Pular para o conteúdo principal

Tiozinhos


Para começo de conversa, a foto que ilustra este artigo serve como referência do que se trata nossa "reclamação" e o objeto que nos levou a protagonizar (ou melhor dizendo: ser vítima) esta história, que será mais uma a ser utilizada como "causo" nos nossos Work Shops sobre Atendimento e Vendas. Mais precisamente, a foto ilustra o que chamo de "Bluzer" (Mistura de Blusão e Blazer): destes moderninhos, leves, desestruturados, para todas as ocasiões.

Para reforçar a imagem da ocorrência de falta de preparo da Operadora / Vendedora que me atendeu, minha amiga publica, em sua página no Facebook, uma crônica do mestre Rui Castro com o título de “Prazeres da Melhor Idade”, melhor traduzindo: “Melhor Idade é a #PQP!!!”, que me garantiu mais alguns minutos de sonoras gargalhadas. 

Juntando o Atendimento e a Crônica, agora poderei repetir: “aconteceu comigo!!!”

Vamos ao "causo":

Estava eu no Shopping à procura de um "Bluzer", quando, algumas lojas depois, me deparo com um modelo que me agrada. Como a loja trabalha no sistema de Auto Serviço, procuro uma Operadora para me ajudar já que não encontro o tamanho adequado. Neste momento começa o meu "martírio".

Visivelmente incomodada por estar sendo interpelada por um Cliente – já que a loja é Auto Serviço – a Operadora afirma que todas as peças estão expostas nas araras. Insisto para que ela, no Estoque ou nos Provadores, tente encontrar uma peça no meu tamanho. Muito a contragosto a Operadora pega uma peça e sai para fazer o que já deveria ter feito. Enquanto espero, dou mais uma volta na Seção e me certifico que a peça que escolhi é a única na loja que me agrada.

Após quinze minutos, a Operadora retorna com a informação de que realmente eu teria que escolher outra peça ou desistir da compra nessa loja. Normal... Acontece... O que é inadmissível é a forma como a Operadora se expressou:

- Eu fui verificar porque é a minha “obrigação”, mas como eu já tinha dito, todas as peças estão expostas.

E arrematou:

- Também, o Senhor está na Seção ERRADA: esta é a Seção dos Jovens. A Seção dos "Tiozinhos" é ali na frente!!!

Apontando para uma Seção de Roupas Sociais, que eu já havia visitado, a Operadora tenta me convencer à mudar de ideia sobre o estilo de Blazer que DEVERIA levar. Afinal meus cabelos grisalhos demonstram, enfaticamente, para ela, que eu não sou mais um Jovem e NÃO DEVERIA me vestir como tal.

Claro que levei na esportiva e brinquei com a atitude da Operadora, que logo depois se deu conta das besteiras que estava falando e ficou totalmente constrangida, passando, após algumas gargalhadas, a oferecer o atendimento que deveria ter dado desde o início. Observando, em primeiro lugar, o estilo de roupa que eu estava usando;

Claro que o "causo" coloca em cheque a formação dos profissionais de Atendimento, que não colocam em prática regras básicas de abordagem do Cliente;

Claro que esta cena se repetirá muitas outras vezes até que a Operadora, finalmente, aprenda;

Claro que o "Bluzer" pretendido não foi comprado na Loja em questão;

Claro que a forma como encarei o atendimento, não é a mesma da maioria dos Clientes, que, certamente, dariam uma resposta mais “adequada” à atitude da Operadora.

E claro, para finalizar, fazendo uma releitura de Rui Castro digo que “Tiozinho” é a #PQP!!!


Vital Sousa
integrum Consultoria

Os Mais Lidos Da Semana!

O Fator "Stoic Mujic"

“Enquanto se descansa, se carrega pedras”: este provérbio português é o tipo de frase feita que não sai da boca de um grupo de pessoas, entre as quais me incluo: os obstinados pelo que fazem, pelo trabalho. Estas pessoas são do tipo que nunca “desligam”. Não importa onde estejam, o que estejam fazendo; eles estão sempre “ligados”.
Numa sessão de vídeo caseira, com pipoca e guaraná, não seria diferente. Na última, vimos o filme “A Ponte dos Espiões”. “Bridge of Spies” em Inglês. Embora eu prefira, por razões que o leitor poderá ver no filme, o título em Alemão: “Der Unterhändler” que em língua tupiniquim que dizer “O Negociador”. É um excelente filme para ser usado em treinamentos sobre Negociação, com certeza usarei, mas o que mais me chamou a atenção foi a definição dada ao protagonista, interpretado por Tom Hanks. Um advogado bem sucedido de uma Empresa de Seguros. Vamos à uma breve sinopse do filme e voltamos para tratar do que interesse neste artigo, isto é: o "Fator Stoic M…

Varejo & Diversidade & Inclusão

“Falar de Diversidade não é sobre ‘coisas de viado’, é sobre ‘ser’ humano; reconhecer que ‘somos todos iguais, isto é: diferentes’.” 
Desde 1.999, na virada do milênio, trabalhamos com o conceito de Diversidade no Varejo. A partir de 2.007, com a fundação da integrum Consultoria, introduzimos o Processo de Desenvolvimento da Excelência no Atendimento à Diversidade Humana no escopo de nossa Proposta de Valor, mesmo quando nos avisavam, em tom de alerta, que poderíamos nos “queimar” com essa “conversa”, porque isso era, na época e ainda hoje, “coisa de viado”. 
Desde essa época nos apropriamos do slogan “somos todos iguais, isto é: diferentes” de uma Campanha da L’Oreal, linha Coiffeur. De lá para cá muita coisa mudou. 20 anos após nosso “despertar” sobre a questão da Diversidade no Varejo, vejo com orgulho as atenções voltadas para o termo “Inclusão” no Retail’s Big Show 2.019 da NRF - National Retail Federation dos United States of America. Yes! We are inclusive! Direto de New York, New…

PROCURA-SE: Consultor de Varejo

CONSULTOR DE VAREJO (FREELANCER - CNPJ / MEI)

Graduação em Administração e/ou Contábeis e/ou Psicologia, com desejável Especialização em Finanças e Controladoria e/ou Gestão de Pessoas e/ou Marketing; COM ou SEM Experiência em Operação, mas com necessária experiência como Facilitador de Treinamentos Operacionais e Gerenciais.
O Profissional deverá compor o Quadro Societário (Opcional) da integrum Consultoria, sendo co-responsável pelo desenvolvimento dos Treinamentos da sua área de atuação. 
Oferecemos Excelente Ambiente de Trabalho + Honorários + Comissões + Participação nos Lucros.
Empreendedor; Fã / Praticante de Esportes Radicais; Espírito de Aventura e Disponibilidade para viagens de média duração no Norte / Nordeste são diferenciais que completam o Perfil dos Profissionais que buscamos.
Interessados deverão enviar Currículo para sousa.vital@gmail.com e destacar no assunto a área de atuação: CONSULTOR DE VAREJO
Maiores informações com:

Vital Sousa integrum Consultoria +81 9 9851.6174 / 9 …