Pular para o conteúdo principal

Fórmulas Mágicas


Como consultor, me declaro cético quanto ao processo motivacional largamente utilizado em grandes redes de varejo e copiado para negócios menores. Por outro lado, confesso crer em muita coisa, mas acredito mais ainda naquelas, cujos resultados, tenho a grata satisfação de ver ou ouvir.

Por isso sinto-me incomodado de tanto ver, ouvir e ler frases como: “a fórmula mágica para seu sucesso”, “a fórmula mágica para vender mais”. Com tantas fórmulas, há alguns Consultores que deveriam ser alquimistas, mas estão muito aquém de serem magos, pois a maior mágica que fizeram foi desperdiçar o tempo dos profissionais que participaram de seus treinamentos.

As supostas fórmulas seriam adequadas se para toda e qualquer situação, atividade profissional e empresa utilizássemos os mesmos procedimentos e assim obtivéssemos o sucesso almejado. No entanto, considerando todas estas situações diferentes como podemos acreditar na mesma fórmula? Até a simples fórmula (receita) de um bolo de chocolate poderá dar resultado diverso se a temperatura do forno for diferente.

Estes motivos é que me deixam cético em acreditar na existência de uma fórmula mágica, mas crente em um momento mágico. Este momento é aquele que poderia ser igual a qualquer outro, mas é transformado. Devido a uma atitude, uma palavra, um gesto ou sorriso, transforma-se um momento qualquer em uma ocasião inesquecível.

Esse momento mágico pode ser encontrado quando se obtém o reconhecimento no trabalho; quando além do reconhecimento, recebe-se um merecido aumento; quando se sente a criança recém-nascida segurar no dedo dos pais pela primeira vez; quando se ganha uma competição esportiva que absorveu tanto tempo de treinamento e suor; quando se ouve um “sim” durante o pedido de casamento; quando se é lembrado pelos amigos... Há milhares de maneiras de se transformar simples instantes em momentos mágicos, basta desejar e agir.

Esta semana, visitando Lojas / Operadores que já participaram de meus treinamentos, tive uma interessante conversa com uma Gerente, de uma pequena loja de vestuário, sobre a sua equipe. A cada pessoa por quem eu perguntei, ela informou o que havia acontecido: Fulano está no Banco Tal, Sicrana passou num concurso da Prefeitura, Beltrana passou no vestibular e mudou-se para a Capital... assim por diante.

Diante de tantas mudanças, que renovou toda a equipe no período de um ano, não havia nada mais a dizer além de perguntar a situação da própria Gerente.

- Então, da Equipe só você ficou aqui firme e forte?

Num tom desanimado, de reclamação ela responde:

- Pois é, estou esperando coisa melhor!

Diante da resposta, duas constatações: de um lado a alegria por, de alguma forma, ter contribuído com o desenvolvimento da Equipe; por outro lado uma inquietante constatação: preciso trabalhar mais, reforçar mais o "discurso" para despertar as pessoas que tiver a oportunidade de treinar. Certamente não consegui "tocar" a Gerente sobre a diferença entre Motivação e Entusiasmo. Certamente ela não entende o que aconteceu com sua Equipe e continua acreditando que um passe de mágica vai mudar a sua vida e continua esperando; e vai continuar esperando!!!    

Acreditar em todos os "alquimistas" que aparecem com um belo sorriso e gesticulando como maestro diante de orquestra, pode não ser o melhor caminho para o sucesso, realização ou outra coisa que se almeje.

Acredite que o momento mágico está sempre à sua frente, poderá ser o próximo instante de sua vida a se transformar. Tudo dependerá de sua atitude.

Faça sua escolha. Você pode dar um passo atrás, ficar parado ou dar um passo à frente. Mas qualquer que seja a sua decisão, lembre-se: Entusiasmo é AÇÃO!!!


Vital Sousa
integrum Consultoria

Os Mais Lidos Da Semana!

O Fator "Stoic Mujic"

“Enquanto se descansa, se carrega pedras”: este provérbio português é o tipo de frase feita que não sai da boca de um grupo de pessoas, entre as quais me incluo: os obstinados pelo que fazem, pelo trabalho. Estas pessoas são do tipo que nunca “desligam”. Não importa onde estejam, o que estejam fazendo; eles estão sempre “ligados”.
Numa sessão de vídeo caseira, com pipoca e guaraná, não seria diferente. Na última, vimos o filme “A Ponte dos Espiões”. “Bridge of Spies” em Inglês. Embora eu prefira, por razões que o leitor poderá ver no filme, o título em Alemão: “Der Unterhändler” que em língua tupiniquim que dizer “O Negociador”. É um excelente filme para ser usado em treinamentos sobre Negociação, com certeza usarei, mas o que mais me chamou a atenção foi a definição dada ao protagonista, interpretado por Tom Hanks. Um advogado bem sucedido de uma Empresa de Seguros. Vamos à uma breve sinopse do filme e voltamos para tratar do que interesse neste artigo, isto é: o "Fator Stoic M…

Varejo & Diversidade & Inclusão

“Falar de Diversidade não é sobre ‘coisas de viado’, é sobre ‘ser’ humano; reconhecer que ‘somos todos iguais, isto é: diferentes’.” 
Desde 1.999, na virada do milênio, trabalhamos com o conceito de Diversidade no Varejo. A partir de 2.007, com a fundação da integrum Consultoria, introduzimos o Processo de Desenvolvimento da Excelência no Atendimento à Diversidade Humana no escopo de nossa Proposta de Valor, mesmo quando nos avisavam, em tom de alerta, que poderíamos nos “queimar” com essa “conversa”, porque isso era, na época e ainda hoje, “coisa de viado”. 
Desde essa época nos apropriamos do slogan “somos todos iguais, isto é: diferentes” de uma Campanha da L’Oreal, linha Coiffeur. De lá para cá muita coisa mudou. 20 anos após nosso “despertar” sobre a questão da Diversidade no Varejo, vejo com orgulho as atenções voltadas para o termo “Inclusão” no Retail’s Big Show 2.019 da NRF - National Retail Federation dos United States of America. Yes! We are inclusive! Direto de New York, New…

PROCURA-SE: Consultor de Varejo

CONSULTOR DE VAREJO (FREELANCER - CNPJ / MEI)

Graduação em Administração e/ou Contábeis e/ou Psicologia, com desejável Especialização em Finanças e Controladoria e/ou Gestão de Pessoas e/ou Marketing; COM ou SEM Experiência em Operação, mas com necessária experiência como Facilitador de Treinamentos Operacionais e Gerenciais.
O Profissional deverá compor o Quadro Societário (Opcional) da integrum Consultoria, sendo co-responsável pelo desenvolvimento dos Treinamentos da sua área de atuação. 
Oferecemos Excelente Ambiente de Trabalho + Honorários + Comissões + Participação nos Lucros.
Empreendedor; Fã / Praticante de Esportes Radicais; Espírito de Aventura e Disponibilidade para viagens de média duração no Norte / Nordeste são diferenciais que completam o Perfil dos Profissionais que buscamos.
Interessados deverão enviar Currículo para sousa.vital@gmail.com e destacar no assunto a área de atuação: CONSULTOR DE VAREJO
Maiores informações com:

Vital Sousa integrum Consultoria +81 9 9851.6174 / 9 …