Pular para o conteúdo principal

Os Sete Pecados no Atendimento - Insensibilidade



O Pecado da INSENSIBILIDADE

Esse é de arrepiar!!!

Tão importantes quanto os fatores emocionais, os fatores sensoriais podem ser considerados como “gatilhos” para ativar a memória e, consequentemente, as emoções dos clientes. Criar uma atmosfera de compra é, ou pelo menos deveria ser, o principal objetivo na hora de se montar uma loja. Promover “Experiências Sensoriais” é a tendência Super-Hiper-Ultra-Mega-Power do varejo mundial na atualidade.

Peca o lojista que desconsiderar a relevância dos sentidos nas experiências de compras de seus clientes, porque o Mundo dos Sentidos é a própria vida dos seres humanos. Os cheiros, as imagens, as texturas, os sons, os gostos – tudo que experienciamos com o nosso corpo – dão substância à nossa existência.

Mesmo quando fantasiamos, sonhamos e criamos, não nos desconectamos das amarras do físico. Qualquer elemento que utilizamos para fantasiar, sonhar ou criar, possui origem nas nossas experiências sensoriais. Neste sentido, se almejamos uma vida plena é preciso viver o Mundo dos Sentidos: uma condição essencial para a felicidade. Não é a toa que a felicidade faz parte dos slogans de grandes redes varejistas.

Sem dúvidas, podemos descrever, em detalhes, as mais remotas experiências sensoriais armazenadas em nossas memórias, tal é a força com que as mesmas são registradas. Da minha memória, por exemplo, posso recuperar um ícone de consumo da minha infância, que usarei como produto emblemático para essa discussão. Um produto que oferecia a possibilidade de exercitar todos os sentidos, que demonstra de que forma usar as sensações para compor o universo de cada Produto e Marca. Estou me referindo à Camisa Volta ao Mundo.

Visão: Azul ou Rosa Bebê era inconfundível;
Audição: O barulhinho que fazia com o movimento (roçar) dos braços;
Tato: o tecido sintético (Rhodia) pinicava loucamente;
Olfato: embora fosse vendida como arejada, o tecido sintético provocava um cecê da ‘muléstia’!!!
Paladar: não lembro alguém ter tentado comer a camisa - talvez algum bode  no roçado – mas o gosto de plástico seria horrível!!!

O Marketing Sensorial sendo bem introduzido em um ponto de vendas, sem exageros, pode se tornar um grande aliado na conquista e retenção de clientes e no aumento de vendas. Mas onde está o pecado da Insensibilidade? 

- Elementar, meu caro leitor. Desconsidere as experiências sensoriais no ponto de vendas ou pior, permita que experiências negativas aconteçam; ofereça aos seus clientes um ponto de vendas desorganizado, sujo, barulhento e você irá direto para o inferno da falência, sem nem mesmo passar pelo purgatório da recuperação judicial.


Vital Sousa
VTL Marketing

Comentários

Os Mais Lidos Da Semana!

A Cartilha do ABC

Há alguns dias li uma notícia, num site sobre empreendedorismo, que uma empreendedora havia alcançado sucesso em seu negócio com uma inovação: ela estava produzindo sapatos ao gosto do Cliente, isto é: customizados ou personalizados ou, ainda, taylor made – sob medida.
- Como é que é?! Inovação!? Mas quando!?
Sou do tempo que sapatos, roupas, chapéus, joias e outros acessórios e adornos eram confeccionados sob medida e encomenda dos Clientes, então, para mim, esta empreendedora não está inovando: está fazendo o que é bastante comum no mundo da moda: voltando ao passado; fazendo uma releitura de um processo de produção. Não vou me aprofundar neste “revival” calçadista, porque a leitura da noticia me inspirou a fazer minha própria “inovação”: uma Cartilha do ABC para ensinar empreendedores e varejistas o “bê-a-bá” da Gestão de Estoques, Vendas Clientes, Cobrança, Capital de Giro e o fundamental Fluxo de Caixa. A Cartilha do ABC é uma ferramenta gerencial que serve para isso e muito mais.
C…

10 Perguntas Demolidoras

Ter uma Excelente ideia não basta. É preciso saber vender o seu peixe, a qualquer momento que seja preciso. Todo Empreendedor tem a obrigação de conhecer o seu Negócio nos mínimos detalhes. Isso é importante para Vender a ideia e para a gestão do negócio. Todo Empreendedor tem a obrigação de responder, e responder certo, estas 10 perguntas sobreo seu Negócio.
A Young Entrepreneur Council fez uma lista com 10 questões que todos os investidores querem saber do dono de um negócio.
Encarar um grupo de investidores é uma tarefa que exige muita preparação do empreendedor. Se ele quiser conquistar aquele aporte ou investimento para sua startup ou empresa, terá de responder com segurança a todas as dúvidas de seus inquisidores.
Não são perguntas fáceis. Qualquer deslize na explicação do negócio ou desconhecimento de algum detalhe da operação pode custar o tão sonhado capital. Para ajudar os empresários nesse momento de tensão, os diretores do Young Entrepreneur Council, uma associação mundial de…

FALAVarejista!PodCast.Sem15 - "Os Sete Pecados Capitais no Atendimento ao Cliente - DESRESPEITO"

FALA VAREJISTA!
O Pecado do DESRESPEITO é o tiro de misericórdia no Processo de Atendimento: se uma loja não respeita o Cliente, já está morta e não sabe...
Este é um Pecado tão "cabeludo" que preferimos não falar dele e irmos direto para a penitência; para a Solução... - Respeite o Cliente! - Tudo começa com o Respeito! - Respeito é bom e eu gosto! - Respeite para ser Respeitado!
Frases bem populares no nosso dia-a-dia, mas a realidade não corresponde à expectativa... Por isso vamos reforçar a famosa Política de Atendimento da Stew Leonard's, tão importante que foi talhada na pedra para não ser esquecida...
Regra 1. O cliente tem sempre razão; Regra 2. Quando o Cliente nao tiver razão, aplique a Regra 1.
Sempre que repito estas regras, escuto inúmeras controvérsias... Uns não entendem, outros não aceitam, outros discordam em parte, etc, etc, etc... Então para darmos continuidade ao trabalho darei a minha tradução para esta Política:
- Quando se tem a firmeza de dizer que "o C…