Pular para o conteúdo principal

Vossa Excelência O Atendimento



Concluindo Ciclo de Palestras e Work Shops sobre Atendimento e Vendas, sempre me vem à mente uma série  de Notas que postei no Facebook sobre estes temas, considerando a proximidade da Copa de 2.014, mas, principalmente, a vocação natural para o Turismo em Capitais do Nordeste onde atuamos e algumas Cidades do interior, onde empreendedores mais "antenados" com as possibilidades e oportunidades da Copa, começam a se movimentarem em direção à qualificação de seus Empreendimentos. É uma grande satisfação estarmos contribuindo com este processo.

Vamos às Notas:


Recife, Natal e Fortaleza se preparam para serem Sedes da Copa do Mundo de 2.014. Analisando a qualidade do Atendimento no seguimento de Alimentos e Bebidas (Bares Restaurantes, Pizzarias, etc), recomendo aos turistas, que visitarem estas Cidades neste período, que tragam Marmitas!!!

Isto se não quiserem ser coadjuvantes de situações Lamentáveis, protagonizadas por Atendentes e Garçons. O despreparo destes profissionais para oferecer um Atendimento, pelo menos adequado, é Gritante!!! Lamentavelmente alimenta-se uma cultura de que o mau atendimento é uma característica aceitável, para se aproveitar os atrativos naturais de cada Cidade.



Outro segmento que se destaca  é o de Hotelaria. Além da quantidade e variedade de tipos de equipamentos, destaca-se, também, pelo péssimo Atendimento. Tanto na Hotelaria como em Alimentos e Bebidas, há uma enorme discrepância entre os Estabelecimentos de Alto Luxo e os demais. No Alto Luxo, é oferecido um atendimento compatível, dando a falsa impressão de que o Consumidor deve pagar para receber um Bom Atendimento.

Mais uma vez a cultura de que Bom Atendimento é um serviço adicional, e não uma obrigação intrínseca de todos os Estabelecimentos Prestadores de Serviços e Comerciais. Desta forma o consumidor precisa pagar mais por isso.


Essencialmente "Prestador de Serviços" o Comércio também abriga um enorme contingente de profissionais despreparados para atender o Novo Consumidor: exigente e informado e nem vamos falar em diversidade para não piorar a situação.

Lamentavelmente o que se vê na maioria dos casos, nos segmentos de Eletro-Eletrônicos, Tecidos, Calçados, Confecções, Brinquedos, Bazar e Utilidades, com raras exceções, é a antiga fórmula do Vendedor Migué: para vender qualquer “embromation” serve.

Vendedores estão preocupados, unicamente, em “declamar preços”: o consumidor que se dane.  








Finalmente o que dizer sobre Atendimento no segmento que denomina-se como auto-serviço alimentar. Em muitos casos esta expressão deveria ser substituída por auto-flagelamento, tal é o nível de Atendimento ao Consumidor.

Entrar em um Mercadinho, Supermercado ou até mesmo num Hipermercado, tem sido uma das piores Experiências de Compras que o Consumidor vem tendo. Neste segmento, vem acontecendo algo semelhante com os segmentos de Hospedagem, Alimentos e Bebidas: Bom Atendimento Custa Caro!!!


No meio deste mar de péssimo atendimento, uma minúscula ilha de possibilidades: Restaurante LA TERRAZZA, do Internacional Othon Palace na Avenida Beira Mar em Fortaleza (CE). Infelizmente ratifica a opinião de que Bom Atendimento, necessariamente, está ligado aos Equipamentos de Alto Luxo.

Mas a ideia do Restaurante para fidelizar seus Clientes é bastante simples, embora tenha sido uma Excelente Sacada de publicidade, e poderia ser realizada em qualquer estabelecimento de qualquer Cidade!!!




Vital Sousa
integrum Consultoria

Os Mais Lidos Da Semana!

A Cartilha do ABC

Há alguns dias li uma notícia, num site sobre empreendedorismo, que uma empreendedora havia alcançado sucesso em seu negócio com uma inovação: ela estava produzindo sapatos ao gosto do Cliente, isto é: customizados ou personalizados ou, ainda, taylor made – sob medida.
- Como é que é?! Inovação!? Mas quando!?
Sou do tempo que sapatos, roupas, chapéus, joias e outros acessórios e adornos eram confeccionados sob medida e encomenda dos Clientes, então, para mim, esta empreendedora não está inovando: está fazendo o que é bastante comum no mundo da moda: voltando ao passado; fazendo uma releitura de um processo de produção. Não vou me aprofundar neste “revival” calçadista, porque a leitura da noticia me inspirou a fazer minha própria “inovação”: uma Cartilha do ABC para ensinar empreendedores e varejistas o “bê-a-bá” da Gestão de Estoques, Vendas Clientes, Cobrança, Capital de Giro e o fundamental Fluxo de Caixa. A Cartilha do ABC é uma ferramenta gerencial que serve para isso e muito mais.
C…

10 Perguntas Demolidoras

Ter uma Excelente ideia não basta. É preciso saber vender o seu peixe, a qualquer momento que seja preciso. Todo Empreendedor tem a obrigação de conhecer o seu Negócio nos mínimos detalhes. Isso é importante para Vender a ideia e para a gestão do negócio. Todo Empreendedor tem a obrigação de responder, e responder certo, estas 10 perguntas sobreo seu Negócio.
A Young Entrepreneur Council fez uma lista com 10 questões que todos os investidores querem saber do dono de um negócio.
Encarar um grupo de investidores é uma tarefa que exige muita preparação do empreendedor. Se ele quiser conquistar aquele aporte ou investimento para sua startup ou empresa, terá de responder com segurança a todas as dúvidas de seus inquisidores.
Não são perguntas fáceis. Qualquer deslize na explicação do negócio ou desconhecimento de algum detalhe da operação pode custar o tão sonhado capital. Para ajudar os empresários nesse momento de tensão, os diretores do Young Entrepreneur Council, uma associação mundial de…

O Sorriso do Coringa

Lá pela segunda metade dos anos 80, depois de um “papo cabeça” com um psicanalista, passei de “Yuppie Carrancudo” para “Grunge Sorridente”. Os colegas diriam que por culpa da crise dos trinta, eu, melhor dizendo, diria que "graças" à crise dos trinta. Aceitei o conselho do profissional recomendado para acompanhar algumas mudanças na vida pessoal e profissional. Na época o termo ainda não virara moda, mas passei por um processo de Coaching de Carreira. O conselho, segundo o profissional, deveria resolver metade dos meus problemas... WOW!!! Um conselho bastante tentador, impossível de não ser acatado, pelos resultados prometidos e também pela simplicidade:

- Sorria. Metade dos seus problemas vão sumir... Sorria!!!
À primeira vista o conselho era muito fácil de ser seguido, afinal quem não sabe sorrir, sorrir é algo natural, sorrir é o melhor remédio para tudo... Porque eu não havia pensado nisso antes? Precisei gastar uma grana preta para descobrir o óbvio? Ao invés de ficar zan…