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Samurais & Cia. Ltda.



Platoon, O Último Samurai, Gladiador, 300, Tropa de Elite... Filmes de grande sucesso de bilheteria que rapidamente se transformaram em Métodos, Vídeos e Palestras Motivacionais, na busca incansável por “Guerreiros Corporativos”. Em todos, a figura de um líder é enaltecida pelos resultados do Grupo – o bom e velho trabalho em Equipe.

Liderança – Equipe – Resultados: trinômio perfeito. Há um grande número de textos sobre esse trinômio e sua aplicação no âmbito do Atendimento ao Cliente – nosso propósito nesse texto. Temos destacado esta questão em nossos Treinamentos e Consultorias. Outro ponto que destacamos é que as pessoas não podem ser motivadas – são automotivadas – e o papel do líder é oferecer uma resposta aos questionamentos do grupo e uma visão de futuro que mobilize a todos.

As pessoas não podem ser motivadas, mas podem ser mobilizadas. De fato, de Maslow a McLelland, passando por Hezberg e McGregor, todas as teorias sobre a motivação foram sendo ligadas à liderança, no pressuposto que a motivação seria uma das principais ferramentas das pessoas que têm por missão atingir resultados através do trabalho de equipe. Dominar a arte de motivar as outras pessoas tornou-se, o principal objetivo dos que aspiram à liderança. Isso, em parte, pode explicar a multiplicação de “Motivadores” nas organizações. 

Voltando ao título e ao nosso objetivo, queremos destacar pressupostos que foram amplamente “visualizados” no filme “O Último Samurai”. Os Samurais (aquele que serve) observam o Bushido (caminho do Guerreiro), de onde destaco duas Virtudes, integralmente aplicáveis no Varejo – essencialmente prestador de serviços - para quem quer desenvolver Excelência no Atendimento ao Cliente.

KAIZEN (Melhoria Contínua): Um samurai está sempre treinando e buscando a perfeição para ser um guerreiro melhor hoje do que foi ontem.

Esse é um conceito amplamente difundido entre os praticantes da Qualidade Total nas empresas. Já pontuamos que Atendimento ao Cliente deve ser visto como um “processo contínuo” e é neste sentido que Kaizen encontra a sua melhor tradução.

MUSHIN (Atitude Mental): Segundo o código dos samurais “é difícil derrotar os inimigos; é fácil derrotar a si mesmo”.

Assim, todo treinamento deve ser focado no autoconhecimento, que gera a autoconfiança e, por consequência, a segurança na tomada de decisão em momentos de crise e dificuldade. Portanto, recomendamos todos os filmes citados, para uma excelente diversão, mas queremos destacar sua ineficácia na “motivação” das pessoas. Seja um verdadeiro líder. Conheça a sua Equipe, mas, principalmente, conheça a si mesmo.

Ativar as competências de Liderança Situacional que inspiram a Equipe; Desenvolver Líderes que além de defenderem a causa e gostarem do desafio, transpirem uma "insatisfação pessoal permanente". Líderes de Atitude, de Ação, que saibam, por melhores que sejam os resultados, que podem fazer melhor, a começar por seu próprio desempenho. Este é o papel do verdadeiro Líder... O resto é Hollywood!!!


Vital Sousa
integrum Consultoria

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