Pular para o conteúdo principal

"O Homem Sonha, Deus Realiza"





Visitando os Pontos de Vendas de uma Empresa, para iniciar uma Consultoria, me deparo com a frase título, pintada no tanque de uma moto de entregas. A princípio fiquei procurando as indicações de origem bíblica – livro, capítulo, versículo... Depois me dei conta de que se trata de uma das tantas frases motivacionais que se espalham de forma viral em placas, para-choques de caminhões, vidros de carros, banners e faixas de comunicação de muitas Empresas. A origem, para o nosso caso, não importa, mas a frase me chamou bastante a atenção e ficou martelando na minha cabeça por três razões:

1 – Me vem à cabeça os versos de Fernando Pessoa que tão bem retrata a busca de novos horizontes, o espírito empreendedor e os caminhos para a criação de uma obra, seja ela de que tipo for, que transcrevo para enriquecer este texto com uma visão, digamos, poética da determinação de sonhar novos mundos, novas realidades, novos empreendimentos...

"Deus quer, o homem sonha, a obra nasce.
Deus quis que a terra fosse toda uma,
Que o mar unisse, já não separasse.
Sagrou-te, e foste desvendando a espuma,

E a orla branca foi de ilha em continente,
Clareou, correndo, até ao fim do mundo,
E viu-se a terra inteira, de repente,
Surgir, redonda, do azul profundo."

2 – Independente da questão religiosa, do significado da palavra Deus, lembro-me da palavra ‘Entusiasmo’ tantas vezes aplicada em nossos Work Shops, como parte da Palestra “O Poder do Entusiasmo” que utilizamos para despertar (não tenho simpatia pelo termo motivar) os participantes de nossos Eventos de Capacitação, para o que determina suas ações e atitudes no decorrer de cada dia de suas vidas.

"A palavra entusiasmo vem do grego entheos, que significa “estar repleto de Deus”. E uma das maneiras de saber se você tem Deus dentro de si, e sentir-se com energia e paixão para realizar aquilo que deseja."

Neste sentido, o Deus que “realiza” é o Deus que está dentro de nós, ou Deus realiza através de nós, ou, ainda, nós realizamos inspirados por Deus. Pensando assim, podemos, parafraseando Descartes, reduzir a frase título para: “sonho, logo realizo.” Finalmente, sonhar é a base para qualquer realização, uma vez que, pelo próprio significado da palavra, Entusiasmo é Ação.

Seria estranho não mencionar a frase que dá "suporte lógico" a toda esta argumentação; A frase que martela em contraponto com a frase título e coexiste, já que em essência a dualidade não existe: "Somos o que pensamos (sonhamos), com nossos pensamentos (sonhos) construímos nosso mundo." [Buda]

3 – Por último algumas perguntas: Que Sonho? Todos na Empresa conhecem este sonho? Todos introjetaram este sonho?

De imediato, me vem a lembrança de Walt Disney que imortalizou a frase: “Você pode sonhar, criar, desenhar e construir o lugar mais maravilhoso do mundo... Mas é necessário ter pessoas para transformar seu sonho em realidade.”

Transformar um sonho em uma missão e fazer com que esta missão seja incorporada na rotina de um empreendimento, por todos que, de alguma forma, contribuem com este empreendimento, vai muito mais além de um mero Planejamento Estratégico, requer a presença de uma Liderança.

Uma Liderança, que no contexto dos sonhos, nos remete a Martin Luther King e às suas palavras: “Eu tenho um Sonho.” Uma Liderança que transforme Sonho em Missão e ofereça uma Visão de Futuro aos seus liderados.

Deepak Chopra, guru espiritual, diz que o “fundamental na verdadeira liderança é entender as necessidades das pessoas e saber responder a cada uma delas”.

Em qualquer grupo humano, os indivíduos se exprimem com base em dois temas básicos: - necessidades e respostas. Sempre necessitamos de algo, do mais primário e material, até o amor, auto-estima e significado espiritual para a nossa vida. Há sempre uma resposta ou “re-ação” para satisfazer estas necessidades, que envolvem, desde a disputa, até uma descoberta criativa ou inspiração divina.

