Pular para o conteúdo principal

Vossa Excelência O Atendimento



Concluindo Ciclo de Palestras e Work Shops sobre Atendimento e Vendas, sempre me vem à mente uma série  de Notas que postei no Facebook sobre estes temas, considerando a proximidade da Copa de 2.014, mas, principalmente, a vocação natural para o Turismo em Capitais do Nordeste onde atuamos e algumas Cidades do interior, onde empreendedores mais "antenados" com as possibilidades e oportunidades da Copa, começam a se movimentarem em direção à qualificação de seus Empreendimentos. É uma grande satisfação estarmos contribuindo com este processo.

Vamos às Notas:


Recife, Natal e Fortaleza se preparam para serem Sedes da Copa do Mundo de 2.014. Analisando a qualidade do Atendimento no seguimento de Alimentos e Bebidas (Bares Restaurantes, Pizzarias, etc), recomendo aos turistas, que visitarem estas Cidades neste período, que tragam Marmitas!!!

Isto se não quiserem ser coadjuvantes de situações Lamentáveis, protagonizadas por Atendentes e Garçons. O despreparo destes profissionais para oferecer um Atendimento, pelo menos adequado, é Gritante!!! Lamentavelmente alimenta-se uma cultura de que o mau atendimento é uma característica aceitável, para se aproveitar os atrativos naturais de cada Cidade.



Outro segmento que se destaca  é o de Hotelaria. Além da quantidade e variedade de tipos de equipamentos, destaca-se, também, pelo péssimo Atendimento. Tanto na Hotelaria como em Alimentos e Bebidas, há uma enorme discrepância entre os Estabelecimentos de Alto Luxo e os demais. No Alto Luxo, é oferecido um atendimento compatível, dando a falsa impressão de que o Consumidor deve pagar para receber um Bom Atendimento.

Mais uma vez a cultura de que Bom Atendimento é um serviço adicional, e não uma obrigação intrínseca de todos os Estabelecimentos Prestadores de Serviços e Comerciais. Desta forma o consumidor precisa pagar mais por isso.


Essencialmente "Prestador de Serviços" o Comércio também abriga um enorme contingente de profissionais despreparados para atender o Novo Consumidor: exigente e informado e nem vamos falar em diversidade para não piorar a situação.

Lamentavelmente o que se vê na maioria dos casos, nos segmentos de Eletro-Eletrônicos, Tecidos, Calçados, Confecções, Brinquedos, Bazar e Utilidades, com raras exceções, é a antiga fórmula do Vendedor Migué: para vender qualquer “embromation” serve.

Vendedores estão preocupados, unicamente, em “declamar preços”: o consumidor que se dane.  








Finalmente o que dizer sobre Atendimento no segmento que denomina-se como auto-serviço alimentar. Em muitos casos esta expressão deveria ser substituída por auto-flagelamento, tal é o nível de Atendimento ao Consumidor.

Entrar em um Mercadinho, Supermercado ou até mesmo num Hipermercado, tem sido uma das piores Experiências de Compras que o Consumidor vem tendo. Neste segmento, vem acontecendo algo semelhante com os segmentos de Hospedagem, Alimentos e Bebidas: Bom Atendimento Custa Caro!!!


No meio deste mar de péssimo atendimento, uma minúscula ilha de possibilidades: Restaurante LA TERRAZZA, do Internacional Othon Palace na Avenida Beira Mar em Fortaleza (CE). Infelizmente ratifica a opinião de que Bom Atendimento, necessariamente, está ligado aos Equipamentos de Alto Luxo.

Mas a ideia do Restaurante para fidelizar seus Clientes é bastante simples, embora tenha sido uma Excelente Sacada de publicidade, e poderia ser realizada em qualquer estabelecimento de qualquer Cidade!!!




Vital Sousa
integrum Consultoria

Os Mais Lidos Da Semana!

O Líder Situacional Sistêmico

Todos querem Comprometimento , todos querem Engajamento , todos querem colaboradores Motivados , todos querem Equipes de Alto Rendimento ... Mas, quantos se preocupam, verdadeiramente, com as Condições de Trabalho, com o Clima Organizacional, com as Pessoas Certas nos Lugares Certos, com Pessoas que pensam em Pessoas?  Acredito que os Resultados tenham a prioridade nesta lista de situações. Resultados como Objetivo e não como Consequência de um trabalho bem feito. Resultados pelos Resultados: simples assim. Não sou contra os Resultados, nem contra os que os buscam determinadamente, afinal eu estou entre eles. O Lucro não é um "Pecado". Mas, lembrando de um lugar comum, o único lugar em que o Resultado vem antes do Trabalho é no Dicionário. Se você quer Comprometimento, Engajamento, Motivação e uma Equipe de Alto Rendimento , "fora da curva", aprenda a Liderar. Aprenda a conviver com a Liderança Situacional Sistêmica . " Com talento, ganhamos partidas. Com &

10 Perguntas Demolidoras

Ter uma Excelente ideia não basta. É preciso saber vender o seu peixe, a qualquer momento que seja preciso. Todo Empreendedor tem a obrigação de conhecer o seu Negócio nos mínimos detalhes. Isso é importante para Vender a ideia e para a gestão do negócio. Todo Empreendedor tem a obrigação de responder, e responder certo, estas 10 perguntas sobreo seu Negócio. A Young Entrepreneur Council fez uma lista com 10 questões que todos os investidores querem saber do dono de um negócio. Encarar um grupo de investidores é uma tarefa que exige muita preparação do empreendedor. Se ele quiser conquistar aquele aporte ou investimento para sua startup ou empresa, terá de responder com segurança a todas as dúvidas de seus inquisidores. Não são perguntas fáceis. Qualquer deslize na explicação do negócio ou desconhecimento de algum detalhe da operação pode custar o tão sonhado capital. Para ajudar os empresários nesse momento de tensão, os diretores do Young Entrepreneur Council, uma as

BLITZ TQV - Qualidade Total no Varejo

Pesquisas de Satisfação são ótimos indicadores da qualidade de Produtos e Serviços. Melhor do que isto são os Guias de Críticos e Consultores que avaliam criteriosamente o Ponto de Vendas e Prestador de Serviços. Baseados nestas premissas, criamos a BLITZ TQV - Qualidade Total no Varejo , para divulgar Melhores Práticas no Varejo de Vizinhança - a famosa "Loja de Bairro" - de todos os segmentos, e garantir que Qualidade e Melhor Preço não sejam Propaganda Enganosa. A BLITZ TQV está focada em Pontos de Vendas que mereçam a nossa atenção como Referência em seu segmento de mercado, pela Excelência no Atendimento ao Cliente , que possam ser considerados como provedores de Excelentes Experiências de Compras , consideradas pela ótica dos seguintes parâmetros: Qualidade dos Produtos / Serviços, Conforto, Excelência no Atendimento ao Cliente, Conveniência (Proximidade) e Melhores Preços. Nossa avaliação será "in loco", com a utilização da