Pular para o conteúdo principal

Tiozinhos


Para começo de conversa, a foto que ilustra este artigo serve como referência do que se trata nossa "reclamação" e o objeto que nos levou a protagonizar (ou melhor dizendo: ser vítima) esta história, que será mais uma a ser utilizada como "causo" nos nossos Work Shops sobre Atendimento e Vendas. Mais precisamente, a foto ilustra o que chamo de "Bluzer" (Mistura de Blusão e Blazer): destes moderninhos, leves, desestruturados, para todas as ocasiões.

Para reforçar a imagem da ocorrência de falta de preparo da Operadora / Vendedora que me atendeu, minha amiga publica, em sua página no Facebook, uma crônica do mestre Rui Castro com o título de “Prazeres da Melhor Idade”, melhor traduzindo: “Melhor Idade é a #PQP!!!”, que me garantiu mais alguns minutos de sonoras gargalhadas. 

Juntando o Atendimento e a Crônica, agora poderei repetir: “aconteceu comigo!!!”

Vamos ao "causo":

Estava eu no Shopping à procura de um "Bluzer", quando, algumas lojas depois, me deparo com um modelo que me agrada. Como a loja trabalha no sistema de Auto Serviço, procuro uma Operadora para me ajudar já que não encontro o tamanho adequado. Neste momento começa o meu "martírio".

Visivelmente incomodada por estar sendo interpelada por um Cliente – já que a loja é Auto Serviço – a Operadora afirma que todas as peças estão expostas nas araras. Insisto para que ela, no Estoque ou nos Provadores, tente encontrar uma peça no meu tamanho. Muito a contragosto a Operadora pega uma peça e sai para fazer o que já deveria ter feito. Enquanto espero, dou mais uma volta na Seção e me certifico que a peça que escolhi é a única na loja que me agrada.

Após quinze minutos, a Operadora retorna com a informação de que realmente eu teria que escolher outra peça ou desistir da compra nessa loja. Normal... Acontece... O que é inadmissível é a forma como a Operadora se expressou:

- Eu fui verificar porque é a minha “obrigação”, mas como eu já tinha dito, todas as peças estão expostas.

E arrematou:

- Também, o Senhor está na Seção ERRADA: esta é a Seção dos Jovens. A Seção dos "Tiozinhos" é ali na frente!!!

Apontando para uma Seção de Roupas Sociais, que eu já havia visitado, a Operadora tenta me convencer à mudar de ideia sobre o estilo de Blazer que DEVERIA levar. Afinal meus cabelos grisalhos demonstram, enfaticamente, para ela, que eu não sou mais um Jovem e NÃO DEVERIA me vestir como tal.

Claro que levei na esportiva e brinquei com a atitude da Operadora, que logo depois se deu conta das besteiras que estava falando e ficou totalmente constrangida, passando, após algumas gargalhadas, a oferecer o atendimento que deveria ter dado desde o início. Observando, em primeiro lugar, o estilo de roupa que eu estava usando;

Claro que o "causo" coloca em cheque a formação dos profissionais de Atendimento, que não colocam em prática regras básicas de abordagem do Cliente;

Claro que esta cena se repetirá muitas outras vezes até que a Operadora, finalmente, aprenda;

Claro que o "Bluzer" pretendido não foi comprado na Loja em questão;

Claro que a forma como encarei o atendimento, não é a mesma da maioria dos Clientes, que, certamente, dariam uma resposta mais “adequada” à atitude da Operadora.

E claro, para finalizar, fazendo uma releitura de Rui Castro digo que “Tiozinho” é a #PQP!!!


Vital Sousa
integrum Consultoria

Os Mais Lidos Da Semana!

10 Perguntas Demolidoras

Ter uma Excelente ideia não basta. É preciso saber vender o seu peixe, a qualquer momento que seja preciso. Todo Empreendedor tem a obrigação de conhecer o seu Negócio nos mínimos detalhes. Isso é importante para Vender a ideia e para a gestão do negócio. Todo Empreendedor tem a obrigação de responder, e responder certo, estas 10 perguntas sobreo seu Negócio.
A Young Entrepreneur Council fez uma lista com 10 questões que todos os investidores querem saber do dono de um negócio.
Encarar um grupo de investidores é uma tarefa que exige muita preparação do empreendedor. Se ele quiser conquistar aquele aporte ou investimento para sua startup ou empresa, terá de responder com segurança a todas as dúvidas de seus inquisidores.
Não são perguntas fáceis. Qualquer deslize na explicação do negócio ou desconhecimento de algum detalhe da operação pode custar o tão sonhado capital. Para ajudar os empresários nesse momento de tensão, os diretores do Young Entrepreneur Council, uma associação mundial de…

O Sorriso do Coringa

Lá pela segunda metade dos anos 80, depois de um “papo cabeça” com um psicanalista, passei de “Yuppie Carrancudo” para “Grunge Sorridente”. Os colegas diriam que por culpa da crise dos trinta, eu, melhor dizendo, diria que "graças" à crise dos trinta. Aceitei o conselho do profissional recomendado para acompanhar algumas mudanças na vida pessoal e profissional. Na época o termo ainda não virara moda, mas passei por um processo de Coaching de Carreira. O conselho, segundo o profissional, deveria resolver metade dos meus problemas... WOW!!! Um conselho bastante tentador, impossível de não ser acatado, pelos resultados prometidos e também pela simplicidade:

- Sorria. Metade dos seus problemas vão sumir... Sorria!!!
À primeira vista o conselho era muito fácil de ser seguido, afinal quem não sabe sorrir, sorrir é algo natural, sorrir é o melhor remédio para tudo... Porque eu não havia pensado nisso antes? Precisei gastar uma grana preta para descobrir o óbvio? Ao invés de ficar zan…

PROCURA-SE: Consultor de Varejo

CONSULTOR DE VAREJO (CNPJ / MEI)
Graduação em Administração e/ou Marketing com desejável Especialização em Finanças e Controladoria e/ou Gestão de Pessoas; COM ou SEM Experiência em Operação de Loja, mas com necessária experiência como Facilitador de Treinamentos Operacionais e Gerenciais.
O Profissional deverá compor o Quadro de Consultores da VTL Marketing, sendo co-responsável pelo desenvolvimento dos Treinamentos e Cosultorias na sua área de atuação. 
Oferecemos Excelente Ambiente de Trabalho + Honorários + Comissões + Participação nos Lucros.
Perfil mpreendedor; Fã / Praticante de Esportes Radicais; Espírito de Aventura e Disponibilidade para viagens de média duração no Norte / Nordeste são diferenciais que completam o Perfil dos Profissionais que buscamos.
Interessados deverão enviar Currículo para vtlmarketing4.0@gmail.com e destacar no assunto a área de atuação: CONSULTOR DE VAREJO.
Maiores informações com:
Vital Sousa integrum Consultoria +81 9 9459.6347 / 9 9201.1281