Pular para o conteúdo principal

"O Homem Sonha, Deus Realiza"


"Quando uma criatura humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda a força de sua alma, todo o universo conspira a seu favor." [Johann Goethe]


Nossa primeira postagem no Blog Varejão, não poderia versar sobre outro tema que não fosse sobre nossa capacidade de SONHAR!!!

Visitando os Pontos de Vendas de uma Empresa, para iniciar uma Consultoria, me deparo com a frase título, desta postagem, pintada no tanque de uma moto de entregas. A princípio fiquei procurando as indicações de origem bíblica – livro, capítulo, versículo... Depois me dei conta de que se trata de uma das tantas frases motivacionais que se espalham de forma viral em placas, para-choques de caminhões, vidros de carros, banners e faixas de comunicação de muitas Empresas. A origem, para o nosso caso, não importa, mas a frase me chamou bastante a atenção e ficou martelando na minha cabeça por três razões:

1 – Me vem à cabeça os versos de Fernando Pessoa que tão bem retrata a busca de novos horizontes, o espírito empreendedor e os caminhos para a criação de uma obra, seja ela de que tipo for, que transcrevo para enriquecer este texto com uma visão, digamos, poética da determinação de sonhar novos mundos, novas realidades, novos empreendimentos...

"Deus quer, o homem sonha, a obra nasce.
Deus quis que a terra fosse toda uma,
Que o mar unisse, já não separasse.
Sagrou-te, e foste desvendando a espuma,

E a orla branca foi de ilha em continente,
Clareou, correndo, até ao fim do mundo,
E viu-se a terra inteira, de repente,
Surgir, redonda, do azul profundo."

2 – Independente da questão religiosa, do significado da palavra Deus, lembro-me da palavra ‘Entusiasmo’ tantas vezes aplicada em nossas Oficinas, como parte da Palestra “O Poder do Entusiasmo” que utilizamos para despertar (não tenho simpatia pelo termo 'motivar') os participantes de nossos Eventos de Qualificação, para o que determina suas ações e atitudes no decorrer de cada dia de suas vidas.

"A palavra entusiasmo vem do grego entheos, que significa “estar repleto de Deus”. E uma das maneiras de saber se você tem Deus dentro de si, e sentir-se com energia e paixão para realizar aquilo que deseja."

Neste sentido, o Deus que “realiza” é o Deus que está dentro de nós, ou Deus realiza através de nós, ou, ainda, nós realizamos inspirados por Deus. Pensando assim, podemos, parafraseando Descartes, reduzir a frase título para: “sonho, logo realizo.” Finalmente, sonhar é a base para qualquer realização, uma vez que, pelo próprio significado da palavra, Entusiasmo é Ação.

Seria estranho não mencionar a frase que dá "suporte lógico" a toda esta argumentação; A frase que martela em contraponto com a frase título e coexiste, já que em essência a dualidade não existe: "Somos o que pensamos (sonhamos), com nossos pensamentos (sonhos) construímos nosso mundo." [Buda]

3 – Por último algumas perguntas: Que Sonho? Todos na Empresa conhecem este sonho? Todos introjetaram este sonho?

De imediato, me vem a lembrança de Walt Disney que imortalizou a frase: “Você pode sonhar, criar, desenhar e construir o lugar mais maravilhoso do mundo... Mas é necessário ter pessoas para transformar seu sonho em realidade.”

Transformar um sonho em uma missão e fazer com que esta missão seja incorporada na rotina de um empreendimento, por todos que, de alguma forma, contribuem com este empreendimento, vai muito mais além de um mero Planejamento Estratégico, requer a presença de uma Liderança.

Uma Liderança, que no contexto dos sonhos, nos remete a Martin Luther King e às suas palavras: “Eu tenho um Sonho.” Uma Liderança que transforme Sonho em Missão e ofereça uma Visão de Futuro aos seus liderados.

Deepak Chopra, guru espiritual, diz que o “fundamental na verdadeira liderança é entender as necessidades das pessoas e saber responder a cada uma delas”.

Em qualquer grupo humano, os indivíduos se exprimem com base em dois temas básicos: - necessidades e respostas. Sempre necessitamos de algo, do mais primário e material, até o amor, auto-estima e significado espiritual para a nossa vida. Há sempre uma resposta ou “re-ação” para satisfazer estas necessidades, que envolvem, desde a disputa, até uma descoberta criativa ou inspiração divina.

