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Tiozinhos


Para começo de conversa, a foto que ilustra este artigo serve como referência do que se trata nossa "reclamação" e o objeto que nos levou a protagonizar (ou melhor dizendo: ser vítima) esta história, que será mais uma a ser utilizada como "causo" nos nossos Work Shops sobre Atendimento e Vendas. Mais precisamente, a foto ilustra o que chamo de "Bluzer" (Mistura de Blusão e Blazer): destes moderninhos, leves, desestruturados, para todas as ocasiões.

Para reforçar a imagem da ocorrência de falta de preparo da Operadora / Vendedora que me atendeu, minha amiga publica, em sua página no Facebook, uma crônica do mestre Rui Castro com o título de “Prazeres da Melhor Idade”, melhor traduzindo: “Melhor Idade é a #PQP!!!”, que me garantiu mais alguns minutos de sonoras gargalhadas. 

Juntando o Atendimento e a Crônica, agora poderei repetir: “aconteceu comigo!!!”

Vamos ao "causo":

Estava eu no Shopping à procura de um "Bluzer", quando, algumas lojas depois, me deparo com um modelo que me agrada. Como a loja trabalha no sistema de Auto Serviço, procuro uma Operadora para me ajudar já que não encontro o tamanho adequado. Neste momento começa o meu "martírio".

Visivelmente incomodada por estar sendo interpelada por um Cliente – já que a loja é Auto Serviço – a Operadora afirma que todas as peças estão expostas nas araras. Insisto para que ela, no Estoque ou nos Provadores, tente encontrar uma peça no meu tamanho. Muito a contragosto a Operadora pega uma peça e sai para fazer o que já deveria ter feito. Enquanto espero, dou mais uma volta na Seção e me certifico que a peça que escolhi é a única na loja que me agrada.

Após quinze minutos, a Operadora retorna com a informação de que realmente eu teria que escolher outra peça ou desistir da compra nessa loja. Normal... Acontece... O que é inadmissível é a forma como a Operadora se expressou:

- Eu fui verificar porque é a minha “obrigação”, mas como eu já tinha dito, todas as peças estão expostas.

E arrematou:

- Também, o Senhor está na Seção ERRADA: esta é a Seção dos Jovens. A Seção dos "Tiozinhos" é ali na frente!!!

Apontando para uma Seção de Roupas Sociais, que eu já havia visitado, a Operadora tenta me convencer à mudar de ideia sobre o estilo de Blazer que DEVERIA levar. Afinal meus cabelos grisalhos demonstram, enfaticamente, para ela, que eu não sou mais um Jovem e NÃO DEVERIA me vestir como tal.

Claro que levei na esportiva e brinquei com a atitude da Operadora, que logo depois se deu conta das besteiras que estava falando e ficou totalmente constrangida, passando, após algumas gargalhadas, a oferecer o atendimento que deveria ter dado desde o início. Observando, em primeiro lugar, o estilo de roupa que eu estava usando;

Claro que o "causo" coloca em cheque a formação dos profissionais de Atendimento, que não colocam em prática regras básicas de abordagem do Cliente;

Claro que esta cena se repetirá muitas outras vezes até que a Operadora, finalmente, aprenda;

Claro que o "Bluzer" pretendido não foi comprado na Loja em questão;

Claro que a forma como encarei o atendimento, não é a mesma da maioria dos Clientes, que, certamente, dariam uma resposta mais “adequada” à atitude da Operadora.

E claro, para finalizar, fazendo uma releitura de Rui Castro digo que “Tiozinho” é a #PQP!!!


Vital Sousa
integrum Consultoria

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