Pular para o conteúdo principal

Os Sete Pecados no Atendimento - Insensibilidade



O Pecado da INSENSIBILIDADE

Esse é de arrepiar!!!

Tão importantes quanto os fatores emocionais, os fatores sensoriais podem ser considerados como “gatilhos” para ativar a memória e, consequentemente, as emoções dos clientes. Criar uma atmosfera de compra é, ou pelo menos deveria ser, o principal objetivo na hora de se montar uma loja. Promover “Experiências Sensoriais” é a tendência Super-Hiper-Ultra-Mega-Power do varejo mundial na atualidade.

Peca o lojista que desconsiderar a relevância dos sentidos nas experiências de compras de seus clientes, porque o Mundo dos Sentidos é a própria vida dos seres humanos. Os cheiros, as imagens, as texturas, os sons, os gostos – tudo que experienciamos com o nosso corpo – dão substância à nossa existência.

Mesmo quando fantasiamos, sonhamos e criamos, não nos desconectamos das amarras do físico. Qualquer elemento que utilizamos para fantasiar, sonhar ou criar, possui origem nas nossas experiências sensoriais. Neste sentido, se almejamos uma vida plena é preciso viver o Mundo dos Sentidos: uma condição essencial para a felicidade. Não é a toa que a felicidade faz parte dos slogans de grandes redes varejistas.

Sem dúvidas, podemos descrever, em detalhes, as mais remotas experiências sensoriais armazenadas em nossas memórias, tal é a força com que as mesmas são registradas. Da minha memória, por exemplo, posso recuperar um ícone de consumo da minha infância, que usarei como produto emblemático para essa discussão. Um produto que oferecia a possibilidade de exercitar todos os sentidos, que demonstra de que forma usar as sensações para compor o universo de cada Produto e Marca. Estou me referindo à Camisa Volta ao Mundo.

Visão: Azul ou Rosa Bebê era inconfundível;
Audição: O barulhinho que fazia com o movimento (roçar) dos braços;
Tato: o tecido sintético (Rhodia) pinicava loucamente;
Olfato: embora fosse vendida como arejada, o tecido sintético provocava um cecê da ‘muléstia’!!!
Paladar: não lembro alguém ter tentado comer a camisa - talvez algum bode  no roçado – mas o gosto de plástico seria horrível!!!

O Marketing Sensorial sendo bem introduzido em um ponto de vendas, sem exageros, pode se tornar um grande aliado na conquista e retenção de clientes e no aumento de vendas. Mas onde está o pecado da Insensibilidade? 

- Elementar, meu caro leitor. Desconsidere as experiências sensoriais no ponto de vendas ou pior, permita que experiências negativas aconteçam; ofereça aos seus clientes um ponto de vendas desorganizado, sujo, barulhento e você irá direto para o inferno da falência, sem nem mesmo passar pelo purgatório da recuperação judicial.


Vital Sousa
VTL Marketing

Comentários

Os Mais Lidos Da Semana!

PROCURA-SE: Consultor de Varejo

CONSULTOR DE VAREJO (CNPJ / MEI)  Para compor Equipe de Plataforma Omnicanal de Desenvolvimento Humano Organizacional , buscamos profissionais com Graduação em Administração e/ou Marketing com desejável Especialização em Finanças e Controladoria e/ou Gestão de Pessoas; COM ou SEM Experiência em Operação de Loja, mas com necessária experiência como Facilitador de Treinamentos Operacionais e Gerenciais.  O Profissional deverá compor o Quadro de Consultores da VTL Marketing, sendo co-responsável pelo desenvolvimento dos Treinamentos e Cosultorias na sua área de atuação.  Oferecemos Excelente Ambiente de Trabalho + Honorários + Comissões + Participação nos Lucros.  Perfil Empreendedor; Fã / Praticante de Rally; Espírito de Aventura e Disponibilidade para viagens de média (meses) duração no Norte / Nordeste são diferenciais que completam o Perfil dos Profissionais que buscamos.  Interessados deverão enviar Currículo para vtlmarketing4.0@gmail.com e destacar no assunto a área de a

Rally M+is - TransNordestina

Rally M+is -  TransNordestina (Suape, PE - Pecém, CE) "O Rally da TransformAÇÃO" Apresentação / Propósito: O Rally M+is em sua IV Edição – Rally M+is – TransNordestina – estará focando suas expertises no Varejo Alimentar: origem da proposta de trabalho da VTL Marketing . Suas atividades estarão focadas no desenvolvimento e/ou ampliação do relacionamento dentro da Cadeia de Suprimento, além da Qualificação de Empreendedores e Operadores e Varejistas para enfrentar a R-Evolução 4.0 ; para trabalhar com foco na nova realidade do Varejo e do Novo Consumidor Omnicanal. O que eu ganho com isso? - Consumidores: MELHOR Atendimento, Preço, Qualidade, Variedade e Conforto; - Varejistas: MAIS Qualificação, Vendas, Gestão e Rentabilidade; - Transportadoras : MAIS Embarques, Precisão, Rapidez, Pontualidade e Eficiência; - Distribuidores: MAIS Mix, Giro, Clientes, Rentabilidade e Liquidez; - Indústrias: MAIS Vendas, Previsibilidade e Rentabilidade! O Roteiro: Neste mom

FALA Varejista! PodCast.Sem35 - "Consistência"

FALA Varejista!  “A Consistência é superestimada: os dispersos herdarão a terra... Quem viver verá.”  Falar de Consistência me faz lembrar um pudim: uma delícia e uma excelente analogia para tratar deste tema...  Nos meios empresariais, a Consistência pode ser definida como um conjunto de resultados que satisfazem as expectativas das organizações em qualquer processo; é a coerência; a firmeza de ponto de vista; a persistência...  Para Empreendedores , principalmente os que empreendem por necessidade e todos que estão diante de uma dificuldade, uma crise, o conceito de Consistência não faz o menor sentido; É neste contexto que digo que a Consistência é superestimada...  Para estes Empreendedores, minha recomendação é que não esperem até alcançar a Consistência para fazer o que deve ser feito. Esperar não leva ninguém a lugar nenhum.  Em momentos de incertezas e necessidade de decisões rápidas, recomendo que Empreendedores e Gestores avaliem suas melhores competências e habilidades