Pular para o conteúdo principal

Liderança Situacional Sistêmica


Todos querem Comprometimento, todos querem Engajamento, todos querem colaboradores Motivados, todos querem Equipes de Alto Rendimento... Mas, quanto se preocupam, verdadeiramente, com as Condições de Trabalho, com o Clima Organizacional, com as Pessoas Certas nos Lugares Certos, com Pessoas que pensam em Pessoas? Acredito que os Resultados tenham a prioridade nesta lista de situações. Resultados como Objetivo e não como Consequência de um trabalho bem feito. Resultado pelo Resultado: simples assim.

Não sou contra os Resultados, nem os que o buscam determinadamente, afinal eu estou entre eles. O Lucro não é um "Pecado". Mas, lembrando um lugar comum, o único lugar em que o Resultado vem antes do Trabalho é no Dicionário.

Se você quer Comprometimento, Engajamento, Motivação e uma Equipe de Alto Rendimento, "fora da curva", aprenda a Liderar. Aprenda a conviver com a Liderança Situacional Sistêmica.


"Com talento, ganhamos partidas. Com "trabalho de equipe", paixão 
e inteligência, ganhamos campeonatos." 
[Michael Jordan]



Se você quer uma equipe de Alto Rendimento, prepare-se para lidar com a energia de pessoas inquietas e para ser muito exigido. Este é o ponto de convergência com a lista de "Desejos" que encabeça este artigo. O seu Aprendizado em Liderança Situacional Sistêmica deverá, necessariamente, estar focado em três passos:

Conhecer; Despertar; Ativar...

1 - Conhecer a equipe e promover o autoconhecimento de cada "elo da corrente" é, essencialmente, o primeiro passo para estabelecer um objetivo bem definido: as pessoas certas nos lugares certos. Uma meta que as pessoas considerem uma missão grandiosa. Equipes de Alta Performance adoram causas para defender;

2 - Despertar cada membro da Equipe para a consciência de que além das suas competências e das qualidades comuns aos bons times, como complementariedade, entrosamento e confiança é preciso gostar de desafios; fazer o melhor sempre - "o que precisa ser feito, precisa ser muito bem feito"; pensar em 3-D: Diariamente, Demonstrável e Diferente;


3 - Ativar as competências de Liderança Situacional Sistêmica que inspiram a Equipe. Líder que desenvolve Líderes que além de defenderem a causa e gostarem do desafio, transpirem uma "insatisfação pessoal permanente". Líderes de Atitude, de Ação, que saibam, por melhores que sejam os resultados, que podem fazer melhor, a começar por seu próprio desempenho.

Pressupondo que o primeiro passo foi dado com segurança, chamo a atenção para o segundo passo: Despertar, isso, Despertar, não Motivar. Motivação é externa e para transformar pessoas comuns em Líderes é preciso Despertar o que as fazem "fora da curva". Mobilizá-las em direção ao objetivo maior, neste momento já integrado ao seu DNA.

Para concluir, deixo um teste, um desafio para os que pretendem aprender a Liderar, os que pretendem enveredar pelos caminhos da Liderança Situacional Sistêmica. As imagens que ilustram este artigo, são um excelente exemplo de Mobilização; dos três passos que levam ao Resultado: Conhecer, Despertar, Ativar; da verdadeira essência da Liderança, como bem nos lembra Abraham Lincoln nesta célebre citação... 

"A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades 
extraordinárias em pessoas comuns."

Analise as fotos e encontre o seu caminho: dê o primeiro passo. Se precisar de ajuda, entre em contato: teremos prazer em servir!


Vital Sousa
integrum Consultoria

Os Mais Lidos Da Semana!

10 Perguntas Demolidoras (AP-InCo)

Ter uma Excelente ideia não basta. É preciso saber vender o seu peixe, a qualquer momento que seja preciso. Todo Empreendedor tem a obrigação de conhecer o seu Negócio nos mínimos detalhes. Isso é importante para Vender a ideia e para a gestão do negócio. Todo Empreendedor tem a obrigação de responder, e responder certo, estas 10 perguntas sobreo seu Negócio.
A Young Entrepreneur Council fez uma lista com 10 questões que todos os investidores querem saber do dono de um negócio.
Encarar um grupo de investidores é uma tarefa que exige muita preparação do empreendedor. Se ele quiser conquistar aquele aporte ou investimento para sua startup ou empresa, terá de responder com segurança a todas as dúvidas de seus inquisidores.
Não são perguntas fáceis. Qualquer deslize na explicação do negócio ou desconhecimento de algum detalhe da operação pode custar o tão sonhado capital. Para ajudar os empresários nesse momento de tensão, os diretores do Young Entrepreneur Council, uma associação mundial de…

Rally M+is - Transnordestina

O Rally
O Rally M+is em sua IV Edição – Rally M+is – Transnordestina – estará focando suas expertises no Varejo Alimentar: origem da proposta de trabalho da integrum Consultoria. Suas atividades estarão focadas no desenvolvimento / ampliação do relacionamento dentro da Cadeia de Suprimento e Qualificação de Operadores e Varejistas.
O que eu ganho com isso?
De início, a resposta à pergunta que, acreditamos, surgirá no momento inicial de nossa apresentação: do Consumidor à Indústria, os Benefícios Sistêmicos da maior Interação da Cadeia de Suprimento do Varejo Alimentar.
- Consumidores: MELHOR Atendimento, Preço, Qualidade, Variedade e Conforto; - Varejistas: MAIS Qualificação, Vendas, Gestão e Rentabilidade; - Transportadoras: MAIS Embarques, Precisão, Rapidez, Pontualidade e Eficiência; - Distribuidores: MAIS Mix, Giro, Clientes, Rentabilidade e Liquidez; - Indústrias: MAIS Vendas, Previsibilidade e Rentabilidade!
O Roteiro
O Percurso do Rally M+is – Transnordestina é um retorno às origens: queremos…

De Volta ao Futuro! (AP II)

O Reveillon é um momento de luzes e cores: o branco da paz; o amarelo da prosperidade; o azul da harmonia; o verde da saúde; o laranja da vitalidade - esta deveria ser  a minha cor favorita; o vermelho da paixão... Um verdadeiro arco-íris de desejos e felicitações para um ano que se inicia, iluminado pelas luzes dos fogos de artifício e ao som do hit do dia: Vai Malandra!
No meio dessas "ondas" uma foto em preto e branco grita aos quatro ventos e aos quatro cantos da world wide web. Através de um post transversal nas redes sociais, alguém publica uma foto do fotógrafo Lucas Landau, que me conecta, imediatamente, com os versos de um hai kai...
"Pinto meu rosto Para me ver exposto, Sonhar em cores."
... Que, para mim, traduzem o "grito" do menino à beira mar com os olhos refletindo os fogos de artifício. Meu primeiro ímpeto é perguntar, como se ele me escutasse, "Você tem fome de que?"; "Você tem sede de que?" Porque você dá as costas à todas…