Pular para o conteúdo principal

Fórmulas Mágicas


Como consultor, me declaro cético quanto ao processo motivacional largamente utilizado em grandes redes de varejo e copiado para negócios menores. Por outro lado, confesso crer em muita coisa, mas acredito mais ainda naquelas, cujos resultados, tenho a grata satisfação de ver ou ouvir.

Por isso sinto-me incomodado de tanto ver, ouvir e ler frases como: “a fórmula mágica para seu sucesso”, “a fórmula mágica para vender mais”. Com tantas fórmulas, há alguns Consultores que deveriam ser alquimistas, mas estão muito aquém de serem magos, pois a maior mágica que fizeram foi desperdiçar o tempo dos profissionais que participaram de seus treinamentos.

As supostas fórmulas seriam adequadas se para toda e qualquer situação, atividade profissional e empresa utilizássemos os mesmos procedimentos e assim obtivéssemos o sucesso almejado. No entanto, considerando todas estas situações diferentes como podemos acreditar na mesma fórmula? Até a simples fórmula (receita) de um bolo de chocolate poderá dar resultado diverso se a temperatura do forno for diferente.

Estes motivos é que me deixam cético em acreditar na existência de uma fórmula mágica, mas crente em um momento mágico. Este momento é aquele que poderia ser igual a qualquer outro, mas é transformado. Devido a uma atitude, uma palavra, um gesto ou sorriso, transforma-se um momento qualquer em uma ocasião inesquecível.

Esse momento mágico pode ser encontrado quando se obtém o reconhecimento no trabalho; quando além do reconhecimento, recebe-se um merecido aumento; quando se sente a criança recém-nascida segurar no dedo dos pais pela primeira vez; quando se ganha uma competição esportiva que absorveu tanto tempo de treinamento e suor; quando se ouve um “sim” durante o pedido de casamento; quando se é lembrado pelos amigos... Há milhares de maneiras de se transformar simples instantes em momentos mágicos, basta desejar e agir.

Esta semana, visitando Lojas / Operadores que já participaram de meus treinamentos, tive uma interessante conversa com uma Gerente, de uma pequena loja de vestuário, sobre a sua equipe. A cada pessoa por quem eu perguntei, ela informou o que havia acontecido: Fulano está no Banco Tal, Sicrana passou num concurso da Prefeitura, Beltrana passou no vestibular e mudou-se para a Capital... assim por diante.

Diante de tantas mudanças, que renovou toda a equipe no período de um ano, não havia nada mais a dizer além de perguntar a situação da própria Gerente.

- Então, da Equipe só você ficou aqui firme e forte?

Num tom desanimado, de reclamação ela responde:

- Pois é, estou esperando coisa melhor!

Diante da resposta, duas constatações: de um lado a alegria por, de alguma forma, ter contribuído com o desenvolvimento da Equipe; por outro lado uma inquietante constatação: preciso trabalhar mais, reforçar mais o "discurso" para despertar as pessoas que tiver a oportunidade de treinar. Certamente não consegui "tocar" a Gerente sobre a diferença entre Motivação e Entusiasmo. Certamente ela não entende o que aconteceu com sua Equipe e continua acreditando que um passe de mágica vai mudar a sua vida e continua esperando; e vai continuar esperando!!!    

Acreditar em todos os "alquimistas" que aparecem com um belo sorriso e gesticulando como maestro diante de orquestra, pode não ser o melhor caminho para o sucesso, realização ou outra coisa que se almeje.

Acredite que o momento mágico está sempre à sua frente, poderá ser o próximo instante de sua vida a se transformar. Tudo dependerá de sua atitude.

Faça sua escolha. Você pode dar um passo atrás, ficar parado ou dar um passo à frente. Mas qualquer que seja a sua decisão, lembre-se: Entusiasmo é AÇÃO!!!


Vital Sousa
integrum Consultoria

Os Mais Lidos Da Semana!

O Líder Situacional Sistêmico

Todos querem Comprometimento , todos querem Engajamento , todos querem colaboradores Motivados , todos querem Equipes de Alto Rendimento ... Mas, quantos se preocupam, verdadeiramente, com as Condições de Trabalho, com o Clima Organizacional, com as Pessoas Certas nos Lugares Certos, com Pessoas que pensam em Pessoas?  Acredito que os Resultados tenham a prioridade nesta lista de situações. Resultados como Objetivo e não como Consequência de um trabalho bem feito. Resultados pelos Resultados: simples assim. Não sou contra os Resultados, nem contra os que os buscam determinadamente, afinal eu estou entre eles. O Lucro não é um "Pecado". Mas, lembrando de um lugar comum, o único lugar em que o Resultado vem antes do Trabalho é no Dicionário. Se você quer Comprometimento, Engajamento, Motivação e uma Equipe de Alto Rendimento , "fora da curva", aprenda a Liderar. Aprenda a conviver com a Liderança Situacional Sistêmica . " Com talento, ganhamos partidas. Com &

10 Perguntas Demolidoras

Ter uma Excelente ideia não basta. É preciso saber vender o seu peixe, a qualquer momento que seja preciso. Todo Empreendedor tem a obrigação de conhecer o seu Negócio nos mínimos detalhes. Isso é importante para Vender a ideia e para a gestão do negócio. Todo Empreendedor tem a obrigação de responder, e responder certo, estas 10 perguntas sobreo seu Negócio. A Young Entrepreneur Council fez uma lista com 10 questões que todos os investidores querem saber do dono de um negócio. Encarar um grupo de investidores é uma tarefa que exige muita preparação do empreendedor. Se ele quiser conquistar aquele aporte ou investimento para sua startup ou empresa, terá de responder com segurança a todas as dúvidas de seus inquisidores. Não são perguntas fáceis. Qualquer deslize na explicação do negócio ou desconhecimento de algum detalhe da operação pode custar o tão sonhado capital. Para ajudar os empresários nesse momento de tensão, os diretores do Young Entrepreneur Council, uma as

BLITZ TQV - Qualidade Total no Varejo

Pesquisas de Satisfação são ótimos indicadores da qualidade de Produtos e Serviços. Melhor do que isto são os Guias de Críticos e Consultores que avaliam criteriosamente o Ponto de Vendas e Prestador de Serviços. Baseados nestas premissas, criamos a BLITZ TQV - Qualidade Total no Varejo , para divulgar Melhores Práticas no Varejo de Vizinhança - a famosa "Loja de Bairro" - de todos os segmentos, e garantir que Qualidade e Melhor Preço não sejam Propaganda Enganosa. A BLITZ TQV está focada em Pontos de Vendas que mereçam a nossa atenção como Referência em seu segmento de mercado, pela Excelência no Atendimento ao Cliente , que possam ser considerados como provedores de Excelentes Experiências de Compras , consideradas pela ótica dos seguintes parâmetros: Qualidade dos Produtos / Serviços, Conforto, Excelência no Atendimento ao Cliente, Conveniência (Proximidade) e Melhores Preços. Nossa avaliação será "in loco", com a utilização da