Pular para o conteúdo principal

Os Sete Pecados Capitais no Atendimento - Demora


O Pecado da DEMORA


Uma das soluções para o mau atendimento: Escute e preste atenção no que o seu cliente diz e faz... Dentro e fora do seu ponto de vendas! 

Para nós isso se chama Gestão de Clientes, mas se quiserem usar um termo americanizado, chamem de CRM – Customer Relationship Management.

 

O Pecado da Demora pode manifestar-se de varias formas; em várias etapas do processo de atendimento e nos serviços adicionais como entrega e montagem. A forma que mais destaca a demora no atendimento é a famigerada fila. Filas são tão comuns, já fazem parte da nossa cultura e do nosso anedotário, mas num mercado com tantas opções, de concorrência acirrada, o cliente só fica na fila se for “refém” do produto.

Gestão de Clientes, CRM, Customer Relationship Management, Gerenciamento do Relacionamento de Clientes, não importa o nome que você dê a este processo, o que importa na verdade é que faça parte da filosofia da empresa, seja traduzido em políticas de atendimento e traduza-se em atitude de todos os envolvidos: do vendedor ao dono. Isto normalmente não acontece. As empresas – apesar das pesquisas – têm ignorado um importante dado: não existe cliente fiel. 

A fidelidade é algo que se compra. A fidelidade se compra com descontos ou se troca por pontos em “programas de fidelidade”. O que se busca com a Gestão de Cientes é a lealdade. Para isso é preciso mudar o foco: deixar de lado o foco NO cliente e passar para o foco DO cliente; mostrar que não importa as escolhas dele; ele sempre será reconhecido e respeitado pela empresa.

Um "causo", desses que divulgam em Palestras e Oficinas sobre atendimento, demonstra bem a eficácia do que estamos propondo... Vamos ao "causo" e depois voltamos para as últimas considerações.

Uma senhora, de mãos dadas com uma criança, entra apressada em um supermercado... Vai direto para as seções de bebidas e salgadinhos... Pega alguns itens e corre para o check out... Preferencial, claro... Paga e sai correndo...

Um dos seguranças da loja... Que acompanhava a cena desde o início... Curioso com o fato interrompe a correria da senhora e pergunta:

- Por favor, a Senhora pode me dizer a razão dessa correria toda?

- Posso meu filho... É que está quase na hora do Desenho Animado preferido do meu netinho... E estamos indo p'rá casa para assistir.

- Mas essa correria toda por causa de Desenho Animado???!!!

- É meu filho... É isso mesmo... Para você entender: hoje é o único dia no mês que posso ficar com o meu netinho, que mora longe... Tchau!

Moral da história: tempo é o bem mais precioso para seu cliente e o que ele faz com seu tempo livre é problema dele. O seu “problema” é fazer com que esse tempo seja o maior possível!!!

Então, Caros Varejistas, de todos os Segmentos e todos os Canais, escute e prestem bastante atenção no que o seu Cliente faz na sua Loja - Física ou Virtual. O tempo de uma transação é mais importante que o valor da mesma. Reter o Cliente na loja não vai fazer com que ele compre mais. Se vocês querem realmente saber o que o seu Cliente pensa sobre a DEMORA na sua Loja, entrem nas suas filas, ESCUTEM os seus Clientes e tomem as devidas e necessárias providências.

Para finalizar vou contar outra história... Estão criando, de forma indiscriminada, os já famosos Apps de Vendas Online que deixam os Clientes em "Filas Virtuais": isso é uma ABERRAÇÃO TECNOLÓGICA e uma tremenda falta de respeito, principalmente, quando os atendentes justificam a DEMORA transferindo a responsabilidade para o "SISTEMA". Acreditem: nessa história há um BURRO e um Pássaro e com certeza não é o Varejista que está voando para longe da Loja!!



Vital Sousa
VTL Marketing

Os Mais Lidos Da Semana!

O Líder Situacional Sistêmico

Todos querem Comprometimento , todos querem Engajamento , todos querem colaboradores Motivados , todos querem Equipes de Alto Rendimento ... Mas, quantos se preocupam, verdadeiramente, com as Condições de Trabalho, com o Clima Organizacional, com as Pessoas Certas nos Lugares Certos, com Pessoas que pensam em Pessoas?  Acredito que os Resultados tenham a prioridade nesta lista de situações. Resultados como Objetivo e não como Consequência de um trabalho bem feito. Resultados pelos Resultados: simples assim. Não sou contra os Resultados, nem contra os que os buscam determinadamente, afinal eu estou entre eles. O Lucro não é um "Pecado". Mas, lembrando de um lugar comum, o único lugar em que o Resultado vem antes do Trabalho é no Dicionário. Se você quer Comprometimento, Engajamento, Motivação e uma Equipe de Alto Rendimento , "fora da curva", aprenda a Liderar. Aprenda a conviver com a Liderança Situacional Sistêmica . " Com talento, ganhamos partidas. Com &

10 Perguntas Demolidoras

Ter uma Excelente ideia não basta. É preciso saber vender o seu peixe, a qualquer momento que seja preciso. Todo Empreendedor tem a obrigação de conhecer o seu Negócio nos mínimos detalhes. Isso é importante para Vender a ideia e para a gestão do negócio. Todo Empreendedor tem a obrigação de responder, e responder certo, estas 10 perguntas sobreo seu Negócio. A Young Entrepreneur Council fez uma lista com 10 questões que todos os investidores querem saber do dono de um negócio. Encarar um grupo de investidores é uma tarefa que exige muita preparação do empreendedor. Se ele quiser conquistar aquele aporte ou investimento para sua startup ou empresa, terá de responder com segurança a todas as dúvidas de seus inquisidores. Não são perguntas fáceis. Qualquer deslize na explicação do negócio ou desconhecimento de algum detalhe da operação pode custar o tão sonhado capital. Para ajudar os empresários nesse momento de tensão, os diretores do Young Entrepreneur Council, uma as

BLITZ TQV - Qualidade Total no Varejo

Pesquisas de Satisfação são ótimos indicadores da qualidade de Produtos e Serviços. Melhor do que isto são os Guias de Críticos e Consultores que avaliam criteriosamente o Ponto de Vendas e Prestador de Serviços. Baseados nestas premissas, criamos a BLITZ TQV - Qualidade Total no Varejo , para divulgar Melhores Práticas no Varejo de Vizinhança - a famosa "Loja de Bairro" - de todos os segmentos, e garantir que Qualidade e Melhor Preço não sejam Propaganda Enganosa. A BLITZ TQV está focada em Pontos de Vendas que mereçam a nossa atenção como Referência em seu segmento de mercado, pela Excelência no Atendimento ao Cliente , que possam ser considerados como provedores de Excelentes Experiências de Compras , consideradas pela ótica dos seguintes parâmetros: Qualidade dos Produtos / Serviços, Conforto, Excelência no Atendimento ao Cliente, Conveniência (Proximidade) e Melhores Preços. Nossa avaliação será "in loco", com a utilização da