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Samurais, Jedis & Cia. Ltda.



Platoon
, O Último Samurai, Gladiador, 300, Tropa de Elite... a infindável e formidável Série Star Wars... Filmes de grande sucesso de bilheteria que rapidamente se transformaram em Métodos, Vídeos e Palestras Motivacionais, na busca incansável por “Guerreiros Corporativos”. Em todos, a figura de um líder é enaltecida pelos resultados do Grupo – o bom e velho trabalho em Equipe.

Liderança – Equipe – Resultados: trinômio perfeito. Há um grande número de textos sobre esse trinômio e sua aplicação no âmbito do Atendimento ao Cliente – nosso propósito nesse texto. Temos destacado esta questão em nossos Treinamentos e Consultorias. Outro ponto que destacamos é que as pessoas não podem ser motivadas – são automotivadas – e o papel do líder é oferecer uma resposta aos questionamentos do grupo e uma visão de futuro que mobilize a todos.

As pessoas não podem ser motivadas, mas podem ser mobilizadas. De fato, de Maslow a McLelland, passando por Hezberg e McGregor, todas as teorias sobre a motivação foram sendo ligadas à liderança, no pressuposto que a motivação seria uma das principais ferramentas das pessoas que têm por missão atingir resultados através do trabalho de equipe. Dominar a arte de motivar as outras pessoas tornou-se, o principal objetivo dos que aspiram à liderança. Isso, em parte, pode explicar a multiplicação de “Motivadores” nas organizações. 

Voltando ao título e ao nosso objetivo, queremos destacar pressupostos que foram amplamente “visualizados” no filme “O Último Samurai”, como, também na Série Star Wars, onde os Jedis são os Samurais do futuro. Os Samurais (aquele que serve) observam o Bushido (caminho do Guerreiro) ou a Força no caso de "Star Wars", de onde destaco duas Virtudes, integralmente aplicáveis no Varejo – essencialmente prestador de serviços - para quem quer desenvolver Excelência no Atendimento ao Cliente.

KAIZEN (Melhoria Contínua): Um samurai está sempre treinando e buscando a perfeição para ser um guerreiro melhor hoje do que foi ontem.

Esse é um conceito amplamente difundido entre os praticantes da Qualidade Total nas empresas. Já pontuamos que Atendimento ao Cliente deve ser visto como um “processo contínuo” e é neste sentido que Kaizen encontra a sua melhor tradução.

MUSHIN (Atitude Mental): Segundo o código dos samurais “é difícil derrotar os inimigos; é fácil derrotar a si mesmo”.

Assim, todo treinamento deve ser focado no autoconhecimento, que gera a autoconfiança e, por consequência, a segurança na tomada de decisão em momentos de crise e dificuldade. Portanto, recomendamos todos os filmes citados, para uma excelente diversão, mas queremos destacar sua ineficácia na “motivação” das pessoas. Seja um verdadeiro líder. Conheça a sua Equipe, mas, principalmente, conheça a si mesmo.

Ativar as competências de Liderança Situacional que inspiram a Equipe; Desenvolver Líderes que além de defenderem a causa e gostarem do desafio, transpirem uma "insatisfação pessoal permanente". Líderes de Atitude, de Ação, que saibam, por melhores que sejam os resultados, que podem fazer melhor, a começar por seu próprio desempenho. Este é o papel do verdadeiro Líder... O resto é Hollywood!!!

- "Que a Força esteja com Você"!!!

- Banzai!!! Banzai!!! Banzai!!!


Vital Sousa
Consultor de Negócios
VTL Marketing

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