Para começo de conversa, a foto que ilustra este artigo serve como referência do que se trata nossa "reclamação" e o objeto que nos levou a protagonizar (ou melhor dizendo: ser vítima) esta história, que será mais uma a
ser utilizada como "causo" nos nossos Work Shops sobre Atendimento e Vendas.
Mais precisamente, a foto ilustra o que chamo de "Bluzer" (Mistura de Blusão e
Blazer): destes moderninhos, leves, desestruturados, para
todas as ocasiões.
Para reforçar a imagem da
ocorrência de falta de preparo da Operadora / Vendedora que me atendeu, minha
amiga publica, em sua página no Facebook, uma crônica
do mestre Rui Castro com o título de “Prazeres da Melhor Idade”, melhor
traduzindo: “Melhor Idade é a #PQP!!!”, que me garantiu mais alguns minutos de
sonoras gargalhadas.
Juntando o Atendimento e a Crônica, agora poderei repetir: “aconteceu comigo!!!”
Juntando o Atendimento e a Crônica, agora poderei repetir: “aconteceu comigo!!!”
Vamos ao "causo":
Estava eu no Shopping à
procura de um "Bluzer", quando, algumas lojas depois, me deparo com um
modelo que me agrada. Como a loja trabalha no sistema de Auto Serviço, procuro
uma Operadora para me ajudar já que não encontro o tamanho adequado. Neste
momento começa o meu "martírio".
Visivelmente incomodada
por estar sendo interpelada por um Cliente – já que a loja é Auto Serviço – a
Operadora afirma que todas as peças estão expostas nas araras. Insisto para que
ela, no Estoque ou nos Provadores, tente encontrar uma peça no meu tamanho.
Muito a contragosto a Operadora pega uma peça e sai para fazer o que já deveria
ter feito. Enquanto espero, dou mais uma volta na Seção e me certifico que a
peça que escolhi é a única na loja que me agrada.
Após quinze minutos, a
Operadora retorna com a informação de que realmente eu teria que escolher outra
peça ou desistir da compra nessa loja. Normal... Acontece... O que é inadmissível é
a forma como a Operadora se expressou:
- Eu fui verificar porque
é a minha “obrigação”, mas como eu já tinha dito, todas as peças estão expostas.
E arrematou:
- Também, o Senhor está na
Seção ERRADA: esta é a Seção dos Jovens. A Seção dos "Tiozinhos" é ali na
frente!!!
Apontando para uma Seção
de Roupas Sociais, que eu já havia visitado, a Operadora tenta me convencer à mudar de ideia sobre o estilo de Blazer que DEVERIA levar. Afinal meus
cabelos grisalhos demonstram, enfaticamente, para ela, que eu não sou mais um
Jovem e NÃO DEVERIA me vestir como tal.
Claro que levei na
esportiva e brinquei com a atitude da Operadora, que logo depois se deu conta
das besteiras que estava falando e ficou totalmente constrangida, passando,
após algumas gargalhadas, a oferecer o atendimento que deveria ter dado desde o
início. Observando, em primeiro lugar, o estilo de roupa que eu estava usando;
Claro que o "causo" coloca
em cheque a formação dos profissionais de Atendimento, que não colocam em
prática regras básicas de abordagem do Cliente;
Claro que esta cena se
repetirá muitas outras vezes até que a Operadora, finalmente, aprenda;
Claro que o "Bluzer" pretendido não foi comprado na Loja em questão;
Claro que a forma como
encarei o atendimento, não é a mesma da maioria dos Clientes, que, certamente, dariam uma resposta mais “adequada” à atitude da Operadora.
E claro, para finalizar, fazendo
uma releitura de Rui Castro digo que “Tiozinho” é a #PQP!!!
Vital Sousa
integrum Consultoria
Vital Sousa
integrum Consultoria