Centenas de quilômetros, cortando 4 Estados da Federação, separam a imagem ao lado: são dois extremos!
1 - Extremos da minha área de atuação como Consumidor / Consultor de Varejo;
2 - Extremos de descaso e falta de Fiscalização das autoridades Competentes e da falta de exigência/denúncia (concorrência desleal) dos estabelecimentos regularmente estabelecidos e dos Consumidores finais.
Imagens como estas, antes de serem extremas pela precariedade das condições de exposição e manuseio dos alimentos, são extremamente comuns nas periferias de grandes centros urbanos e nas Cidades do interior.
1 - Extremos da minha área de atuação como Consumidor / Consultor de Varejo;
2 - Extremos de descaso e falta de Fiscalização das autoridades Competentes e da falta de exigência/denúncia (concorrência desleal) dos estabelecimentos regularmente estabelecidos e dos Consumidores finais.
Imagens como estas, antes de serem extremas pela precariedade das condições de exposição e manuseio dos alimentos, são extremamente comuns nas periferias de grandes centros urbanos e nas Cidades do interior.
Dizem que é uma questão de "Cultura". Para mim é uma questão de Saúde Pública e por que não dizer um Caso de Polícia. Navegando no Twitter encontrei esta interessante nota de esclarecimento, sobre Merchandising, que estou colando abaixo para fazer preâmbulo a uma inquietante constatação sobre o tema. Vamos ler a nota e eu volto depois.
"Merchandising – Depende da cultura de cada lugar.
Muitos
profissionais ainda têm dúvidas sobre o que quer dizer Merchandising. Segue uma
boa definição:
“Merchandising
é qualquer técnica, ação ou material promocional usado no ponto-de-venda que
proporcione informação e melhor visibilidade a produtos, marcas ou serviços,
com o propósito de motivar e influenciar as decisões de compra dos
consumidores”

Para
trabalhar nessa área, um requisito que deverá ser exigido é que a pessoa tenha
senso de estética, antes de ser um profissional se coloque no lugar do
consumidor, esteja sempre atento ao varejo e visitar constantemente lojas que
tenham a ver com sua área.
No
entanto, cada país ou mesmo estado tem sua cultura e seu jeito de encarar isso!
Nos EUA, o merchandising é levado muito a serio e como fator de decisão de
compra.
No
Brasil, essa prática está encaminhando e para isso os profissionais devem estar
atentos às tendências do setor e do mercado, encantando o consumidor e o
cliente com o aumento das vendas." Fonte: http://www.factumerchandising.com.br
Voltando,
para tratar da questão inquietante:
Sempre que
leio algo do gênero desta nota, com a qual concordo em parte, me remeto à minha
infância, no tempo em que se amarrava cachorro com linguiça – dirão alguns. A
constatação inquietante, a que me referi no início, é que a Cultura certamente
interfere na forma de ver e trabalhar Merchandising, mas acredito, piamente,
que devemos, em nome da Excelência no Atendimento ao Cliente, ir contra a
Cultura estabelecida e recriar ou criar uma nova cultura, no que se refere à
exposição de produtos, principalmente, perecíveis.
Retomando a
expressão “amarrar cachorro com linguiça” para contextualizar a forma como, em
nome da Cultura, são expostos produtos perecíveis – carnes e derivados – em
feiras livres, açougues e frigoríficos de cidades do interior e nas periferias
dos grandes centros urbanos. As imagens são calamitosas, um verdadeiro atentado
à saúde publica. Mas nem por isso interfere no “merchandising” dos produtos que
são vendidos livremente.
Isto nos
remete a outro principio de exposição de produtos (merchandising) que diz: não
há forma certa nem forma
errada... a melhor forma é a que vende! Mas não devemos em nome da Cultura, negligenciar a qualidade e a
sanidade do que se oferece aos clientes em qualquer parte do mundo e em
qualquer tempo?
Do tempo em que se amarrava cachorro com linguiça ao tempo em
que o cachorro será um amontoado de chips. A cultura deve ser preservada, desde
que não seja prejudicial aos consumidores. A responsabilidade sobre isso recai
sobre quem está expondo e vendendo o produto.
Vital Sousa
Consultor de Negócios
Consultor de Negócios
VTL Marketing
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