Pular para o conteúdo principal

Rally M+is - Transamazônica


"Falar é fácil, quero ver fazer!"

Quantas vezes você já ouviu esta frase, todas as vezes que você teve uma ideia inovadora; todas as vezes que você pensou em fazer algo, realmente, inovador, diferente? Quantas vezes diante, da descrença das pessoas, você vacilou e desistiu?

Nós não desistimos! Amadurecemos nossa ideia até o ponto de ser colhida, até o ponto ideal para ser colocada em prática, até a hora de Agir!

Nossa ideia pode até parecer uma completa loucura, uma insensatez, mas foi pensada e planejada nos seus mínimos detalhes: detalhes Bons e Ruins, Ações e Reações, Atitudes e Consequências, Forças e Fraquezas, Oportunidades e Ameaças, o Que, Onde, Porque, Quem, Como, Quando, Quanto...

Planejamento concluído e exaustivamente testado e aprovado chegou a hora da Ação! Sem esquecer que a vida do Empreendedor é (ou, necessariamente, deveria ser) um eterno looping de PDCA: Planejar, Desenvolver, Controlar, Ajustar, Planejar...

Para divulgar o Projeto do Portal SOU Varejista! (www.souvarejista.com.br), já aprovado pelo Catarse - a maior Comunidade de Financiamento Coletivo do Brasil, vamos percorrer a BR 230, a famosa Transamazônica, de Cabedelo na Paraíba à Lábrea no Amazonas, viajando de carona com Caminhoneiros e / ou, se necessário, a pé, apresentando a Palestra CHA EMPREENDEDOR. A ideia é mostrar os desafios de empreender no Brasil "viajando" num "empreendimento sem fim", na pior época do ano: o período popularmente chamado de "Inverno Amazônico" que tem início em novembro e segue até abril... Nossa Jornada terá a duração de 60 dias (Ida - Volta): prazo máximo para levantar os recursos necessários para financiar / lançar o Portal SOU Varejista!


Cruzaremos 7 Estados (Paraíba, Ceará, Tocantins, Piauí, Maranhão, Pará e Amazonas), realizando Atividades de divulgação, relacionadas ao Portal Sou Varejista!, além de Palestras e Mini Consultorias em 30 Cidades do Interior e 1 Capital (João Pessoa) cortadas pela Transamazônica, percorrendo um total de 8.446 quilômetros na BR 230 e mais alguns quilômetros internos nas Cidades visitadas. Todas as atividades serão registradas em nosso "Diário de Bordo", em Fotos e Vídeos que serão compartilhados nas Redes Sociais.

Nas Cidades visitadas colocaremos em prática nossa crença na força da InterAção da Comunidade Varejista e de sua Cadeia de Suprimento, através de ações de Merchandising e Publicidade com o Varejo local, com objetivo de demonstrar o ciclo de sustentabilidade do Portal SOU Varejista!, conforme abaixo:



Na Palestra CHA EMPREENDEDOR destacamos a necessidade do Conhecimento (do Negócio), das Habilidades (Gerenciais) e das Ações (Afirmativas) para garantir a viabilidade / sustentabilidade do empreendimento, traçando um paralelo entre as trajetórias de Eike Batista (Mega Empreendedor) e Fábio da Silva (Prestanista da Mata Norte de Pernambuco).

Num dos extremos, destacamos a importância do Conhecimento - o Capital Intelectual - que se faz Ação; Conhecimento que te leva para qualquer lugar que você queira ir; Conhecimento para fazer o que você queira fazer. Por outro lado, o que seria do Conhecimento se não fosse as Habilidades e, essencialmente, as Atitudes, as Ações? Ações Afirmativas, Coerentes e Convergentes para o Empreendimento.

Apresentamos com base nas trajetórias de Eike Batista e Fábio Silva, as combinações de Conhecimento, Habilidades e Atitudes que levam o Empreendimento ao Crescimento combinado com a Sustentabilidade, bem como as Estratégias para alcançar este objetivo. Por outro lado, demonstramos como a falta de Atitudes Coerentes e Convergentes pode levar o Empreendedor à situações extremas: A Quebra Total e/ou a Mesmice Galopante.

