Pular para o conteúdo principal

"O Homem Sonha, Deus Realiza"


"Quando uma criatura humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda a força de sua alma, todo o universo conspira a seu favor." [Johann Goethe]


Nossa primeira postagem no Blog Varejão, não poderia versar sobre outro tema que não fosse sobre nossa capacidade de SONHAR!!!

Visitando os Pontos de Vendas de uma Empresa, para iniciar uma Consultoria, me deparo com a frase título, desta postagem, pintada no tanque de uma moto de entregas. A princípio fiquei procurando as indicações de origem bíblica – livro, capítulo, versículo... Depois me dei conta de que se trata de uma das tantas frases motivacionais que se espalham de forma viral em placas, para-choques de caminhões, vidros de carros, banners e faixas de comunicação de muitas Empresas. A origem, para o nosso caso, não importa, mas a frase me chamou bastante a atenção e ficou martelando na minha cabeça por três razões:

1 – Me vem à cabeça os versos de Fernando Pessoa que tão bem retrata a busca de novos horizontes, o espírito empreendedor e os caminhos para a criação de uma obra, seja ela de que tipo for, que transcrevo para enriquecer este texto com uma visão, digamos, poética da determinação de sonhar novos mundos, novas realidades, novos empreendimentos...

"Deus quer, o homem sonha, a obra nasce.
Deus quis que a terra fosse toda uma,
Que o mar unisse, já não separasse.
Sagrou-te, e foste desvendando a espuma,

E a orla branca foi de ilha em continente,
Clareou, correndo, até ao fim do mundo,
E viu-se a terra inteira, de repente,
Surgir, redonda, do azul profundo."

2 – Independente da questão religiosa, do significado da palavra Deus, lembro-me da palavra ‘Entusiasmo’ tantas vezes aplicada em nossas Oficinas, como parte da Palestra “O Poder do Entusiasmo” que utilizamos para despertar (não tenho simpatia pelo termo 'motivar') os participantes de nossos Eventos de Qualificação, para o que determina suas ações e atitudes no decorrer de cada dia de suas vidas.

"A palavra entusiasmo vem do grego entheos, que significa “estar repleto de Deus”. E uma das maneiras de saber se você tem Deus dentro de si, e sentir-se com energia e paixão para realizar aquilo que deseja."

Neste sentido, o Deus que “realiza” é o Deus que está dentro de nós, ou Deus realiza através de nós, ou, ainda, nós realizamos inspirados por Deus. Pensando assim, podemos, parafraseando Descartes, reduzir a frase título para: “sonho, logo realizo.” Finalmente, sonhar é a base para qualquer realização, uma vez que, pelo próprio significado da palavra, Entusiasmo é Ação.

Seria estranho não mencionar a frase que dá "suporte lógico" a toda esta argumentação; A frase que martela em contraponto com a frase título e coexiste, já que em essência a dualidade não existe: "Somos o que pensamos (sonhamos), com nossos pensamentos (sonhos) construímos nosso mundo." [Buda]

3 – Por último algumas perguntas: Que Sonho? Todos na Empresa conhecem este sonho? Todos introjetaram este sonho?

De imediato, me vem a lembrança de Walt Disney que imortalizou a frase: “Você pode sonhar, criar, desenhar e construir o lugar mais maravilhoso do mundo... Mas é necessário ter pessoas para transformar seu sonho em realidade.”

Transformar um sonho em uma missão e fazer com que esta missão seja incorporada na rotina de um empreendimento, por todos que, de alguma forma, contribuem com este empreendimento, vai muito mais além de um mero Planejamento Estratégico, requer a presença de uma Liderança.

Uma Liderança, que no contexto dos sonhos, nos remete a Martin Luther King e às suas palavras: “Eu tenho um Sonho.” Uma Liderança que transforme Sonho em Missão e ofereça uma Visão de Futuro aos seus liderados.

Deepak Chopra, guru espiritual, diz que o “fundamental na verdadeira liderança é entender as necessidades das pessoas e saber responder a cada uma delas”.

Em qualquer grupo humano, os indivíduos se exprimem com base em dois temas básicos: - necessidades e respostas. Sempre necessitamos de algo, do mais primário e material, até o amor, auto-estima e significado espiritual para a nossa vida. Há sempre uma resposta ou “re-ação” para satisfazer estas necessidades, que envolvem, desde a disputa, até uma descoberta criativa ou inspiração divina.

