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Samurais & Cia. Ltda.



Platoon, O Último Samurai, Gladiador, 300, Tropa de Elite... Filmes de grande sucesso de bilheteria que rapidamente se transformaram em Métodos, Vídeos e Palestras Motivacionais, na busca incansável por “Guerreiros Corporativos”. Em todos, a figura de um líder é enaltecida pelos resultados do Grupo – o bom e velho trabalho em Equipe.

Liderança – Equipe – Resultados: trinômio perfeito. Há um grande número de textos sobre esse trinômio e sua aplicação no âmbito do Atendimento ao Cliente – nosso propósito nesse texto. Temos destacado esta questão em nossos Treinamentos e Consultorias. Outro ponto que destacamos é que as pessoas não podem ser motivadas – são automotivadas – e o papel do líder é oferecer uma resposta aos questionamentos do grupo e uma visão de futuro que mobilize a todos.

As pessoas não podem ser motivadas, mas podem ser mobilizadas. De fato, de Maslow a McLelland, passando por Hezberg e McGregor, todas as teorias sobre a motivação foram sendo ligadas à liderança, no pressuposto que a motivação seria uma das principais ferramentas das pessoas que têm por missão atingir resultados através do trabalho de equipe. Dominar a arte de motivar as outras pessoas tornou-se, o principal objetivo dos que aspiram à liderança. Isso, em parte, pode explicar a multiplicação de “Motivadores” nas organizações. 

Voltando ao título e ao nosso objetivo, queremos destacar pressupostos que foram amplamente “visualizados” no filme “O Último Samurai”. Os Samurais (aquele que serve) observam o Bushido (caminho do Guerreiro), de onde destaco duas Virtudes, integralmente aplicáveis no Varejo – essencialmente prestador de serviços - para quem quer desenvolver Excelência no Atendimento ao Cliente.

KAIZEN (Melhoria Contínua): Um samurai está sempre treinando e buscando a perfeição para ser um guerreiro melhor hoje do que foi ontem.

Esse é um conceito amplamente difundido entre os praticantes da Qualidade Total nas empresas. Já pontuamos que Atendimento ao Cliente deve ser visto como um “processo contínuo” e é neste sentido que Kaizen encontra a sua melhor tradução.

MUSHIN (Atitude Mental): Segundo o código dos samurais “é difícil derrotar os inimigos; é fácil derrotar a si mesmo”.

Assim, todo treinamento deve ser focado no autoconhecimento, que gera a autoconfiança e, por consequência, a segurança na tomada de decisão em momentos de crise e dificuldade. Portanto, recomendamos todos os filmes citados, para uma excelente diversão, mas queremos destacar sua ineficácia na “motivação” das pessoas. Seja um verdadeiro líder. Conheça a sua Equipe, mas, principalmente, conheça a si mesmo.

Ativar as competências de Liderança Situacional que inspiram a Equipe; Desenvolver Líderes que além de defenderem a causa e gostarem do desafio, transpirem uma "insatisfação pessoal permanente". Líderes de Atitude, de Ação, que saibam, por melhores que sejam os resultados, que podem fazer melhor, a começar por seu próprio desempenho. Este é o papel do verdadeiro Líder... O resto é Hollywood!!!


Vital Sousa
integrum Consultoria

Os Mais Lidos Da Semana!

Rally M+is - Transnordestina

O Rally
O Rally M+is em sua IV Edição – Rally M+is – Transnordestina – estará focando suas expertises no Varejo Alimentar: origem da proposta de trabalho da integrum Consultoria. Suas atividades estarão focadas no desenvolvimento / ampliação do relacionamento dentro da Cadeia de Suprimento e Qualificação de Operadores e Varejistas.
O que eu ganho com isso?
De início, a resposta à pergunta que, acreditamos, surgirá no momento inicial de nossa apresentação: do Consumidor à Indústria, os Benefícios Sistêmicos da maior Interação da Cadeia de Suprimento do Varejo Alimentar.
- Consumidores: MELHOR Atendimento, Preço, Qualidade, Variedade e Conforto; - Varejistas: MAIS Qualificação, Vendas, Gestão e Rentabilidade; - Transportadoras: MAIS Embarques, Precisão, Rapidez, Pontualidade e Eficiência; - Distribuidores: MAIS Mix, Giro, Clientes, Rentabilidade e Liquidez; - Indústrias: MAIS Vendas, Previsibilidade e Rentabilidade!
O Roteiro
O Percurso do Rally M+is – Transnordestina é um retorno às origens: queremos…

10 Perguntas Demolidoras (AP-InCo)

Ter uma Excelente ideia não basta. É preciso saber vender o seu peixe, a qualquer momento que seja preciso. Todo Empreendedor tem a obrigação de conhecer o seu Negócio nos mínimos detalhes. Isso é importante para Vender a ideia e para a gestão do negócio. Todo Empreendedor tem a obrigação de responder, e responder certo, estas 10 perguntas sobreo seu Negócio.
A Young Entrepreneur Council fez uma lista com 10 questões que todos os investidores querem saber do dono de um negócio.
Encarar um grupo de investidores é uma tarefa que exige muita preparação do empreendedor. Se ele quiser conquistar aquele aporte ou investimento para sua startup ou empresa, terá de responder com segurança a todas as dúvidas de seus inquisidores.
Não são perguntas fáceis. Qualquer deslize na explicação do negócio ou desconhecimento de algum detalhe da operação pode custar o tão sonhado capital. Para ajudar os empresários nesse momento de tensão, os diretores do Young Entrepreneur Council, uma associação mundial de…

De Volta ao Futuro! (AP II)

O Reveillon é um momento de luzes e cores: o branco da paz; o amarelo da prosperidade; o azul da harmonia; o verde da saúde; o laranja da vitalidade - esta deveria ser  a minha cor favorita; o vermelho da paixão... Um verdadeiro arco-íris de desejos e felicitações para um ano que se inicia, iluminado pelas luzes dos fogos de artifício e ao som do hit do dia: Vai Malandra!
No meio dessas "ondas" uma foto em preto e branco grita aos quatro ventos e aos quatro cantos da world wide web. Através de um post transversal nas redes sociais, alguém publica uma foto do fotógrafo Lucas Landau, que me conecta, imediatamente, com os versos de um hai kai...
"Pinto meu rosto Para me ver exposto, Sonhar em cores."
... Que, para mim, traduzem o "grito" do menino à beira mar com os olhos refletindo os fogos de artifício. Meu primeiro ímpeto é perguntar, como se ele me escutasse, "Você tem fome de que?"; "Você tem sede de que?" Porque você dá as costas à todas…