Pular para o conteúdo principal

Samurais, Jedis & Cia. Ltda.



Platoon
, O Último Samurai, Gladiador, 300, Tropa de Elite... a infindável e formidável Série Star Wars... Filmes de grande sucesso de bilheteria que rapidamente se transformaram em Métodos, Vídeos e Palestras Motivacionais, na busca incansável por “Guerreiros Corporativos”. Em todos, a figura de um líder é enaltecida pelos resultados do Grupo – o bom e velho trabalho em Equipe.

Liderança – Equipe – Resultados: trinômio perfeito. Há um grande número de textos sobre esse trinômio e sua aplicação no âmbito do Atendimento ao Cliente – nosso propósito nesse texto. Temos destacado esta questão em nossos Treinamentos e Consultorias. Outro ponto que destacamos é que as pessoas não podem ser motivadas – são automotivadas – e o papel do líder é oferecer uma resposta aos questionamentos do grupo e uma visão de futuro que mobilize a todos.

As pessoas não podem ser motivadas, mas podem ser mobilizadas. De fato, de Maslow a McLelland, passando por Hezberg e McGregor, todas as teorias sobre a motivação foram sendo ligadas à liderança, no pressuposto que a motivação seria uma das principais ferramentas das pessoas que têm por missão atingir resultados através do trabalho de equipe. Dominar a arte de motivar as outras pessoas tornou-se, o principal objetivo dos que aspiram à liderança. Isso, em parte, pode explicar a multiplicação de “Motivadores” nas organizações. 

Voltando ao título e ao nosso objetivo, queremos destacar pressupostos que foram amplamente “visualizados” no filme “O Último Samurai”, como, também na Série Star Wars, onde os Jedis são os Samurais do futuro. Os Samurais (aquele que serve) observam o Bushido (caminho do Guerreiro) ou a Força no caso de "Star Wars", de onde destaco duas Virtudes, integralmente aplicáveis no Varejo – essencialmente prestador de serviços - para quem quer desenvolver Excelência no Atendimento ao Cliente.

KAIZEN (Melhoria Contínua): Um samurai está sempre treinando e buscando a perfeição para ser um guerreiro melhor hoje do que foi ontem.

Esse é um conceito amplamente difundido entre os praticantes da Qualidade Total nas empresas. Já pontuamos que Atendimento ao Cliente deve ser visto como um “processo contínuo” e é neste sentido que Kaizen encontra a sua melhor tradução.

MUSHIN (Atitude Mental): Segundo o código dos samurais “é difícil derrotar os inimigos; é fácil derrotar a si mesmo”.

Assim, todo treinamento deve ser focado no autoconhecimento, que gera a autoconfiança e, por consequência, a segurança na tomada de decisão em momentos de crise e dificuldade. Portanto, recomendamos todos os filmes citados, para uma excelente diversão, mas queremos destacar sua ineficácia na “motivação” das pessoas. Seja um verdadeiro líder. Conheça a sua Equipe, mas, principalmente, conheça a si mesmo.

Ativar as competências de Liderança Situacional que inspiram a Equipe; Desenvolver Líderes que além de defenderem a causa e gostarem do desafio, transpirem uma "insatisfação pessoal permanente". Líderes de Atitude, de Ação, que saibam, por melhores que sejam os resultados, que podem fazer melhor, a começar por seu próprio desempenho. Este é o papel do verdadeiro Líder... O resto é Hollywood!!!

- "Que a Força esteja com Você"!!!

- Banzai!!! Banzai!!! Banzai!!!


Vital Sousa
Consultor de Negócios
VTL Marketing

Comentários

Os Mais Lidos Da Semana!

Motivação x Entusiasmo

"Nada de grandioso chegou, algum dia, a ser alcançado sem entusiasmo.” [Ralph Waldo Emerson] Mais um Work Shop, mais uma Palestra e a velha questão vem à tona: motivação. O que percebo, é que a grande maioria das pessoas está olhando, diariamente, para os céus à espera de instruções para seguir em frente. Há um verdadeiro eclipse do pensamento. As pessoas simplesmente desistiram de pensar e desta forma se sentem inteiramente perdidas, limitadas a garantir suas subsistências. Por outro lado, sempre que ouço uma solicitação de algum trabalho voltado à motivação do pessoal, fico com as orelhas em pé: quais as verdadeiras razões para a demanda? Há um real desejo de desenvolvimento das pessoas pelas pessoas ou trata-se apenas de uma demanda por mais produtividade? Mas esta é outra história. Inicialmente, vamos entender a diferença entre ‘motivação’ e entusiasmo (automotivação). Conforme sempre falo, a diferença entre motivação e entusiasmo fica explicitada em u

Arista - Até o Fim do Mundo

"Arista - Até o Fim do Mundo" é um Romance-Ficção Científica-Aventura; é, também, uma inquietante tentativa de responder as perguntas sobre as origens do que escrevo: as lembranças que afloram em minha mente e eu não sei precisar se são, realmente, lembranças ou sonhos ou delírios.  "Se os "nomes" ou "fatos", descritos, te fizerem lembrar de um lugar, uma pessoa, uma situação; se você experimentar uma sensação de déjà vu... Tenha certeza: você pode não ser a pessoa que pensa que é... Então, não perca tempo: deixe tudo que estiver fazendo e venha para Colina, Comuna de Sinnamary, Guiana Francesa, para iniciar a busca da sua verdadeira história... Procure-me no Hotel Concorde, Apto 201... Acredito ser Carlos Eduardo Romero" 100,0% dos Royalties deste Produto será destinado às Ações Sociais do i2: instituto integrum que atua na Formação e Qualificação de Operadores e Empreendedores Varejistas e na Promoção da Acessibilidade no Varejo de Produtos e

Rally M+is - Transamazônica

"Falar é fácil, quero ver fazer!" Partindo de Cabedelo (PB) Quantas vezes você já ouviu esta frase, todas as vezes que você teve uma ideia inovadora; todas as vezes que você pensou em fazer algo, realmente, inovador, diferente? Quantas vezes diante, da descrença das pessoas, você vacilou e desistiu? Nós não desistimos! Amadurecemos nossa ideia até o ponto de ser colhida, até o ponto ideal para ser colocada em prática, até a hora de Agir! Nossa ideia pode até parecer uma completa loucura, uma insensatez, mas foi pensada e planejada nos seus mínimos detalhes: detalhes Bons e Ruins, Ações e Reações, Atitudes e Consequências, Forças e Fraquezas, Oportunidades e Ameaças, o Que, Onde, Porque, Quem, Como, Quando, Quanto... Planejamento concluído e exaustivamente testado e aprovado chegou a hora da Ação! Sem esquecer que a vida do Empreendedor é (ou, necessariamente, deveria ser) um eterno looping de PDCA: Planejar, Desenvolver, Controlar, Ajustar, Planejar...