celular a cada 20, 30 minutos.

Com o passar das horas, vi concretizada a afirmação do dono do restaurante: outras e mais outras redes foram armadas e trouxeram certa tranquilidade com relação à segurança. Já passava das 03:00 da manhã... Às 04:00 o despertador tocou avisando que uma nova jornada estava para começar. Levantei lavei o rosto e me pus a esperar os pardais e o ronco dos motores.

Esperei em vão pelos pardais. Enfim encontrei um lugar na terra onde seu canto não era ouvido ao amanhecer e em seu lugar um coro de Galos e Maritacas em revoada.

Por volta das 05:00 da manhã, começou o burburinho dos caminhoneiros despertando e iniciando os preparativos para um novo dia de trabalho. Para mim era esperar a carona e seguir em frente: Altamira estava próxima. Minha jornada estava na metade, mas dependia, em muito, do Clima.

Foram muitas as noites ao relento; foram muitas as demonstrações de companheirismo na estrada, de solidariedade. Estas lembranças reforçam meu objetivo de homenagear o Caminhoneiro João e todos os elos da cadeia de transporte que envolve o Brasil de Norte a Sul, de Leste a Oeste.


Depois que voltei do Rally, minhas noites são mais tranquilas; ainda acordo com os estridentes grasnados das maritacas, mas acima de tudo, ainda acordo pleno, com o sentimento do dever cumprido e a certeza de que todas as noites por vir serão noites com céu de brigadeiro.

[Sousa, Vital. Empreendimento Sem Fim. Recife, 2015]

Os Mais Lidos Da Semana!

Motivação x Entusiasmo

"Nada de grandioso chegou, algum dia, a ser alcançado sem entusiasmo.” [Ralph Waldo Emerson] Mais um Work Shop, mais uma Palestra e a velha questão vem à tona: motivação. O que percebo, é que a grande maioria das pessoas está olhando, diariamente, para os céus à espera de instruções para seguir em frente. Há um verdadeiro eclipse do pensamento. As pessoas simplesmente desistiram de pensar e desta forma se sentem inteiramente perdidas, limitadas a garantir suas subsistências. Por outro lado, sempre que ouço uma solicitação de algum trabalho voltado à motivação do pessoal, fico com as orelhas em pé: quais as verdadeiras razões para a demanda? Há um real desejo de desenvolvimento das pessoas pelas pessoas ou trata-se apenas de uma demanda por mais produtividade? Mas esta é outra história. Inicialmente, vamos entender a diferença entre ‘motivação’ e entusiasmo (automotivação). Conforme sempre falo, a diferença entre motivação e entusiasmo fica explicitada em u

Vendor PhD: a Solução para Tudo!!!

ATENÇÃO!!! Tudo que você precisa saber sobre o Processo de Vendas 3-D, está nas três linhas abaixo... Vá para o final do texto e Conheça COMO nós vamos RECONSTRUIR suas Habilidades Técnicas e Interpessoais (Soft + Hard Skills), sem blá-blá-blá, nem mi-mi-mi e muito menos embromation: teorias miraculosas e fórmulas secretas!!! A formulação do Processo de Vendas 3-D possibilita uma abordagem única, a cada interação Vendedor PhD <-> Cliente, Diariamente, Demonstrável e Diferente. Agora, vá para a marcação abaixo: =====> Mas, se preferir conhecer todos os detalhes do que veremos nos 4 (quatro) dias do "Programa VENDOR PhD" , aguce os sentidos e tenha uma excelente leitura!!! Segundo Kotler, Marketing é entender e atender os Clientes. Vamos ampliar este conceito para incluir um elemento essencial: a necessidade. Temos, então, que Marketing é entender e atender as necessidades dos Clientes. Mas isso, ainda, é insuficiente para delimitar a comp

TRABALHE CONOSCO: Consultor(a) Gestão de Pessoas

CONSULTOR(A) DE GESTÃO DE PESSOAS (LIBERAL / CNPJ / MEI) Para compor Equipe de Plataforma Omnicanal de Desenvolvimento Humano Organizacional , buscamos profissionais com Graduação em Psicologia e/ou Administração , com necessária Especialização em Gestão de Pessoas e/ou Psicologia Organizacional ; sólida Experiência em Operação de Varejo e/ou Desenvolvimento Humano Organizacional.  O Profissional será co-responsável pelo desenvolvimento e aplicação de Cursos, Palestras e Oficinas, além de atuar com Mentoria e Assessoria aos Clientes e Usuários dos Serviços de Treinamento, Desenvolvimento Humano e Recrutamento & Seleção .  Oferecemos Excelente Ambiente de Trabalho, Remuneração por Projetos (+Honorários +Comissões +Participação nos Lucros), além de possibilidade de Sociedade.  Perfil Empreendedor; Fã / Praticante de Rally; Espírito de Aventura e Disponibilidade para viagens de média (semanas / meses) duração no Norte / Nordeste são diferenciais que completam o Perfil dos Pro