“Juntar as necessidades às respostas é a coisa mais poderosa que um líder pode fazer”, segundo Deepak Chopra. Foi isto exatamente que fez Martin Luther King:  deu resposta a uma necessidade do povo de autoestima e significado – ele deu Visão de Futuro.

Antes de finalizar, resumimos o pressuposto do Marketing 3.0 que norteia nossas ações de Consultoria e Desenvolvimento Humano na seguinte fórmula:

Homem (que sonha) = Corpo (Necessidades) + Mente (Comportamento) + Espírito (Valores)

Assim, desvinculando a questão religiosa da frase título, concluímos, utilizando as palavras de Roberto Shinyashiki: 

“Tudo o que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado.”


Vital Sousa
Consultor de Negócios
VTL Marketing

Comentários

Os Mais Lidos Da Semana!

PROCURA-SE: Consultor de Varejo

CONSULTOR DE VAREJO (CNPJ / MEI)  Para compor Equipe de Plataforma Omnicanal de Desenvolvimento Humano Organizacional , buscamos profissionais com Graduação em Administração e/ou Marketing com desejável Especialização em Finanças e Controladoria e/ou Gestão de Pessoas; COM ou SEM Experiência em Operação de Loja, mas com necessária experiência como Facilitador de Treinamentos Operacionais e Gerenciais.  O Profissional deverá compor o Quadro de Consultores da VTL Marketing, sendo co-responsável pelo desenvolvimento dos Treinamentos e Cosultorias na sua área de atuação.  Oferecemos Excelente Ambiente de Trabalho + Honorários + Comissões + Participação nos Lucros.  Perfil Empreendedor; Fã / Praticante de Rally; Espírito de Aventura e Disponibilidade para viagens de média (meses) duração no Norte / Nordeste são diferenciais que completam o Perfil dos Profissionais que buscamos.  Interessados deverão enviar Currículo para vtlmarketing4.0@gmail.com e destacar no assunto a área de a

Rally M+is - TransNordestina

Rally M+is -  TransNordestina (Suape, PE - Pecém, CE) "O Rally da TransformAÇÃO" Apresentação / Propósito: O Rally M+is em sua IV Edição – Rally M+is – TransNordestina – estará focando suas expertises no Varejo Alimentar: origem da proposta de trabalho da VTL Marketing . Suas atividades estarão focadas no desenvolvimento e/ou ampliação do relacionamento dentro da Cadeia de Suprimento, além da Qualificação de Empreendedores e Operadores e Varejistas para enfrentar a R-Evolução 4.0 ; para trabalhar com foco na nova realidade do Varejo e do Novo Consumidor Omnicanal. O que eu ganho com isso? - Consumidores: MELHOR Atendimento, Preço, Qualidade, Variedade e Conforto; - Varejistas: MAIS Qualificação, Vendas, Gestão e Rentabilidade; - Transportadoras : MAIS Embarques, Precisão, Rapidez, Pontualidade e Eficiência; - Distribuidores: MAIS Mix, Giro, Clientes, Rentabilidade e Liquidez; - Indústrias: MAIS Vendas, Previsibilidade e Rentabilidade! O Roteiro: Neste mom

FALA Varejista! PodCast.Sem35 - "Consistência"

FALA Varejista!  “A Consistência é superestimada: os dispersos herdarão a terra... Quem viver verá.”  Falar de Consistência me faz lembrar um pudim: uma delícia e uma excelente analogia para tratar deste tema...  Nos meios empresariais, a Consistência pode ser definida como um conjunto de resultados que satisfazem as expectativas das organizações em qualquer processo; é a coerência; a firmeza de ponto de vista; a persistência...  Para Empreendedores , principalmente os que empreendem por necessidade e todos que estão diante de uma dificuldade, uma crise, o conceito de Consistência não faz o menor sentido; É neste contexto que digo que a Consistência é superestimada...  Para estes Empreendedores, minha recomendação é que não esperem até alcançar a Consistência para fazer o que deve ser feito. Esperar não leva ninguém a lugar nenhum.  Em momentos de incertezas e necessidade de decisões rápidas, recomendo que Empreendedores e Gestores avaliem suas melhores competências e habilidades