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Rally M+is - Transamazônica


"Falar é fácil, quero ver fazer!"

Quantas vezes você já ouviu esta frase, todas as vezes que você teve uma ideia inovadora; todas as vezes que você pensou em fazer algo, realmente, inovador, diferente? Quantas vezes diante, da descrença das pessoas, você vacilou e desistiu?

Nós não desistimos! Amadurecemos nossa ideia até o ponto de ser colhida, até o ponto ideal para ser colocada em prática, até a hora de Agir!

Nossa ideia pode até parecer uma completa loucura, uma insensatez, mas foi pensada e planejada nos seus mínimos detalhes: detalhes Bons e Ruins, Ações e Reações, Atitudes e Consequências, Forças e Fraquezas, Oportunidades e Ameaças, o Que, Onde, Porque, Quem, Como, Quando, Quanto...

Planejamento concluído e exaustivamente testado e aprovado chegou a hora da Ação! Sem esquecer que a vida do Empreendedor é (ou, necessariamente, deveria ser) um eterno looping de PDCA: Planejar, Desenvolver, Controlar, Ajustar, Planejar...

Para divulgar o Projeto do Portal SOU Varejista! (www.souvarejista.com.br), já aprovado pelo Catarse - a maior Comunidade de Financiamento Coletivo do Brasil, vamos percorrer a BR 230, a famosa Transamazônica, de Cabedelo na Paraíba à Lábrea no Amazonas, viajando de carona com Caminhoneiros e / ou, se necessário, a pé, apresentando a Palestra CHA EMPREENDEDOR. A ideia é mostrar os desafios de empreender no Brasil "viajando" num "empreendimento sem fim", na pior época do ano: o período popularmente chamado de "Inverno Amazônico" que tem início em novembro e segue até abril... Nossa Jornada terá a duração de 60 dias (Ida - Volta): prazo máximo para levantar os recursos necessários para financiar / lançar o Portal SOU Varejista!


Cruzaremos 7 Estados (Paraíba, Ceará, Tocantins, Piauí, Maranhão, Pará e Amazonas), realizando Atividades de divulgação, relacionadas ao Portal Sou Varejista!, além de Palestras e Mini Consultorias em 30 Cidades do Interior e 1 Capital (João Pessoa) cortadas pela Transamazônica, percorrendo um total de 8.446 quilômetros na BR 230 e mais alguns quilômetros internos nas Cidades visitadas. Todas as atividades serão registradas em nosso "Diário de Bordo", em Fotos e Vídeos que serão compartilhados nas Redes Sociais.

Nas Cidades visitadas colocaremos em prática nossa crença na força da InterAção da Comunidade Varejista e de sua Cadeia de Suprimento, através de ações de Merchandising e Publicidade com o Varejo local, com objetivo de demonstrar o ciclo de sustentabilidade do Portal SOU Varejista!, conforme abaixo:



Na Palestra CHA EMPREENDEDOR destacamos a necessidade do Conhecimento (do Negócio), das Habilidades (Gerenciais) e das Ações (Afirmativas) para garantir a viabilidade / sustentabilidade do empreendimento, traçando um paralelo entre as trajetórias de Eike Batista (Mega Empreendedor) e Fábio da Silva (Prestanista da Mata Norte de Pernambuco).

Num dos extremos, destacamos a importância do Conhecimento - o Capital Intelectual - que se faz Ação; Conhecimento que te leva para qualquer lugar que você queira ir; Conhecimento para fazer o que você queira fazer. Por outro lado, o que seria do Conhecimento se não fosse as Habilidades e, essencialmente, as Atitudes, as Ações? Ações Afirmativas, Coerentes e Convergentes para o Empreendimento.

Apresentamos com base nas trajetórias de Eike Batista e Fábio Silva, as combinações de Conhecimento, Habilidades e Atitudes que levam o Empreendimento ao Crescimento combinado com a Sustentabilidade, bem como as Estratégias para alcançar este objetivo. Por outro lado, demonstramos como a falta de Atitudes Coerentes e Convergentes pode levar o Empreendedor à situações extremas: A Quebra Total e/ou a Mesmice Galopante.