“Juntar as necessidades às respostas é a coisa mais poderosa que um líder pode fazer”, segundo Deepak Chopra. Foi isto exatamente que fez Martin Luther King:  deu resposta a uma necessidade do povo de auto-estima e significado – ele deu Visão de Futuro.

Antes de finalizar, resumimos o pressuposto do Marketing 3.0 que norteia nossas ações de Consultoria e Desenvolvimento Humano na seguinte fórmula:


Homem (que sonha) = Corpo (Necessidades) + Mente (Comportamento) + Espírito (Valores)

Assim, desvinculando a questão religiosa da frase título, concluímos, utilizando as palavras de Roberto Shinyashiki: 

“Tudo o que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado.”

Vital Sousa
integrum Consultoria

Os Mais Lidos Da Semana!

Rally M+is - Transnordestina

O Rally
O Rally M+is em sua IV Edição – Rally M+is – Transnordestina – estará focando suas expertises no Varejo Alimentar: origem da proposta de trabalho da integrum Consultoria. Suas atividades estarão focadas no desenvolvimento / ampliação do relacionamento dentro da Cadeia de Suprimento e Qualificação de Operadores e Varejistas.
O que eu ganho com isso?
De início, a resposta à pergunta que, acreditamos, surgirá no momento inicial de nossa apresentação: do Consumidor à Indústria, os Benefícios Sistêmicos da maior Interação da Cadeia de Suprimento do Varejo Alimentar.
- Consumidores: MELHOR Atendimento, Preço, Qualidade, Variedade e Conforto; - Varejistas: MAIS Qualificação, Vendas, Gestão e Rentabilidade; - Transportadoras: MAIS Embarques, Precisão, Rapidez, Pontualidade e Eficiência; - Distribuidores: MAIS Mix, Giro, Clientes, Rentabilidade e Liquidez; - Indústrias: MAIS Vendas, Previsibilidade e Rentabilidade!
O Roteiro
O Percurso do Rally M+is – Transnordestina é um retorno às origens: queremos…

10 Perguntas Demolidoras (AP-InCo)

Ter uma Excelente ideia não basta. É preciso saber vender o seu peixe, a qualquer momento que seja preciso. Todo Empreendedor tem a obrigação de conhecer o seu Negócio nos mínimos detalhes. Isso é importante para Vender a ideia e para a gestão do negócio. Todo Empreendedor tem a obrigação de responder, e responder certo, estas 10 perguntas sobreo seu Negócio.
A Young Entrepreneur Council fez uma lista com 10 questões que todos os investidores querem saber do dono de um negócio.
Encarar um grupo de investidores é uma tarefa que exige muita preparação do empreendedor. Se ele quiser conquistar aquele aporte ou investimento para sua startup ou empresa, terá de responder com segurança a todas as dúvidas de seus inquisidores.
Não são perguntas fáceis. Qualquer deslize na explicação do negócio ou desconhecimento de algum detalhe da operação pode custar o tão sonhado capital. Para ajudar os empresários nesse momento de tensão, os diretores do Young Entrepreneur Council, uma associação mundial de…

De Volta ao Futuro! (AP II)

O Reveillon é um momento de luzes e cores: o branco da paz; o amarelo da prosperidade; o azul da harmonia; o verde da saúde; o laranja da vitalidade - esta deveria ser  a minha cor favorita; o vermelho da paixão... Um verdadeiro arco-íris de desejos e felicitações para um ano que se inicia, iluminado pelas luzes dos fogos de artifício e ao som do hit do dia: Vai Malandra!
No meio dessas "ondas" uma foto em preto e branco grita aos quatro ventos e aos quatro cantos da world wide web. Através de um post transversal nas redes sociais, alguém publica uma foto do fotógrafo Lucas Landau, que me conecta, imediatamente, com os versos de um hai kai...
"Pinto meu rosto Para me ver exposto, Sonhar em cores."
... Que, para mim, traduzem o "grito" do menino à beira mar com os olhos refletindo os fogos de artifício. Meu primeiro ímpeto é perguntar, como se ele me escutasse, "Você tem fome de que?"; "Você tem sede de que?" Porque você dá as costas à todas…