Pular para o conteúdo principal

Os Sete Pecados Capitais no Atendimento - Demora


O Pecado da DEMORA


Uma das soluções para o mau atendimento: Escute e preste atenção no que o seu cliente diz e faz... Dentro e fora do seu ponto de vendas! 

Para nós isso se chama Gestão de Clientes, mas se quiserem usar um termo americanizado, chamem de CRM – Customer Relationship Management.

 

O Pecado da Demora pode manifestar-se de varias formas; em várias etapas do processo de atendimento e nos serviços adicionais como entrega e montagem. A forma que mais destaca a demora no atendimento é a famigerada fila. Filas são tão comuns, já fazem parte da nossa cultura e do nosso anedotário, mas num mercado com tantas opções, de concorrência acirrada, o cliente só fica na fila se for “refém” do produto.

Gestão de Clientes, CRM, Customer Relationship Management, Gerenciamento do Relacionamento de Clientes, não importa o nome que você dê a este processo, o que importa na verdade é que faça parte da filosofia da empresa, seja traduzido em políticas de atendimento e traduza-se em atitude de todos os envolvidos: do vendedor ao dono. Isto normalmente não acontece. As empresas – apesar das pesquisas – têm ignorado um importante dado: não existe cliente fiel. 

A fidelidade é algo que se compra. A fidelidade se compra com descontos ou se troca por pontos em “programas de fidelidade”. O que se busca com a Gestão de Cientes é a lealdade. Para isso é preciso mudar o foco: deixar de lado o foco NO cliente e passar para o foco DO cliente; mostrar que não importa as escolhas dele; ele sempre será reconhecido e respeitado pela empresa.

Um "causo", desses que divulgam em Palestras e Oficinas sobre atendimento, demonstra bem a eficácia do que estamos propondo... Vamos ao "causo" e depois voltamos para as últimas considerações.

Uma senhora, de mãos dadas com uma criança, entra apressada em um supermercado... Vai direto para as seções de bebidas e salgadinhos... Pega alguns itens e corre para o check out... Preferencial, claro... Paga e sai correndo...

Um dos seguranças da loja... Que acompanhava a cena desde o início... Curioso com o fato interrompe a correria da senhora e pergunta:

- Por favor, a Senhora pode me dizer a razão dessa correria toda?

- Posso meu filho... É que está quase na hora do Desenho Animado preferido do meu netinho... E estamos indo p'rá casa para assistir.

- Mas essa correria toda por causa de Desenho Animado???!!!

- É meu filho... É isso mesmo... Para você entender: hoje é o único dia no mês que posso ficar com o meu netinho, que mora longe... Tchau!

Moral da história: tempo é o bem mais precioso para seu cliente e o que ele faz com seu tempo livre é problema dele. O seu “problema” é fazer com que esse tempo seja o maior possível!!!

Então, Caros Varejistas, de todos os Segmentos e todos os Canais, escute e prestem bastante atenção no que o seu Cliente faz na sua Loja - Física ou Virtual. O tempo de uma transação é mais importante que o valor da mesma. Reter o Cliente na loja não vai fazer com que ele compre mais. Se vocês querem realmente saber o que o seu Cliente pensa sobre a DEMORA na sua Loja, entrem nas suas filas, ESCUTEM os seus Clientes e tomem as devidas e necessárias providências.

Para finalizar vou contar outra história... Estão criando, de forma indiscriminada, os já famosos Apps de Vendas Online que deixam os Clientes em "Filas Virtuais": isso é uma ABERRAÇÃO TECNOLÓGICA e uma tremenda falta de respeito, principalmente, quando os atendentes justificam a DEMORA transferindo a responsabilidade para o "SISTEMA". Acreditem: nessa história há um BURRO e um Pássaro e com certeza não é o Varejista que está voando para longe da Loja!!



Vital Sousa
VTL Marketing

Os Mais Lidos Da Semana!

Motivação x Entusiasmo

"Nada de grandioso chegou, algum dia, a ser alcançado sem entusiasmo.” [Ralph Waldo Emerson] Mais um Work Shop, mais uma Palestra e a velha questão vem à tona: motivação. O que percebo, é que a grande maioria das pessoas está olhando, diariamente, para os céus à espera de instruções para seguir em frente. Há um verdadeiro eclipse do pensamento. As pessoas simplesmente desistiram de pensar e desta forma se sentem inteiramente perdidas, limitadas a garantir suas subsistências. Por outro lado, sempre que ouço uma solicitação de algum trabalho voltado à motivação do pessoal, fico com as orelhas em pé: quais as verdadeiras razões para a demanda? Há um real desejo de desenvolvimento das pessoas pelas pessoas ou trata-se apenas de uma demanda por mais produtividade? Mas esta é outra história. Inicialmente, vamos entender a diferença entre ‘motivação’ e entusiasmo (automotivação). Conforme sempre falo, a diferença entre motivação e entusiasmo fica explicitada em u

Vendor PhD: a Solução para Tudo!!!

ATENÇÃO!!! Tudo que você precisa saber sobre o Processo de Vendas 3-D, está nas três linhas abaixo... Vá para o final do texto e Conheça COMO nós vamos RECONSTRUIR suas Habilidades Técnicas e Interpessoais (Soft + Hard Skills), sem blá-blá-blá, nem mi-mi-mi e muito menos embromation: teorias miraculosas e fórmulas secretas!!! A formulação do Processo de Vendas 3-D possibilita uma abordagem única, a cada interação Vendedor PhD <-> Cliente, Diariamente, Demonstrável e Diferente. Agora, vá para a marcação abaixo: =====> Mas, se preferir conhecer todos os detalhes do que veremos nos 4 (quatro) dias do "Programa VENDOR PhD" , aguce os sentidos e tenha uma excelente leitura!!! Segundo Kotler, Marketing é entender e atender os Clientes. Vamos ampliar este conceito para incluir um elemento essencial: a necessidade. Temos, então, que Marketing é entender e atender as necessidades dos Clientes. Mas isso, ainda, é insuficiente para delimitar a comp

TRABALHE CONOSCO: Consultor(a) Gestão de Pessoas

CONSULTOR(A) DE GESTÃO DE PESSOAS (LIBERAL / CNPJ / MEI) Para compor Equipe de Plataforma Omnicanal de Desenvolvimento Humano Organizacional , buscamos profissionais com Graduação em Psicologia e/ou Administração , com necessária Especialização em Gestão de Pessoas e/ou Psicologia Organizacional ; sólida Experiência em Operação de Varejo e/ou Desenvolvimento Humano Organizacional.  O Profissional será co-responsável pelo desenvolvimento e aplicação de Cursos, Palestras e Oficinas, além de atuar com Mentoria e Assessoria aos Clientes e Usuários dos Serviços de Treinamento, Desenvolvimento Humano e Recrutamento & Seleção .  Oferecemos Excelente Ambiente de Trabalho, Remuneração por Projetos (+Honorários +Comissões +Participação nos Lucros), além de possibilidade de Sociedade.  Perfil Empreendedor; Fã / Praticante de Rally; Espírito de Aventura e Disponibilidade para viagens de média (semanas / meses) duração no Norte / Nordeste são diferenciais que completam o Perfil dos Pro