Queremos destacar, com a realização do Rally M+is - Transamazônica, três pontos que evidenciam nossa Proposta de promover a interAção na Cadeia de Suprimento do Varejo:
  • Acreditamos que podemos usar a força da Comunidade Varejista para promover uma reação em cadeia e realizar os nossos objetivos: lançar o Portal SOU Varejista! para promover a Qualificação de Jovens Varejistas e Empreendedores, com o objetivo de garantir sua Independência Econômica e Sustentabilidade; 
  • Caminhoneiros são os elos de ligação da Cadeia de Suprimento do Varejo, sem eles não existiria Varejo;
  • O Rally M+is - Transamazônica é a nossa contribuição para o Portal SOU Varejista! Nossos Planos e nosso Entusiasmo transformados em Ação, porque ninguém compra Intenções! 
Para finalizar, uma mensagem, indiscutivelmente, Coerente com a Proposta de Transformar Conhecimento em Ação: um texto de Fernando Pessoa que utilizaremos como "ponto final" em nossa Palestra...


Agir, eis a inteligência verdadeira. Serei o que quiser. Mas tenho que querer o que for. O êxito está em ter êxito, e não em ter condições de êxito. Condições de palácio tem qualquer terra larga, mas onde estará o palácio se não o fizerem ali?"
[Fernando Pessoa]

Então, sem mais delongas, até a volta!!!


Dito e Feito. As imagens abaixo foram geradas na Largada e na Chegada do Rally M+is - Transamazônica!!!


Partindo de Cabedelo (PB)

No término dos trabalhos, Palestras e Consultorias, em Lábrea (AM) na véspera da volta para casa.


Vital Sousa
integrum Consultoria

Os Mais Lidos Da Semana!

A Cartilha do ABC

Há alguns dias li uma notícia, num site sobre empreendedorismo, que uma empreendedora havia alcançado sucesso em seu negócio com uma inovação: ela estava produzindo sapatos ao gosto do Cliente, isto é: customizados ou personalizados ou, ainda, taylor made – sob medida.
- Como é que é?! Inovação!? Mas quando!?
Sou do tempo que sapatos, roupas, chapéus, joias e outros acessórios e adornos eram confeccionados sob medida e encomenda dos Clientes, então, para mim, esta empreendedora não está inovando: está fazendo o que é bastante comum no mundo da moda: voltando ao passado; fazendo uma releitura de um processo de produção. Não vou me aprofundar neste “revival” calçadista, porque a leitura da noticia me inspirou a fazer minha própria “inovação”: uma Cartilha do ABC para ensinar empreendedores e varejistas o “bê-a-bá” da Gestão de Estoques, Vendas Clientes, Cobrança, Capital de Giro e o fundamental Fluxo de Caixa. A Cartilha do ABC é uma ferramenta gerencial que serve para isso e muito mais.
C…

10 Perguntas Demolidoras

Ter uma Excelente ideia não basta. É preciso saber vender o seu peixe, a qualquer momento que seja preciso. Todo Empreendedor tem a obrigação de conhecer o seu Negócio nos mínimos detalhes. Isso é importante para Vender a ideia e para a gestão do negócio. Todo Empreendedor tem a obrigação de responder, e responder certo, estas 10 perguntas sobreo seu Negócio.
A Young Entrepreneur Council fez uma lista com 10 questões que todos os investidores querem saber do dono de um negócio.
Encarar um grupo de investidores é uma tarefa que exige muita preparação do empreendedor. Se ele quiser conquistar aquele aporte ou investimento para sua startup ou empresa, terá de responder com segurança a todas as dúvidas de seus inquisidores.
Não são perguntas fáceis. Qualquer deslize na explicação do negócio ou desconhecimento de algum detalhe da operação pode custar o tão sonhado capital. Para ajudar os empresários nesse momento de tensão, os diretores do Young Entrepreneur Council, uma associação mundial de…

FALAVarejista!PodCast.Sem15 - "Os Sete Pecados Capitais no Atendimento ao Cliente - DESRESPEITO"

FALA VAREJISTA!
O Pecado do DESRESPEITO é o tiro de misericórdia no Processo de Atendimento: se uma loja não respeita o Cliente, já está morta e não sabe...
Este é um Pecado tão "cabeludo" que preferimos não falar dele e irmos direto para a penitência; para a Solução... - Respeite o Cliente! - Tudo começa com o Respeito! - Respeito é bom e eu gosto! - Respeite para ser Respeitado!
Frases bem populares no nosso dia-a-dia, mas a realidade não corresponde à expectativa... Por isso vamos reforçar a famosa Política de Atendimento da Stew Leonard's, tão importante que foi talhada na pedra para não ser esquecida...
Regra 1. O cliente tem sempre razão; Regra 2. Quando o Cliente nao tiver razão, aplique a Regra 1.
Sempre que repito estas regras, escuto inúmeras controvérsias... Uns não entendem, outros não aceitam, outros discordam em parte, etc, etc, etc... Então para darmos continuidade ao trabalho darei a minha tradução para esta Política:
- Quando se tem a firmeza de dizer que "o C…