Pular para o conteúdo principal

"O Homem Sonha, Deus Realiza"





Visitando os Pontos de Vendas de uma Empresa, para iniciar uma Consultoria, me deparo com a frase título, pintada no tanque de uma moto de entregas. A princípio fiquei procurando as indicações de origem bíblica – livro, capítulo, versículo... Depois me dei conta de que se trata de uma das tantas frases motivacionais que se espalham de forma viral em placas, para-choques de caminhões, vidros de carros, banners e faixas de comunicação de muitas Empresas. A origem, para o nosso caso, não importa, mas a frase me chamou bastante a atenção e ficou martelando na minha cabeça por três razões:

1 – Me vem à cabeça os versos de Fernando Pessoa que tão bem retrata a busca de novos horizontes, o espírito empreendedor e os caminhos para a criação de uma obra, seja ela de que tipo for, que transcrevo para enriquecer este texto com uma visão, digamos, poética da determinação de sonhar novos mundos, novas realidades, novos empreendimentos...

"Deus quer, o homem sonha, a obra nasce.
Deus quis que a terra fosse toda uma,
Que o mar unisse, já não separasse.
Sagrou-te, e foste desvendando a espuma,

E a orla branca foi de ilha em continente,
Clareou, correndo, até ao fim do mundo,
E viu-se a terra inteira, de repente,
Surgir, redonda, do azul profundo."

2 – Independente da questão religiosa, do significado da palavra Deus, lembro-me da palavra ‘Entusiasmo’ tantas vezes aplicada em nossos Work Shops, como parte da Palestra “O Poder do Entusiasmo” que utilizamos para despertar (não tenho simpatia pelo termo motivar) os participantes de nossos Eventos de Capacitação, para o que determina suas ações e atitudes no decorrer de cada dia de suas vidas.

"A palavra entusiasmo vem do grego entheos, que significa “estar repleto de Deus”. E uma das maneiras de saber se você tem Deus dentro de si, e sentir-se com energia e paixão para realizar aquilo que deseja."

Neste sentido, o Deus que “realiza” é o Deus que está dentro de nós, ou Deus realiza através de nós, ou, ainda, nós realizamos inspirados por Deus. Pensando assim, podemos, parafraseando Descartes, reduzir a frase título para: “sonho, logo realizo.” Finalmente, sonhar é a base para qualquer realização, uma vez que, pelo próprio significado da palavra, Entusiasmo é Ação.

Seria estranho não mencionar a frase que dá "suporte lógico" a toda esta argumentação; A frase que martela em contraponto com a frase título e coexiste, já que em essência a dualidade não existe: "Somos o que pensamos (sonhamos), com nossos pensamentos (sonhos) construímos nosso mundo." [Buda]

3 – Por último algumas perguntas: Que Sonho? Todos na Empresa conhecem este sonho? Todos introjetaram este sonho?

De imediato, me vem a lembrança de Walt Disney que imortalizou a frase: “Você pode sonhar, criar, desenhar e construir o lugar mais maravilhoso do mundo... Mas é necessário ter pessoas para transformar seu sonho em realidade.”

Transformar um sonho em uma missão e fazer com que esta missão seja incorporada na rotina de um empreendimento, por todos que, de alguma forma, contribuem com este empreendimento, vai muito mais além de um mero Planejamento Estratégico, requer a presença de uma Liderança.

Uma Liderança, que no contexto dos sonhos, nos remete a Martin Luther King e às suas palavras: “Eu tenho um Sonho.” Uma Liderança que transforme Sonho em Missão e ofereça uma Visão de Futuro aos seus liderados.

Deepak Chopra, guru espiritual, diz que o “fundamental na verdadeira liderança é entender as necessidades das pessoas e saber responder a cada uma delas”.

Em qualquer grupo humano, os indivíduos se exprimem com base em dois temas básicos: - necessidades e respostas. Sempre necessitamos de algo, do mais primário e material, até o amor, auto-estima e significado espiritual para a nossa vida. Há sempre uma resposta ou “re-ação” para satisfazer estas necessidades, que envolvem, desde a disputa, até uma descoberta criativa ou inspiração divina.

