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Varejo de Vizinhança

O advento da nova classe média e a mudança do perfil do consumidor - clientes mais exigentes e questionadores - valoriza os pequenos estabelecimentos - os chamados varejos de vizinhança, mas será que estes estabelecimentos valorizam seus novos clientes?

Segundo Millôr Fernandes, "chama-se fidelidade esse esforço desvairado que o homem faz para se contentar com uma mulher só (a frase vale também para a mulher)." Trazendo para a realidade que estamos tratando (a partir dos fundamentos do marketing), um cliente fiel é aquele que se esforça para ficar com o produto (ou fornecedor), desde que haja uma razão e compensação extremamente forte na outra ponta.


Olhando estas imagens, temos a certeza que o esforço que fazem os clientes deste Supermercado é hercúleo. Podemos imaginar que com o desenvolvimento dos meios de comunicação de massa, o proprietário deste estabelecimento já tenha tomado conhecimento de expressões como "Stakeholders", "Varejo de Vizinhança", "Relacionamento com o Cliente", etc e tal. Então a pergunta que fica no ar é a seguinte: porque o mesmo não faz um mínimo esforço para desenvolver estes conceitos?



A citação do Millôr Fernandes está ligada à principal preocupação e esforço dos supermercadistas atuais: fidelização de clientes. É natural que criemos expectativas mínimas sobre quaisquer que sejam os pontos de vendas. As cenas fotografadas revelam, neste sentido, uma aparente "estratégia suicida", tão gritante é o desrespeito com a comunidade em que o estabelecimento está inserido.




Entendemos que a única justificativa para  manutenção das compras neste supermercado é a total ausência de concorrência próxima, o que torna o comportamento do varejista mais aviltante ainda.


O propósito fundamental do marketing no varejo é conquistar e manter clientes. Isto posto, podemos considerar como estabelecimento varejista a empresa que apresenta uma estrutura capaz de fazer frente às novas exigências do consumidor quanto aos produtos demandados e aos serviços esperados. É imprescindível que as necessidades e expectativas dos clientes sejam atendidas.




Entendemos que a estratégia do varejista em foco é uma simples troca de mercadorias por dinheiro e sua estratégia funciona, exclusivamente, pela total ausência de opções para os seus clientes.

O mercado seleciona. Esperemos que - para o bem dos consumidores desta vizinhança - a seleção seja rápida e outro player reconheça a oportunidade que grita aos quatro ventos.






Vital Sousa
integrum Consultoria




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