Pular para o conteúdo principal

Rally M+is - Transamazônica


"Falar é fácil, quero ver fazer!"

Partindo de Cabedelo (PB)
Quantas vezes você já ouviu esta frase, todas as vezes que você teve uma ideia inovadora; todas as vezes que você pensou em fazer algo, realmente, inovador, diferente? Quantas vezes diante, da descrença das pessoas, você vacilou e desistiu?

Nós não desistimos! Amadurecemos nossa ideia até o ponto de ser colhida, até o ponto ideal para ser colocada em prática, até a hora de Agir!

Nossa ideia pode até parecer uma completa loucura, uma insensatez, mas foi pensada e planejada nos seus mínimos detalhes: detalhes Bons e Ruins, Ações e Reações, Atitudes e Consequências, Forças e Fraquezas, Oportunidades e Ameaças, o Que, Onde, Porque, Quem, Como, Quando, Quanto...

Planejamento concluído e exaustivamente testado e aprovado chegou a hora da Ação! Sem esquecer que a vida do Empreendedor é (ou, necessariamente, deveria ser) um eterno looping de PDCA: Planejar, Desenvolver, Controlar, Ajustar, Planejar...

Atoleiros no 'Trecho"
Para divulgar o Projeto do Portal SOU Varejista! percorremos a BR 230, a famosa Transamazônica, de Cabedelo na Paraíba à Lábrea no Amazonas, viajando de carona com Caminhoneiros e / ou, quando necessário, a pé, apresentando a Palestra CHA EMPREENDEDOR. A ideia foi convebida para mostrar os desafios de empreender no Brasil "viajando" num "empreendimento sem fim", na pior época do ano: o período popularmente chamado de "Inverno Amazônico" que tem início em novembro e segue até abril... Nossa Jornada teve a duração de 60 dias (Ida - Volta): prazo necessários para consolidar o lançamento do Portal SOU Varejista!


Colocando a mão na "massa".
Cruzamos 7 Estados (Paraíba, Ceará, Tocantins, Piauí, Maranhão, Pará e Amazonas), realizando Atividades de divulgação, relacionadas ao Portal Sou Varejista!, além de Palestras e Mini Consultorias (Flash 4.0) em 30 Cidades do Interior e 1 Capital (João Pessoa) cortadas pela Transamazônica, percorrendo um total de mais de 10 Mil quilômetros na BR 230, na ida, cortando os Estados da Paraíba, Ceará, Piauí, Maranhão, Tocantins, Pará e Amazônia, e voltando pela Amazônia Legal cortando os Estados de Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco. mais alguns quilômetros internos nas Cidades visitadas. Todas as atividades foram registradas em nosso "Diário de Bordo", em Fotos e Vídeos e compartilhados nas Redes Sociais.


Nas Cidades visitadas colocamos em prática nossa crença na força da InterAção da Comunidade Varejista e de sua Cadeia de Suprimento, através de ações de Merchandising e Publicidade com o Varejo local, com objetivo de demonstrar o ciclo de sustentabilidade do Portal SOU Varejista!

Na Palestra CHA EMPREENDEDOR destacamos a necessidade do Conhecimento (do Negócio), das Habilidades (Gerenciais) e das Ações (Afirmativas) para garantir a viabilidade / sustentabilidade do empreendimento, traçando um paralelo entre as trajetórias de Eike Batista (Mega Empreendedor) e Fábio da Silva (Prestanista da Mata Norte de Pernambuco).

Num dos extremos, destacamos a importância do Conhecimento - o Capital Intelectual - que se faz Ação; Conhecimento que te leva para qualquer lugar que você queira ir; Conhecimento para fazer o que você queira fazer. Por outro lado, o que seria do Conhecimento se não fosse as Habilidades e, essencialmente, as Atitudes, as Ações? Ações Afirmativas, Coerentes e Convergentes para o Empreendimento.

Apresentamos com base nas trajetórias de Eike Batista e Fábio Silva, as combinações de Conhecimento, Habilidades e Atitudes que levam o Empreendimento ao Crescimento combinado com a Sustentabilidade, bem como as Estratégias para alcançar este objetivo. Por outro lado, demonstramos como a falta de Atitudes Coerentes e Convergentes pode levar o Empreendedor à situações extremas: A Quebra Total e/ou a Mesmice Galopante.

