Pular para o conteúdo principal

Os Sete Pecados Capitais no Atendimento - Demora


O Pecado da DEMORA


Uma das soluções para o mau atendimento: Escute e preste atenção no que o seu cliente diz e faz... Dentro e fora do seu ponto de vendas! 

Para nós isso se chama Gestão de Clientes, mas se quiserem usar um termo americanizado, chamem de CRM – Customer Relationship Management.

 

O Pecado da Demora pode manifestar-se de varias formas; em várias etapas do processo de atendimento e nos serviços adicionais como entrega e montagem. A forma que mais destaca a demora no atendimento é a famigerada fila. Filas são tão comuns, já fazem parte da nossa cultura e do nosso anedotário, mas num mercado com tantas opções, de concorrência acirrada, o cliente só fica na fila se for “refém” do produto.

Gestão de Clientes, CRM, Customer Relationship Management, Gerenciamento do Relacionamento de Clientes, não importa o nome que você dê a este processo, o que importa na verdade é que faça parte da filosofia da empresa, seja traduzido em políticas de atendimento e traduza-se em atitude de todos os envolvidos: do vendedor ao dono. Isto normalmente não acontece. As empresas – apesar das pesquisas – têm ignorado um importante dado: não existe cliente fiel. 

A fidelidade é algo que se compra. A fidelidade se compra com descontos ou se troca por pontos em “programas de fidelidade”. O que se busca com a Gestão de Cientes é a lealdade. Para isso é preciso mudar o foco: deixar de lado o foco NO cliente e passar para o foco DO cliente; mostrar que não importa as escolhas dele; ele sempre será reconhecido e respeitado pela empresa.

Um "causo", desses que divulgam em Palestras e Oficinas sobre atendimento, demonstra bem a eficácia do que estamos propondo... Vamos ao "causo" e depois voltamos para as últimas considerações.

Uma senhora, de mãos dadas com uma criança, entra apressada em um supermercado... Vai direto para as seções de bebidas e salgadinhos... Pega alguns itens e corre para o check out... Preferencial, claro... Paga e sai correndo...

Um dos seguranças da loja... Que acompanhava a cena desde o início... Curioso com o fato interrompe a correria da senhora e pergunta:

- Por favor, a Senhora pode me dizer a razão dessa correria toda?

- Posso meu filho... É que está quase na hora do Desenho Animado preferido do meu netinho... E estamos indo p'rá casa para assistir.

- Mas essa correria toda por causa de Desenho Animado???!!!

- É meu filho... É isso mesmo... Para você entender: hoje é o único dia no mês que posso ficar com o meu netinho, que mora longe... Tchau!

Moral da história: tempo é o bem mais precioso para seu cliente e o que ele faz com seu tempo livre é problema dele. O seu “problema” é fazer com que esse tempo seja o maior possível!!!

Então, Caros Varejistas, de todos os Segmentos e todos os Canais, escute e prestem bastante atenção no que o seu Cliente faz na sua Loja - Física ou Virtual. O tempo de uma transação é mais importante que o valor da mesma. Reter o Cliente na loja não vai fazer com que ele compre mais. Se vocês querem realmente saber o que o seu Cliente pensa sobre a DEMORA na sua Loja, entrem nas suas filas, ESCUTEM os seus Clientes e tomem as devidas e necessárias providências.

Para finalizar vou contar outra história... Estão criando, de forma indiscriminada, os já famosos Apps de Vendas Online que deixam os Clientes em "Filas Virtuais": isso é uma ABERRAÇÃO TECNOLÓGICA e uma tremenda falta de respeito, principalmente, quando os atendentes justificam a DEMORA transferindo a responsabilidade para o "SISTEMA". Acreditem: nessa história há um BURRO e um Pássaro e com certeza não é o Varejista que está voando para longe da Loja!!



Vital Sousa
VTL Marketing

Os Mais Lidos Da Semana!

A Cartilha do ABC

Há alguns dias li uma notícia, num site sobre empreendedorismo, que uma empreendedora havia alcançado sucesso em seu negócio com uma inovação: ela estava produzindo sapatos ao gosto do Cliente, isto é: customizados ou personalizados ou, ainda, taylor made – sob medida.
- Como é que é?! Inovação!? Mas quando!?
Sou do tempo que sapatos, roupas, chapéus, joias e outros acessórios e adornos eram confeccionados sob medida e encomenda dos Clientes, então, para mim, esta empreendedora não está inovando: está fazendo o que é bastante comum no mundo da moda: voltando ao passado; fazendo uma releitura de um processo de produção. Não vou me aprofundar neste “revival” calçadista, porque a leitura da noticia me inspirou a fazer minha própria “inovação”: uma Cartilha do ABC para ensinar empreendedores e varejistas o “bê-a-bá” da Gestão de Estoques, Vendas Clientes, Cobrança, Capital de Giro e o fundamental Fluxo de Caixa. A Cartilha do ABC é uma ferramenta gerencial que serve para isso e muito mais.
C…

O Sorriso do Coringa

Lá pela segunda metade dos anos 80, depois de um “papo cabeça” com um psicanalista, passei de “Yuppie Carrancudo” para “Grunge Sorridente”. Os colegas diriam que por culpa da crise dos trinta, eu, melhor dizendo, diria que "graças" à crise dos trinta. Aceitei o conselho do profissional recomendado para acompanhar algumas mudanças na vida pessoal e profissional. Na época o termo ainda não virara moda, mas passei por um processo de Coaching de Carreira. O conselho, segundo o profissional, deveria resolver metade dos meus problemas... WOW!!! Um conselho bastante tentador, impossível de não ser acatado, pelos resultados prometidos e também pela simplicidade:

- Sorria. Metade dos seus problemas vão sumir... Sorria!!!
À primeira vista o conselho era muito fácil de ser seguido, afinal quem não sabe sorrir, sorrir é algo natural, sorrir é o melhor remédio para tudo... Porque eu não havia pensado nisso antes? Precisei gastar uma grana preta para descobrir o óbvio? Ao invés de ficar zan…

10 Perguntas Demolidoras

Ter uma Excelente ideia não basta. É preciso saber vender o seu peixe, a qualquer momento que seja preciso. Todo Empreendedor tem a obrigação de conhecer o seu Negócio nos mínimos detalhes. Isso é importante para Vender a ideia e para a gestão do negócio. Todo Empreendedor tem a obrigação de responder, e responder certo, estas 10 perguntas sobreo seu Negócio.
A Young Entrepreneur Council fez uma lista com 10 questões que todos os investidores querem saber do dono de um negócio.
Encarar um grupo de investidores é uma tarefa que exige muita preparação do empreendedor. Se ele quiser conquistar aquele aporte ou investimento para sua startup ou empresa, terá de responder com segurança a todas as dúvidas de seus inquisidores.
Não são perguntas fáceis. Qualquer deslize na explicação do negócio ou desconhecimento de algum detalhe da operação pode custar o tão sonhado capital. Para ajudar os empresários nesse momento de tensão, os diretores do Young Entrepreneur Council, uma associação mundial de…