Pular para o conteúdo principal

Tiozinhos


Para começo de conversa, a foto que ilustra este artigo serve como referência do que se trata nossa "reclamação" e o objeto que nos levou a protagonizar (ou melhor dizendo: ser vítima) esta história, que será mais uma a ser utilizada como "causo" nos nossos Work Shops sobre Atendimento e Vendas. Mais precisamente, a foto ilustra o que chamo de "Bluzer" (Mistura de Blusão e Blazer): destes moderninhos, leves, desestruturados, para todas as ocasiões.

Para reforçar a imagem da ocorrência de falta de preparo da Operadora / Vendedora que me atendeu, minha amiga publica, em sua página no Facebook, uma crônica do mestre Rui Castro com o título de “Prazeres da Melhor Idade”, melhor traduzindo: “Melhor Idade é a #PQP!!!”, que me garantiu mais alguns minutos de sonoras gargalhadas. 

Juntando o Atendimento e a Crônica, agora poderei repetir: “aconteceu comigo!!!”

Vamos ao "causo":

Estava eu no Shopping à procura de um "Bluzer", quando, algumas lojas depois, me deparo com um modelo que me agrada. Como a loja trabalha no sistema de Auto Serviço, procuro uma Operadora para me ajudar já que não encontro o tamanho adequado. Neste momento começa o meu "martírio".

Visivelmente incomodada por estar sendo interpelada por um Cliente – já que a loja é Auto Serviço – a Operadora afirma que todas as peças estão expostas nas araras. Insisto para que ela, no Estoque ou nos Provadores, tente encontrar uma peça no meu tamanho. Muito a contragosto a Operadora pega uma peça e sai para fazer o que já deveria ter feito. Enquanto espero, dou mais uma volta na Seção e me certifico que a peça que escolhi é a única na loja que me agrada.

Após quinze minutos, a Operadora retorna com a informação de que realmente eu teria que escolher outra peça ou desistir da compra nessa loja. Normal... Acontece... O que é inadmissível é a forma como a Operadora se expressou:

- Eu fui verificar porque é a minha “obrigação”, mas como eu já tinha dito, todas as peças estão expostas.

E arrematou:

- Também, o Senhor está na Seção ERRADA: esta é a Seção dos Jovens. A Seção dos "Tiozinhos" é ali na frente!!!

Apontando para uma Seção de Roupas Sociais, que eu já havia visitado, a Operadora tenta me convencer à mudar de ideia sobre o estilo de Blazer que DEVERIA levar. Afinal meus cabelos grisalhos demonstram, enfaticamente, para ela, que eu não sou mais um Jovem e NÃO DEVERIA me vestir como tal.

Claro que levei na esportiva e brinquei com a atitude da Operadora, que logo depois se deu conta das besteiras que estava falando e ficou totalmente constrangida, passando, após algumas gargalhadas, a oferecer o atendimento que deveria ter dado desde o início. Observando, em primeiro lugar, o estilo de roupa que eu estava usando;

Claro que o "causo" coloca em cheque a formação dos profissionais de Atendimento, que não colocam em prática regras básicas de abordagem do Cliente;

Claro que esta cena se repetirá muitas outras vezes até que a Operadora, finalmente, aprenda;

Claro que o "Bluzer" pretendido não foi comprado na Loja em questão;

Claro que a forma como encarei o atendimento, não é a mesma da maioria dos Clientes, que, certamente, dariam uma resposta mais “adequada” à atitude da Operadora.

E claro, para finalizar, fazendo uma releitura de Rui Castro digo que “Tiozinho” é a #PQP!!!


Vital Sousa
integrum Consultoria

Os Mais Lidos Da Semana!

10 Perguntas Demolidoras (AP-InCo)

Ter uma Excelente ideia não basta. É preciso saber vender o seu peixe, a qualquer momento que seja preciso. Todo Empreendedor tem a obrigação de conhecer o seu Negócio nos mínimos detalhes. Isso é importante para Vender a ideia e para a gestão do negócio. Todo Empreendedor tem a obrigação de responder, e responder certo, estas 10 perguntas sobreo seu Negócio.
A Young Entrepreneur Council fez uma lista com 10 questões que todos os investidores querem saber do dono de um negócio.
Encarar um grupo de investidores é uma tarefa que exige muita preparação do empreendedor. Se ele quiser conquistar aquele aporte ou investimento para sua startup ou empresa, terá de responder com segurança a todas as dúvidas de seus inquisidores.
Não são perguntas fáceis. Qualquer deslize na explicação do negócio ou desconhecimento de algum detalhe da operação pode custar o tão sonhado capital. Para ajudar os empresários nesse momento de tensão, os diretores do Young Entrepreneur Council, uma associação mundial de…

Rally M+is - Transnordestina

O Rally
O Rally M+is em sua IV Edição – Rally M+is – Transnordestina – estará focando suas expertises no Varejo Alimentar: origem da proposta de trabalho da integrum Consultoria. Suas atividades estarão focadas no desenvolvimento / ampliação do relacionamento dentro da Cadeia de Suprimento e Qualificação de Operadores e Varejistas.
O que eu ganho com isso?
De início, a resposta à pergunta que, acreditamos, surgirá no momento inicial de nossa apresentação: do Consumidor à Indústria, os Benefícios Sistêmicos da maior Interação da Cadeia de Suprimento do Varejo Alimentar.
- Consumidores: MELHOR Atendimento, Preço, Qualidade, Variedade e Conforto; - Varejistas: MAIS Qualificação, Vendas, Gestão e Rentabilidade; - Transportadoras: MAIS Embarques, Precisão, Rapidez, Pontualidade e Eficiência; - Distribuidores: MAIS Mix, Giro, Clientes, Rentabilidade e Liquidez; - Indústrias: MAIS Vendas, Previsibilidade e Rentabilidade!
O Roteiro
O Percurso do Rally M+is – Transnordestina é um retorno às origens: queremos…

De Volta ao Futuro! (AP II)

O Reveillon é um momento de luzes e cores: o branco da paz; o amarelo da prosperidade; o azul da harmonia; o verde da saúde; o laranja da vitalidade - esta deveria ser  a minha cor favorita; o vermelho da paixão... Um verdadeiro arco-íris de desejos e felicitações para um ano que se inicia, iluminado pelas luzes dos fogos de artifício e ao som do hit do dia: Vai Malandra!
No meio dessas "ondas" uma foto em preto e branco grita aos quatro ventos e aos quatro cantos da world wide web. Através de um post transversal nas redes sociais, alguém publica uma foto do fotógrafo Lucas Landau, que me conecta, imediatamente, com os versos de um hai kai...
"Pinto meu rosto Para me ver exposto, Sonhar em cores."
... Que, para mim, traduzem o "grito" do menino à beira mar com os olhos refletindo os fogos de artifício. Meu primeiro ímpeto é perguntar, como se ele me escutasse, "Você tem fome de que?"; "Você tem sede de que?" Porque você dá as costas à todas…