“Juntar as necessidades às respostas é a coisa mais poderosa que um líder pode fazer”, segundo Deepak Chopra. Foi isto exatamente que fez Martin Luther King:  deu resposta a uma necessidade do povo de auto-estima e significado – ele deu Visão de Futuro.

Antes de finalizar, resumimos o pressuposto do Marketing 3.0 que norteia nossas ações de Consultoria e Desenvolvimento Humano na seguinte fórmula:


Homem (que sonha) = Corpo (Necessidades) + Mente (Comportamento) + Espírito (Valores)

Assim, desvinculando a questão religiosa da frase título, concluímos, utilizando as palavras de Roberto Shinyashiki: 

“Tudo o que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado.”

Vital Sousa
integrum Consultoria

Os Mais Lidos Da Semana!

A Cartilha do ABC

Há alguns dias li uma notícia, num site sobre empreendedorismo, que uma empreendedora havia alcançado sucesso em seu negócio com uma inovação: ela estava produzindo sapatos ao gosto do Cliente, isto é: customizados ou personalizados ou, ainda, taylor made – sob medida.
- Como é que é?! Inovação!? Mas quando!?
Sou do tempo que sapatos, roupas, chapéus, joias e outros acessórios e adornos eram confeccionados sob medida e encomenda dos Clientes, então, para mim, esta empreendedora não está inovando: está fazendo o que é bastante comum no mundo da moda: voltando ao passado; fazendo uma releitura de um processo de produção. Não vou me aprofundar neste “revival” calçadista, porque a leitura da noticia me inspirou a fazer minha própria “inovação”: uma Cartilha do ABC para ensinar empreendedores e varejistas o “bê-a-bá” da Gestão de Estoques, Vendas Clientes, Cobrança, Capital de Giro e o fundamental Fluxo de Caixa. A Cartilha do ABC é uma ferramenta gerencial que serve para isso e muito mais.
C…

10 Perguntas Demolidoras

Ter uma Excelente ideia não basta. É preciso saber vender o seu peixe, a qualquer momento que seja preciso. Todo Empreendedor tem a obrigação de conhecer o seu Negócio nos mínimos detalhes. Isso é importante para Vender a ideia e para a gestão do negócio. Todo Empreendedor tem a obrigação de responder, e responder certo, estas 10 perguntas sobreo seu Negócio.
A Young Entrepreneur Council fez uma lista com 10 questões que todos os investidores querem saber do dono de um negócio.
Encarar um grupo de investidores é uma tarefa que exige muita preparação do empreendedor. Se ele quiser conquistar aquele aporte ou investimento para sua startup ou empresa, terá de responder com segurança a todas as dúvidas de seus inquisidores.
Não são perguntas fáceis. Qualquer deslize na explicação do negócio ou desconhecimento de algum detalhe da operação pode custar o tão sonhado capital. Para ajudar os empresários nesse momento de tensão, os diretores do Young Entrepreneur Council, uma associação mundial de…

FALAVarejista!PodCast.Sem15 - "Os Sete Pecados Capitais no Atendimento ao Cliente - DESRESPEITO"

FALA VAREJISTA!
O Pecado do DESRESPEITO é o tiro de misericórdia no Processo de Atendimento: se uma loja não respeita o Cliente, já está morta e não sabe...
Este é um Pecado tão "cabeludo" que preferimos não falar dele e irmos direto para a penitência; para a Solução... - Respeite o Cliente! - Tudo começa com o Respeito! - Respeito é bom e eu gosto! - Respeite para ser Respeitado!
Frases bem populares no nosso dia-a-dia, mas a realidade não corresponde à expectativa... Por isso vamos reforçar a famosa Política de Atendimento da Stew Leonard's, tão importante que foi talhada na pedra para não ser esquecida...
Regra 1. O cliente tem sempre razão; Regra 2. Quando o Cliente nao tiver razão, aplique a Regra 1.
Sempre que repito estas regras, escuto inúmeras controvérsias... Uns não entendem, outros não aceitam, outros discordam em parte, etc, etc, etc... Então para darmos continuidade ao trabalho darei a minha tradução para esta Política:
- Quando se tem a firmeza de dizer que "o C…