Pular para o conteúdo principal

Visual Merchandising 3-D

Allelluiah, Allelluiah, Allelluiah, Alle-llu-iaaaaaah!!!

O Júbilo é explicado pela identificação de uma verdadeira "anomalia". Anomalia do bem. No meio de tanta mesmice, de  "tanta babaquice, tanta caretice. Desta eterna falta do que falar", algo de novo no front.

Uma Vitrina (isso mesmo com A) tem por objetivo principal INFORMAR. Podemos dizer que a Vitrina é a "Windows" da alma do Ponto de Vendas. Mas o Pecado Capital da Desinformação, está tão disseminado no Varejo que é uma raridade encontrar algo que vale a pena comentar.


É como encontrar uma pepita de ouro: uma Vitrina que atenda efetivamente os seus principais objetivos de Informar, Expor Produtos e Atrair Consumidores... Atendendo, é claro, os requisitos do Código de Defesa do Consumidor!!! 

Na imagem encartada, vemos o Conceito AIDA* aplicado de forma Simples, Direta e Efetiva.

* Chamar a A-tenção,
Despertar o I-nteresse,
Criando um D-esejo e

Provocando A-ção (Compra)

Para complementar a informação sobre Vitrinas, pela própria acepção da palavra, a Vitrina pode estar, também, DENTRO DA LOJA ou dar essa impressão quando se tratar de uma "janela" para o interior. Em ambos os casos o importante é deixar a Mesmice e o Lugar Comum FORA DA LOJA!!! Lembrem-se da máxima do Visual Merchandising: "EXPOSIÇÃO CRIA VENDAS"!!!

Menos é MAIS, MUITO MAIS, dezenas de vezes MAIS... A utilização da Mesinha e dos Cubos Vazados, permitem dezenas de combinações, podendo diferenciar o Ponto de Vendas diariamente. A cor branca (neutra) destaca quaisquer produtos integrados na instalação, valorizando as peças e executando o Conceito AIDA. Aqui está a razão do meu entusiamo pelo trabalho realizado na loja Maria Bonita, em Carpina (PE). A Vitrine atende os pressupostos do Visual Merchandising 3-D: Diariamente, Demonstrável e Diferente, que apregoamos em todos as nossas Capacitações, Palestras e Work Shops.

Para finalizar, minhas sinceras congratulações para o Ponto de Vendas e para as Pessoas que desenvolveram o Projeto e a Instalação da Vitrina. Tomara que usem essa instalação para aplicar o conceito 3-D e nos presentear com o NOVO... Diariamente!!! 

#ficaadida, #eurecomendo #estamosjuntos #liderarpeloexemplo #diferenciação #foradacurva



Vital Sousa
integrum Consultoria

Os Mais Lidos Da Semana!

A Cartilha do ABC

Há alguns dias li uma notícia, num site sobre empreendedorismo, que uma empreendedora havia alcançado sucesso em seu negócio com uma inovação: ela estava produzindo sapatos ao gosto do Cliente, isto é: customizados ou personalizados ou, ainda, taylor made – sob medida.
- Como é que é?! Inovação!? Mas quando!?
Sou do tempo que sapatos, roupas, chapéus, joias e outros acessórios e adornos eram confeccionados sob medida e encomenda dos Clientes, então, para mim, esta empreendedora não está inovando: está fazendo o que é bastante comum no mundo da moda: voltando ao passado; fazendo uma releitura de um processo de produção. Não vou me aprofundar neste “revival” calçadista, porque a leitura da noticia me inspirou a fazer minha própria “inovação”: uma Cartilha do ABC para ensinar empreendedores e varejistas o “bê-a-bá” da Gestão de Estoques, Vendas Clientes, Cobrança, Capital de Giro e o fundamental Fluxo de Caixa. A Cartilha do ABC é uma ferramenta gerencial que serve para isso e muito mais.
C…

O Sorriso do Coringa

Lá pela segunda metade dos anos 80, depois de um “papo cabeça” com um psicanalista, passei de “Yuppie Carrancudo” para “Grunge Sorridente”. Os colegas diriam que por culpa da crise dos trinta, eu, melhor dizendo, diria que "graças" à crise dos trinta. Aceitei o conselho do profissional recomendado para acompanhar algumas mudanças na vida pessoal e profissional. Na época o termo ainda não virara moda, mas passei por um processo de Coaching de Carreira. O conselho, segundo o profissional, deveria resolver metade dos meus problemas... WOW!!! Um conselho bastante tentador, impossível de não ser acatado, pelos resultados prometidos e também pela simplicidade:

- Sorria. Metade dos seus problemas vão sumir... Sorria!!!
À primeira vista o conselho era muito fácil de ser seguido, afinal quem não sabe sorrir, sorrir é algo natural, sorrir é o melhor remédio para tudo... Porque eu não havia pensado nisso antes? Precisei gastar uma grana preta para descobrir o óbvio? Ao invés de ficar zan…

10 Perguntas Demolidoras

Ter uma Excelente ideia não basta. É preciso saber vender o seu peixe, a qualquer momento que seja preciso. Todo Empreendedor tem a obrigação de conhecer o seu Negócio nos mínimos detalhes. Isso é importante para Vender a ideia e para a gestão do negócio. Todo Empreendedor tem a obrigação de responder, e responder certo, estas 10 perguntas sobreo seu Negócio.
A Young Entrepreneur Council fez uma lista com 10 questões que todos os investidores querem saber do dono de um negócio.
Encarar um grupo de investidores é uma tarefa que exige muita preparação do empreendedor. Se ele quiser conquistar aquele aporte ou investimento para sua startup ou empresa, terá de responder com segurança a todas as dúvidas de seus inquisidores.
Não são perguntas fáceis. Qualquer deslize na explicação do negócio ou desconhecimento de algum detalhe da operação pode custar o tão sonhado capital. Para ajudar os empresários nesse momento de tensão, os diretores do Young Entrepreneur Council, uma associação mundial de…