Pular para o conteúdo principal

Vossa Excelência O Atendimento



Concluindo Ciclo de Palestras e Work Shops sobre Atendimento e Vendas, sempre me vem à mente uma série  de Notas que postei no Facebook sobre estes temas, considerando a proximidade da Copa de 2.014, mas, principalmente, a vocação natural para o Turismo em Capitais do Nordeste onde atuamos e algumas Cidades do interior, onde empreendedores mais "antenados" com as possibilidades e oportunidades da Copa, começam a se movimentarem em direção à qualificação de seus Empreendimentos. É uma grande satisfação estarmos contribuindo com este processo.

Vamos às Notas:


Recife, Natal e Fortaleza se preparam para serem Sedes da Copa do Mundo de 2.014. Analisando a qualidade do Atendimento no seguimento de Alimentos e Bebidas (Bares Restaurantes, Pizzarias, etc), recomendo aos turistas, que visitarem estas Cidades neste período, que tragam Marmitas!!!

Isto se não quiserem ser coadjuvantes de situações Lamentáveis, protagonizadas por Atendentes e Garçons. O despreparo destes profissionais para oferecer um Atendimento, pelo menos adequado, é Gritante!!! Lamentavelmente alimenta-se uma cultura de que o mau atendimento é uma característica aceitável, para se aproveitar os atrativos naturais de cada Cidade.



Outro segmento que se destaca  é o de Hotelaria. Além da quantidade e variedade de tipos de equipamentos, destaca-se, também, pelo péssimo Atendimento. Tanto na Hotelaria como em Alimentos e Bebidas, há uma enorme discrepância entre os Estabelecimentos de Alto Luxo e os demais. No Alto Luxo, é oferecido um atendimento compatível, dando a falsa impressão de que o Consumidor deve pagar para receber um Bom Atendimento.

Mais uma vez a cultura de que Bom Atendimento é um serviço adicional, e não uma obrigação intrínseca de todos os Estabelecimentos Prestadores de Serviços e Comerciais. Desta forma o consumidor precisa pagar mais por isso.


Essencialmente "Prestador de Serviços" o Comércio também abriga um enorme contingente de profissionais despreparados para atender o Novo Consumidor: exigente e informado e nem vamos falar em diversidade para não piorar a situação.

Lamentavelmente o que se vê na maioria dos casos, nos segmentos de Eletro-Eletrônicos, Tecidos, Calçados, Confecções, Brinquedos, Bazar e Utilidades, com raras exceções, é a antiga fórmula do Vendedor Migué: para vender qualquer “embromation” serve.

Vendedores estão preocupados, unicamente, em “declamar preços”: o consumidor que se dane.  








Finalmente o que dizer sobre Atendimento no segmento que denomina-se como auto-serviço alimentar. Em muitos casos esta expressão deveria ser substituída por auto-flagelamento, tal é o nível de Atendimento ao Consumidor.

Entrar em um Mercadinho, Supermercado ou até mesmo num Hipermercado, tem sido uma das piores Experiências de Compras que o Consumidor vem tendo. Neste segmento, vem acontecendo algo semelhante com os segmentos de Hospedagem, Alimentos e Bebidas: Bom Atendimento Custa Caro!!!


No meio deste mar de péssimo atendimento, uma minúscula ilha de possibilidades: Restaurante LA TERRAZZA, do Internacional Othon Palace na Avenida Beira Mar em Fortaleza (CE). Infelizmente ratifica a opinião de que Bom Atendimento, necessariamente, está ligado aos Equipamentos de Alto Luxo.

Mas a ideia do Restaurante para fidelizar seus Clientes é bastante simples, embora tenha sido uma Excelente Sacada de publicidade, e poderia ser realizada em qualquer estabelecimento de qualquer Cidade!!!




Vital Sousa
integrum Consultoria

Os Mais Lidos Da Semana!

PROCURA-SE: Consultor de Varejo

CONSULTOR DE VAREJO (CNPJ / MEI)  Para compor Equipe de Plataforma Omnicanal de Desenvolvimento Humano Organizacional , buscamos profissionais com Graduação em Administração e/ou Marketing com desejável Especialização em Finanças e Controladoria e/ou Gestão de Pessoas; COM ou SEM Experiência em Operação de Loja, mas com necessária experiência como Facilitador de Treinamentos Operacionais e Gerenciais.  O Profissional deverá compor o Quadro de Consultores da VTL Marketing, sendo co-responsável pelo desenvolvimento dos Treinamentos e Cosultorias na sua área de atuação.  Oferecemos Excelente Ambiente de Trabalho + Honorários + Comissões + Participação nos Lucros.  Perfil Empreendedor; Fã / Praticante de Rally; Espírito de Aventura e Disponibilidade para viagens de média (meses) duração no Norte / Nordeste são diferenciais que completam o Perfil dos Profissionais que buscamos.  Interessados deverão enviar Currículo para vtlmarketing4.0@gmail.com e destacar no assunto a área de a

Rally M+is - TransNordestina

Rally M+is -  TransNordestina Suape (PE) - Pecém (CE) "O Rally da TransformAÇÃO" Propósito: O Rally M+is em sua IV Edição – Rally M+is – TransNordestina – estará focando suas expertises no Varejo Alimentar: origem da proposta de trabalho da VTL Marketing . Suas atividades estarão focadas no desenvolvimento e/ou ampliação do relacionamento dentro da Cadeia de Suprimento, além da Qualificação de Empreendedores e Operadores e Varejistas para enfrentar a R-Evolução 4.0 ; para trabalhar com foco na nova realidade do Varejo e do Novo Consumidor Omnicanal. O que eu ganho com isso? - Consumidores: MELHOR Atendimento, Preço, Qualidade, Variedade e Conforto; - Varejistas: MAIS Qualificação, Vendas e MELHOR Gestão e Rentabilidade; - Transportadoras : MAIS Embarques, Precisão, Rapidez, Pontualidade e Eficiência; - Distribuidores: MAIS Mix, Giro, Clientes e MELHOR Rentabilidade e Liquidez; - Indústrias: MAIS Vendas, Previsibilidade e MELHOR Rentabilidade! O Roteiro: N

10 Perguntas Demolidoras

Ter uma Excelente ideia não basta. É preciso saber vender o seu peixe, a qualquer momento que seja preciso. Todo Empreendedor tem a obrigação de conhecer o seu Negócio nos mínimos detalhes. Isso é importante para Vender a ideia e para a gestão do negócio. Todo Empreendedor tem a obrigação de responder, e responder certo, estas 10 perguntas sobreo seu Negócio. A Young Entrepreneur Council fez uma lista com 10 questões que todos os investidores querem saber do dono de um negócio. Encarar um grupo de investidores é uma tarefa que exige muita preparação do empreendedor. Se ele quiser conquistar aquele aporte ou investimento para sua startup ou empresa, terá de responder com segurança a todas as dúvidas de seus inquisidores. Não são perguntas fáceis. Qualquer deslize na explicação do negócio ou desconhecimento de algum detalhe da operação pode custar o tão sonhado capital. Para ajudar os empresários nesse momento de tensão, os diretores do Young Entrepreneur Council, uma as