O Pecado da
INSENSIBILIDADE
Esse é de arrepiar!!!
Tão
importantes quanto os fatores emocionais, os fatores sensoriais podem ser
considerados como “gatilhos” para ativar a memória e, consequentemente, as
emoções dos clientes. Criar uma atmosfera de compra é, ou pelo menos deveria
ser, o principal objetivo na hora de se montar uma loja. Promover “Experiências Sensoriais” é a tendência
Super-Hiper-Ultra-Mega-Power do varejo mundial na atualidade.
Peca o lojista que desconsiderar a relevância dos sentidos nas experiências
de compras de seus clientes, porque o Mundo dos Sentidos é a própria vida dos
seres humanos. Os cheiros, as imagens, as texturas, os sons, os gostos – tudo
que experienciamos com o nosso corpo – dão substância à nossa existência.
Mesmo quando fantasiamos, sonhamos e criamos, não nos desconectamos das
amarras do físico. Qualquer elemento que utilizamos para fantasiar, sonhar ou
criar, possui origem nas nossas experiências sensoriais. Neste sentido, se
almejamos uma vida plena é preciso viver o Mundo dos Sentidos: uma condição
essencial para a felicidade. Não é a toa que a felicidade faz parte dos slogans
de grandes redes varejistas.
Sem dúvidas, podemos descrever, em detalhes, as mais remotas
experiências sensoriais armazenadas em nossas memórias, tal é a força com que
as mesmas são registradas. Da minha memória, por exemplo, posso recuperar um
ícone de consumo da minha infância, que usarei como produto emblemático para
essa discussão. Um produto que oferecia a possibilidade de exercitar todos os
sentidos, que demonstra de que forma usar as sensações para compor o universo
de cada Produto e Marca. Estou me referindo à Camisa Volta ao Mundo.
Visão: Azul ou
Rosa Bebê era inconfundível;
Audição: O
barulhinho que fazia com o movimento (roçar) dos braços;
Tato: o tecido
sintético (Rhodia) pinicava loucamente;
Olfato: embora
fosse vendida como arejada, o tecido sintético provocava um cecê da
‘muléstia’!!!
Paladar: não
lembro alguém ter tentado comer a camisa - talvez algum bode no roçado – mas o gosto de plástico seria
horrível!!!
O Marketing Sensorial sendo bem introduzido em um ponto de vendas,
sem exageros, pode se tornar um grande aliado na conquista e retenção de
clientes e no aumento de vendas. Mas onde está o pecado da Insensibilidade?
- Elementar, meu caro leitor. Desconsidere as experiências sensoriais no ponto de
vendas ou pior, permita que experiências negativas aconteçam; ofereça aos seus
clientes um ponto de vendas desorganizado, sujo, barulhento e você irá direto
para o inferno da falência, sem nem mesmo passar pelo purgatório da recuperação
judicial.
Vital
Sousa
VTL Marketing
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