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Samurais & Cia. Ltda.



Platoon, O Último Samurai, Gladiador, 300, Tropa de Elite... Filmes de grande sucesso de bilheteria que rapidamente se transformaram em Métodos, Vídeos e Palestras Motivacionais, na busca incansável por “Guerreiros Corporativos”. Em todos, a figura de um líder é enaltecida pelos resultados do Grupo – o bom e velho trabalho em Equipe.

Liderança – Equipe – Resultados: trinômio perfeito. Há um grande número de textos sobre esse trinômio e sua aplicação no âmbito do Atendimento ao Cliente – nosso propósito nesse texto. Temos destacado esta questão em nossos Treinamentos e Consultorias. Outro ponto que destacamos é que as pessoas não podem ser motivadas – são automotivadas – e o papel do líder é oferecer uma resposta aos questionamentos do grupo e uma visão de futuro que mobilize a todos.

As pessoas não podem ser motivadas, mas podem ser mobilizadas. De fato, de Maslow a McLelland, passando por Hezberg e McGregor, todas as teorias sobre a motivação foram sendo ligadas à liderança, no pressuposto que a motivação seria uma das principais ferramentas das pessoas que têm por missão atingir resultados através do trabalho de equipe. Dominar a arte de motivar as outras pessoas tornou-se, o principal objetivo dos que aspiram à liderança. Isso, em parte, pode explicar a multiplicação de “Motivadores” nas organizações. 

Voltando ao título e ao nosso objetivo, queremos destacar pressupostos que foram amplamente “visualizados” no filme “O Último Samurai”. Os Samurais (aquele que serve) observam o Bushido (caminho do Guerreiro), de onde destaco duas Virtudes, integralmente aplicáveis no Varejo – essencialmente prestador de serviços - para quem quer desenvolver Excelência no Atendimento ao Cliente.

KAIZEN (Melhoria Contínua): Um samurai está sempre treinando e buscando a perfeição para ser um guerreiro melhor hoje do que foi ontem.

Esse é um conceito amplamente difundido entre os praticantes da Qualidade Total nas empresas. Já pontuamos que Atendimento ao Cliente deve ser visto como um “processo contínuo” e é neste sentido que Kaizen encontra a sua melhor tradução.

MUSHIN (Atitude Mental): Segundo o código dos samurais “é difícil derrotar os inimigos; é fácil derrotar a si mesmo”.

Assim, todo treinamento deve ser focado no autoconhecimento, que gera a autoconfiança e, por consequência, a segurança na tomada de decisão em momentos de crise e dificuldade. Portanto, recomendamos todos os filmes citados, para uma excelente diversão, mas queremos destacar sua ineficácia na “motivação” das pessoas. Seja um verdadeiro líder. Conheça a sua Equipe, mas, principalmente, conheça a si mesmo.

Ativar as competências de Liderança Situacional que inspiram a Equipe; Desenvolver Líderes que além de defenderem a causa e gostarem do desafio, transpirem uma "insatisfação pessoal permanente". Líderes de Atitude, de Ação, que saibam, por melhores que sejam os resultados, que podem fazer melhor, a começar por seu próprio desempenho. Este é o papel do verdadeiro Líder... O resto é Hollywood!!!


Vital Sousa
integrum Consultoria

Os Mais Lidos Da Semana!

O Fator "Stoic Mujic"

“Enquanto se descansa, se carrega pedras”: este provérbio português é o tipo de frase feita que não sai da boca de um grupo de pessoas, entre as quais me incluo: os obstinados pelo que fazem, pelo trabalho. Estas pessoas são do tipo que nunca “desligam”. Não importa onde estejam, o que estejam fazendo; eles estão sempre “ligados”.
Numa sessão de vídeo caseira, com pipoca e guaraná, não seria diferente. Na última, vimos o filme “A Ponte dos Espiões”. “Bridge of Spies” em Inglês. Embora eu prefira, por razões que o leitor poderá ver no filme, o título em Alemão: “Der Unterhändler” que em língua tupiniquim que dizer “O Negociador”. É um excelente filme para ser usado em treinamentos sobre Negociação, com certeza usarei, mas o que mais me chamou a atenção foi a definição dada ao protagonista, interpretado por Tom Hanks. Um advogado bem sucedido de uma Empresa de Seguros. Vamos à uma breve sinopse do filme e voltamos para tratar do que interesse neste artigo, isto é: o "Fator Stoic M…

Varejo & Diversidade & Inclusão

“Falar de Diversidade não é sobre ‘coisas de viado’, é sobre ‘ser’ humano; reconhecer que ‘somos todos iguais, isto é: diferentes’.” 
Desde 1.999, na virada do milênio, trabalhamos com o conceito de Diversidade no Varejo. A partir de 2.007, com a fundação da integrum Consultoria, introduzimos o Processo de Desenvolvimento da Excelência no Atendimento à Diversidade Humana no escopo de nossa Proposta de Valor, mesmo quando nos avisavam, em tom de alerta, que poderíamos nos “queimar” com essa “conversa”, porque isso era, na época e ainda hoje, “coisa de viado”. 
Desde essa época nos apropriamos do slogan “somos todos iguais, isto é: diferentes” de uma Campanha da L’Oreal, linha Coiffeur. De lá para cá muita coisa mudou. 20 anos após nosso “despertar” sobre a questão da Diversidade no Varejo, vejo com orgulho as atenções voltadas para o termo “Inclusão” no Retail’s Big Show 2.019 da NRF - National Retail Federation dos United States of America. Yes! We are inclusive! Direto de New York, New…

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CONSULTOR DE VAREJO (FREELANCER - CNPJ / MEI)

Graduação em Administração e/ou Contábeis e/ou Psicologia, com desejável Especialização em Finanças e Controladoria e/ou Gestão de Pessoas e/ou Marketing; COM ou SEM Experiência em Operação, mas com necessária experiência como Facilitador de Treinamentos Operacionais e Gerenciais.
O Profissional deverá compor o Quadro Societário (Opcional) da integrum Consultoria, sendo co-responsável pelo desenvolvimento dos Treinamentos da sua área de atuação. 
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Vital Sousa integrum Consultoria +81 9 9851.6174 / 9 …