Destacamos, com a realização do Rally M+is - Transamazônica, três pontos que evidenciam nossa Proposta de promover a interAção na Cadeia de Suprimento do Varejo:
  • Acreditamos que podemos usar a força da Comunidade Varejista para promover uma reação em cadeia e realizar os nossos objetivos: lançar o Portal SOU Varejista! para promover a Qualificação de Jovens Varejistas e Empreendedores, com o objetivo de garantir sua Independência Econômica e Sustentabilidade; 
  • Caminhoneiros são os elos de ligação da Cadeia de Suprimento do Varejo, sem eles não existe Varejo;
  • O Rally M+is - Transamazônica é a nossa contribuição para o Portal SOU Varejista! Nossos Planos e nosso Entusiasmo transformados em Ação, porque ninguém compra Intenções! 
Para finalizar, uma mensagem, indiscutivelmente, Coerente com a Proposta de Transformar Conhecimento em Ação: um texto de Fernando Pessoa que utilizaremos como "ponto final" em nossa Palestra...

Agir, eis a inteligência verdadeira. Serei o que quiser. Mas tenho que querer o que for. O êxito está em ter êxito, e não em ter condições de êxito. Condições de palácio tem qualquer terra larga, mas onde estará o palácio se não o fizerem ali?"
[Fernando Pessoa]

Então, sem mais delongas... Meta dada é Meta cumprida e Dito é Feito. As imagens abaixo foram geradas na Largada e na Chegada do Rally M+is - Transamazônica!!!

Chegada Em Lábrea (AM)


No término dos trabalhos, Palestras e Consultorias, em Lábrea (AM) na véspera da volta para casa.


Vital Sousa
VTL Marketing

Comentários

Os Mais Lidos Da Semana!

O Líder Situacional Sistêmico

Todos querem Comprometimento , todos querem Engajamento , todos querem colaboradores Motivados , todos querem Equipes de Alto Rendimento ... Mas, quantos se preocupam, verdadeiramente, com as Condições de Trabalho, com o Clima Organizacional, com as Pessoas Certas nos Lugares Certos, com Pessoas que pensam em Pessoas?  Acredito que os Resultados tenham a prioridade nesta lista de situações. Resultados como Objetivo e não como Consequência de um trabalho bem feito. Resultados pelos Resultados: simples assim. Não sou contra os Resultados, nem contra os que os buscam determinadamente, afinal eu estou entre eles. O Lucro não é um "Pecado". Mas, lembrando de um lugar comum, o único lugar em que o Resultado vem antes do Trabalho é no Dicionário. Se você quer Comprometimento, Engajamento, Motivação e uma Equipe de Alto Rendimento , "fora da curva", aprenda a Liderar. Aprenda a conviver com a Liderança Situacional Sistêmica . " Com talento, ganhamos partidas. Com &

10 Perguntas Demolidoras

Ter uma Excelente ideia não basta. É preciso saber vender o seu peixe, a qualquer momento que seja preciso. Todo Empreendedor tem a obrigação de conhecer o seu Negócio nos mínimos detalhes. Isso é importante para Vender a ideia e para a gestão do negócio. Todo Empreendedor tem a obrigação de responder, e responder certo, estas 10 perguntas sobreo seu Negócio. A Young Entrepreneur Council fez uma lista com 10 questões que todos os investidores querem saber do dono de um negócio. Encarar um grupo de investidores é uma tarefa que exige muita preparação do empreendedor. Se ele quiser conquistar aquele aporte ou investimento para sua startup ou empresa, terá de responder com segurança a todas as dúvidas de seus inquisidores. Não são perguntas fáceis. Qualquer deslize na explicação do negócio ou desconhecimento de algum detalhe da operação pode custar o tão sonhado capital. Para ajudar os empresários nesse momento de tensão, os diretores do Young Entrepreneur Council, uma as

BLITZ TQV - Qualidade Total no Varejo

Pesquisas de Satisfação são ótimos indicadores da qualidade de Produtos e Serviços. Melhor do que isto são os Guias de Críticos e Consultores que avaliam criteriosamente o Ponto de Vendas e Prestador de Serviços. Baseados nestas premissas, criamos a BLITZ TQV - Qualidade Total no Varejo , para divulgar Melhores Práticas no Varejo de Vizinhança - a famosa "Loja de Bairro" - de todos os segmentos, e garantir que Qualidade e Melhor Preço não sejam Propaganda Enganosa. A BLITZ TQV está focada em Pontos de Vendas que mereçam a nossa atenção como Referência em seu segmento de mercado, pela Excelência no Atendimento ao Cliente , que possam ser considerados como provedores de Excelentes Experiências de Compras , consideradas pela ótica dos seguintes parâmetros: Qualidade dos Produtos / Serviços, Conforto, Excelência no Atendimento ao Cliente, Conveniência (Proximidade) e Melhores Preços. Nossa avaliação será "in loco", com a utilização da