Queremos destacar, com a realização do Rally M+is - Transamazônica, três pontos que evidenciam nossa Proposta de promover a interAção na Cadeia de Suprimento do Varejo:
  • Acreditamos que podemos usar a força da Comunidade Varejista para promover uma reação em cadeia e realizar os nossos objetivos: lançar o Portal SOU Varejista! para promover a Qualificação de Jovens Varejistas e Empreendedores, com o objetivo de garantir sua Independência Econômica e Sustentabilidade; 
  • Caminhoneiros são os elos de ligação da Cadeia de Suprimento do Varejo, sem eles não existiria Varejo;
  • O Rally M+is - Transamazônica é a nossa contribuição para o Portal SOU Varejista! Nossos Planos e nosso Entusiasmo transformados em Ação, porque ninguém compra Intenções! 
Para finalizar, uma mensagem, indiscutivelmente, Coerente com a Proposta de Transformar Conhecimento em Ação: um texto de Fernando Pessoa que utilizaremos como "ponto final" em nossa Palestra...


Agir, eis a inteligência verdadeira. Serei o que quiser. Mas tenho que querer o que for. O êxito está em ter êxito, e não em ter condições de êxito. Condições de palácio tem qualquer terra larga, mas onde estará o palácio se não o fizerem ali?"
[Fernando Pessoa]

Então, sem mais delongas, até a volta!!!


Dito e Feito. As imagens abaixo foram geradas na Largada e na Chegada do Rally M+is - Transamazônica!!!


Partindo de Cabedelo (PB)

No término dos trabalhos, Palestras e Consultorias, em Lábrea (AM) na véspera da volta para casa.


Vital Sousa
integrum Consultoria

Os Mais Lidos Da Semana!

O Sorriso do Coringa

Lá pela segunda metade dos anos 80, depois de um “papo cabeça” com um psicanalista, passei de “Yuppie Carrancudo” para “Grunge Sorridente”. Os colegas diriam que por culpa da crise dos trinta, eu, melhor dizendo, diria que "graças" à crise dos trinta. Aceitei o conselho do profissional recomendado para acompanhar algumas mudanças na vida pessoal e profissional. Na época o termo ainda não virara moda, mas passei por um processo de Coaching de Carreira. O conselho, segundo o profissional, deveria resolver metade dos meus problemas... WOW!!! Um conselho bastante tentador, impossível de não ser acatado, pelos resultados prometidos e também pela simplicidade: - Sorria. Metade dos seus problemas vão sumir... Sorria!!! À primeira vista o conselho era muito fácil de ser seguido, afinal quem não sabe sorrir, sorrir é algo natural, sorrir é o melhor remédio para tudo... Porque eu não havia pensado nisso antes? Precisei gastar uma grana preta para descobrir o óbvio? Ao inv

10 Perguntas Demolidoras

Ter uma Excelente ideia não basta. É preciso saber vender o seu peixe, a qualquer momento que seja preciso. Todo Empreendedor tem a obrigação de conhecer o seu Negócio nos mínimos detalhes. Isso é importante para Vender a ideia e para a gestão do negócio. Todo Empreendedor tem a obrigação de responder, e responder certo, estas 10 perguntas sobreo seu Negócio. A Young Entrepreneur Council fez uma lista com 10 questões que todos os investidores querem saber do dono de um negócio. Encarar um grupo de investidores é uma tarefa que exige muita preparação do empreendedor. Se ele quiser conquistar aquele aporte ou investimento para sua startup ou empresa, terá de responder com segurança a todas as dúvidas de seus inquisidores. Não são perguntas fáceis. Qualquer deslize na explicação do negócio ou desconhecimento de algum detalhe da operação pode custar o tão sonhado capital. Para ajudar os empresários nesse momento de tensão, os diretores do Young Entrepreneur Council, uma as

PROCURA-SE: Consultor de Varejo

CONSULTOR DE VAREJO (CNPJ / MEI)  Para compor Equipe de Plataforma Omnicanal de Desenvolvimento Humano Organizacional , buscamos profissionais com Graduação em Administração e/ou Marketing com desejável Especialização em Finanças e Controladoria e/ou Gestão de Pessoas; COM ou SEM Experiência em Operação de Loja, mas com necessária experiência como Facilitador de Treinamentos Operacionais e Gerenciais.  O Profissional deverá compor o Quadro de Consultores da VTL Marketing, sendo co-responsável pelo desenvolvimento dos Treinamentos e Cosultorias na sua área de atuação.  Oferecemos Excelente Ambiente de Trabalho + Honorários + Comissões + Participação nos Lucros.  Perfil Empreendedor; Fã / Praticante de Rally; Espírito de Aventura e Disponibilidade para viagens de média (meses) duração no Norte / Nordeste são diferenciais que completam o Perfil dos Profissionais que buscamos.  Interessados deverão enviar Currículo para vtlmarketing4.0@gmail.com e destacar no assunto a área de a