“Juntar as necessidades às respostas é a coisa mais poderosa que um líder pode fazer”, segundo Deepak Chopra. Foi isto exatamente que fez Martin Luther King:  deu resposta a uma necessidade do povo de autoestima e significado – ele deu Visão de Futuro.

Antes de finalizar, resumimos o pressuposto do Marketing 3.0 que norteia nossas ações de Consultoria e Desenvolvimento Humano na seguinte fórmula:

Homem (que sonha) = Corpo (Necessidades) + Mente (Comportamento) + Espírito (Valores)

Assim, desvinculando a questão religiosa da frase título, concluímos, utilizando as palavras de Roberto Shinyashiki: 

“Tudo o que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado.”


Vital Sousa
Consultor de Negócios
VTL Marketing

Comentários

Os Mais Lidos Da Semana!

FLASH 4.0 - Consultoria Relâmpago

  FLASH 4.0 - Consultoria Relâmpago para deixar a sua Loja pronta para o Novo Normal, com Qualidade, Rentabilidade e Efetividade Operacional. Se você está lendo esta postagem, seguramente compartilhamos da mesma paixão pelo Varejo. Agora, gostaria da sua avaliação para este novo modelo de Consultoria que economiza tempo e dinheiro. Estou falando de uma Auditoria de Qualidade , com o objetivo de Qualificar a(s) sua(s) loja(s) para entregar Excelência no Atendimento à Diversidade de Clientes no Ponto de Vendas . A Auditoria tem 4 Módulos , que, livremente, poderão ser contratados, para atender as suas reais necessidades.   Direto ao ponto, porque tempo é dinheiro, me coloco a sua disposição para esclarecer qualquer dúvida sobre a Proposta, para entregarmos, com segurança, um Serviço de Valor e Qualidade Diferencial , compatível com o caráter e a cultura de nossas Empres O Flash 4.0 é uma Auditoria de Qualidade ; uma “tomografia” do Ponto de Vendas para corrigir defeitos e qual

FALA Varejista! PodCast.Sem56 - "Marketing de Experiência - Parte 3"

Numa Parceria de Fix Tecnologia, Gustavo Sobreira Advogados Associados, Realiza Business e VTL Marketing e com o Apoio de Casa Primor, JAZAM Alimentos e Rações VittaMax , iniciamos mais uma Transmissão do... FALA Varejista! PodCast Transmissão 56 – “Marketing de Experiência – Parte 3” FALA Varejista! “Existe Marketing de tudo e para tudo porque, como sempre repetimos, tudo é Marketing e Marketing é tudo: simples assim.” Dando continuidade à Série de 5 Semanas falando sobre Marketing de Experiência , nesta terceira transmissão falaremos sobre os 5 Tipos de Experiência . Vamos destacar as características de cada Experiência e contextualizar com um exemplo prático no Ponto de Vendas, para maior clareza da situação. 1. Sentidos Experiências proporcionadas através dos 5 Sentidos , o chamado Marketing Sensorial , são utilizadas desde os primórdios do Varejo. A Experimentação é uma poderosa estratégia de Marketing e Vendas. No Ponto de Vendas, cheirinho de pão fresquinho ou de um cafezi

Rally M+is - Transamazônica

"Falar é fácil, quero ver fazer!" Partindo de Cabedelo (PB) Quantas vezes você já ouviu esta frase, todas as vezes que você teve uma ideia inovadora; todas as vezes que você pensou em fazer algo, realmente, inovador, diferente? Quantas vezes diante, da descrença das pessoas, você vacilou e desistiu? Nós não desistimos! Amadurecemos nossa ideia até o ponto de ser colhida, até o ponto ideal para ser colocada em prática, até a hora de Agir! Nossa ideia pode até parecer uma completa loucura, uma insensatez, mas foi pensada e planejada nos seus mínimos detalhes: detalhes Bons e Ruins, Ações e Reações, Atitudes e Consequências, Forças e Fraquezas, Oportunidades e Ameaças, o Que, Onde, Porque, Quem, Como, Quando, Quanto... Planejamento concluído e exaustivamente testado e aprovado chegou a hora da Ação! Sem esquecer que a vida do Empreendedor é (ou, necessariamente, deveria ser) um eterno looping de PDCA: Planejar, Desenvolver, Controlar, Ajustar, Planejar...