"Quando uma criatura humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda a força de sua alma, todo o universo conspira a seu favor." [Johann Goethe]
Nossa primeira postagem no Blog Varejão, não poderia versar sobre outro tema que não fosse sobre nossa capacidade de SONHAR!!!
Visitando os Pontos de Vendas
de uma Empresa, para iniciar uma Consultoria, me deparo com a frase título, desta postagem, pintada
no tanque de uma moto de entregas. A princípio fiquei procurando as indicações
de origem bíblica – livro, capítulo, versículo... Depois me dei conta de que se
trata de uma das tantas frases motivacionais que se espalham de
forma viral em placas, para-choques de caminhões, vidros de carros, banners e
faixas de comunicação de muitas Empresas. A origem, para o nosso caso, não importa, mas a frase me
chamou bastante a atenção e ficou martelando na minha cabeça por três razões:
1 – Me vem à cabeça os versos
de Fernando Pessoa que tão bem retrata a busca de novos horizontes, o espírito
empreendedor e os caminhos para a criação de uma obra, seja ela de que tipo
for, que transcrevo para enriquecer este texto com uma visão, digamos, poética da
determinação de sonhar novos mundos, novas realidades, novos empreendimentos...
"Deus quer, o homem sonha, a obra nasce.
Deus quis que a terra fosse toda uma,
Que o mar unisse, já não separasse.
Sagrou-te, e foste desvendando a espuma,
E a orla branca foi de ilha em continente,
Clareou, correndo, até ao fim do mundo,
E viu-se a terra inteira, de repente,
Surgir, redonda, do azul profundo."
2 – Independente da questão religiosa, do
significado da palavra Deus, lembro-me da palavra ‘Entusiasmo’ tantas vezes aplicada em nossas Oficinas, como parte da Palestra “O Poder do Entusiasmo”
que utilizamos para despertar (não tenho simpatia pelo termo 'motivar') os participantes de nossos Eventos
de Qualificação, para o que determina suas ações e atitudes no decorrer de cada
dia de suas vidas.
"A palavra entusiasmo vem do grego entheos,
que significa “estar repleto de Deus”. E uma das maneiras de saber se você tem
Deus dentro de si, e sentir-se com energia e paixão para realizar
aquilo que deseja."
Neste sentido, o Deus que “realiza” é o Deus que
está dentro de nós, ou Deus realiza através de nós, ou, ainda, nós realizamos
inspirados por Deus. Pensando assim, podemos, parafraseando Descartes, reduzir
a frase título para: “sonho, logo realizo.” Finalmente, sonhar é a base para qualquer
realização, uma vez que, pelo próprio significado da palavra, Entusiasmo é
Ação.
Seria estranho não mencionar a frase que dá "suporte lógico" a toda esta argumentação; A frase que martela em contraponto com a frase título e coexiste, já que em essência a dualidade não existe: "Somos o que pensamos (sonhamos), com nossos pensamentos (sonhos) construímos nosso mundo." [Buda]
Seria estranho não mencionar a frase que dá "suporte lógico" a toda esta argumentação; A frase que martela em contraponto com a frase título e coexiste, já que em essência a dualidade não existe: "Somos o que pensamos (sonhamos), com nossos pensamentos (sonhos) construímos nosso mundo." [Buda]
3 – Por último algumas perguntas: Que Sonho? Todos
na Empresa conhecem este sonho? Todos introjetaram este sonho?
De imediato, me vem a lembrança de Walt Disney que
imortalizou a frase: “Você pode sonhar,
criar, desenhar e construir o lugar mais maravilhoso do mundo... Mas é
necessário ter pessoas para transformar seu sonho em realidade.”
Transformar um sonho em
uma missão e fazer com que esta missão seja incorporada na rotina de um
empreendimento, por todos que, de alguma forma, contribuem com este
empreendimento, vai muito mais além de um mero Planejamento Estratégico, requer
a presença de uma Liderança.
Uma Liderança, que no
contexto dos sonhos, nos remete a Martin Luther King e às suas palavras: “Eu
tenho um Sonho.” Uma Liderança que transforme Sonho em Missão e ofereça uma
Visão de Futuro aos seus liderados.
Deepak Chopra, guru
espiritual, diz que o “fundamental na verdadeira liderança é entender as
necessidades das pessoas e saber responder a cada uma delas”.
Em qualquer grupo humano, os indivíduos se exprimem com base em dois temas básicos: - necessidades e respostas. Sempre necessitamos de algo, do mais primário e material, até o amor, auto-estima e significado espiritual para a nossa vida. Há sempre uma resposta ou “re-ação” para satisfazer estas necessidades, que envolvem, desde a disputa, até uma descoberta criativa ou inspiração divina.
“Juntar as
necessidades às respostas é a coisa mais poderosa que um líder pode fazer”,
segundo Deepak Chopra. Foi isto exatamente que fez Martin Luther King: deu resposta a uma necessidade do povo de
autoestima e significado – ele deu Visão de Futuro.
Antes de finalizar, resumimos o pressuposto do Marketing 3.0 que norteia nossas ações de Consultoria e Desenvolvimento Humano na seguinte fórmula:
Antes de finalizar, resumimos o pressuposto do Marketing 3.0 que norteia nossas ações de Consultoria e Desenvolvimento Humano na seguinte fórmula:
Homem (que sonha) = Corpo (Necessidades) + Mente (Comportamento) + Espírito (Valores)
Assim, desvinculando a questão religiosa
da frase título, concluímos, utilizando as palavras de Roberto Shinyashiki:
“Tudo
o que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa
ser realizado.”
Vital Sousa
Consultor de Negócios
Consultor de Negócios
VTL Marketing
Comentários
Postar um comentário