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Com a Pulga "entre" as Orelhas


Trabalhar com Consultoria realmente não é fácil. As relações entre Empresas e Clientes enriquecem as páginas de artigos, livros e matérias em publicações especializadas no tema.

A experiência nos ensina a não desconsiderar qualquer que seja a possibilidade de converter o mais simples dos serviços em um grande problema para os envolvidos. Muitas vezes o problema está exatamente num setor da Empresa que fica entre as orelhas do Empreendedor. Desta forma, a solução para os mais simples processos na organização, é precedida de uma tempestade.

Apresentar uma solução simples, que, aparentemente, todos reconhecem como necessária, que todos identificam como eficaz, que todos precisam e querem realizar, pode se tornar um grande problema.

Muitas Consultorias caíram e continuarão caindo na armadilha de disfarçar estas soluções simples com mudanças drásticas de coisas que não precisam de alteração, apenas de ajustes e de  aprimoramento, para não entrar em choque com o Cliente.

O que lembra a história de duas pulgas.

Duas pulgas estavam conversando e então uma comentou com a outra:

- Sabe qual é o nosso problema? Nós não voamos, só sabemos saltar. 
Daí nossa chance de sobrevivência quando somos percebidas pelo cachorro é zero. É por isso que existem muito mais moscas do que pulgas.

Elas então contrataram uma mosca como consultora, entraram num programa de reengenharia de voo e saíram voando. Passado algum tempo, a primeira pulga falou para a outra:

- Quer saber? Voar não é o suficiente, porque ficamos grudadas ao corpo do cachorro e nosso tempo de reação é bem menor do que a velocidade da coçada dele. Temos de aprender a fazer como as abelhas, que sugam o néctar e levantam voo rapidamente.

Elas então contrataram o serviço de consultoria de uma abelha, que lhes ensinou a técnica do chega-suga-voa. Funcionou, mas não resolveu... A primeira pulga explicou por quê:

- Nossa bolsa para armazenar sangue é pequena, por isso temos de ficar muito tempo sugando. Escapar, a gente até escapa, mas não estamos nos alimentando direito. Temos de aprender como os pernilongos fazem para se alimentar com aquela rapidez.

E então um pernilongo lhes prestou uma consultoria para incrementar o tamanho do abdômen. Resolvido, mas por poucos minutos... Como tinham ficado maiores, a aproximação delas era facilmente percebida pelo cachorro, e elas eram espantadas antes mesmo de pousar. Foi aí que encontraram uma saltitante pulguinha, que lhes perguntou:

- Ué, vocês estão enormes! Fizeram plástica?

- Não, reengenharia. Agora somos pulgas adaptadas aos desafios do 
século XXI. Voamos, picamos e podemos armazenar mais alimento.

- E por que é que estão com cara de famintas?

- Isso é temporário. Já estamos fazendo consultoria com um morcego, que vai nos ensinar a técnica do radar. E você?

-  Ah, eu vou bem, obrigada. Forte e sadia.
Mas as pulgonas não quiseram dar a pata a torcer, e perguntaram à pulguinha:

- Mas você não está preocupada com o futuro? Não pensou em uma reengenharia?

- Quem disse que não? Contratei uma lesma como consultora.

- Mas o que as lesmas têm a ver com pulgas? Quiseram saber as pulgonas...

- Tudo. Eu tinha o mesmo problema que vocês duas. Mas, em vez de dizer para a lesma o que eu queria, deixei que ela avaliasse a situação e me sugerisse a melhor solução. E ela passou três dias ali, quietinha, só observando o cachorro e então ela me disse: "Não mude nada. Apenas sente no cocuruto do cachorro. É o único lugar que a pata dele não alcança".

Moral da História: você não precisa de uma reengenharia radical para ser mais eficiente. Muitas vezes, a grande mudança é uma simples questão de reposicionamento.

No nosso caso, uma simples questão de mudança comportamental do Empreendedor. Eu falei simples?! Ainda não encontrei um Cliente que aceitasse de cara, sem resistência, a exemplo da pulguinha, um conselho de um consultor. Afinal o Cliente é o criador e dono da empresa, o conhecedor de todas as suas características e mais íntimos detalhes. Esta é a visão do Empreendedor.

No entanto, na maioria das vezes, Empreendedores, por essência, não se comportam como as lesmas. A necessidade de executar seus projetos faz com que não “percam tempo” observando processos e muito menos avaliando competências... As suas em primeiro lugar. Neste ponto, voltamos ao início da nossa conversa: a pulga entre as orelhas do Empreendedor.


Vital Sousa
integrum Consultoria

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